Sorrindo pra vida - 01/07/2013

Amar é a decisão de fazer o bem

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 1 de julho de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em II Coríntios 1, 8-11:
“Irmãos, não queremos que vocês ignorem isto: a tribulação que sofremos na Ásia nos fez sofrer muito, além de nossas forças, a ponto de perdermos a esperança de sobreviver. Sim, nós nos sentíamos como condenados à morte: a nossa confiança já não podia estar apoiada em nós, mas em Deus que ressuscita os mortos. Foi Deus quem nos libertou dessa morte, e dela nos libertará; nele colocamos a esperança de que ainda nos libertará da morte. Para isso, vocês vão colaborar por meio da oração. Desse modo, a graça que obteremos pela intercessão de muitas pessoas provocará a ação de graças de muitos em nosso favor.”

“A sua prece tem o poder de ajudar você e os seus a se livrarem da morte”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Louvado seja Deus por essa Palavra, a qual vem para nos encorajar e nos devolver a alegria! São Paulo pede que tomemos conhecimento do que ele diz, porque ele sabia que também sofreríamos, assim como ele sofreu.

Às vezes, estamos como Paulo: oprimidos acima de nossas forças, a ponto de elas acabarem. Em algumas situações, nós nos sentimos combatidos, pressionados, sem forças físicas e emocionais para lutar.

Por isso, digo que o amor não é um sentimento, mas uma decisão, pois quando todas as forças se esgotam, só o amor consegue nos fazer seguir em frente. Amar é a decisão de fazer o bem àquele que está conosco, é a nossa força quando já não a temos mais.

São Paulo diz que eles perderam a esperança de viver, de tão duro que foi o combate. Quando não somos compreendidos e perseguidos, quando o ambiente se torna sufocante ou ficamos atolados com as preocupações, a sensação que temos é de morte. Muitos de nós já passaram por isso. Mas, mesmo com esse sentimento de angústia, Paulo conseguiu aprender o essencial. Por pior que seja o momento que você está vivendo, Deus tira deles os maiores ensinamentos para nós. É com as situações ruins que você aprende a dar mais valor para sua vida. O apóstolo nos diz que é preciso chegar a esse ponto para aprender a não confiar em si mesmo, mas em Deus que ressuscita os mortos.

Em alguns momentos da nossa vida, a opressão é tão grande que nós temos a oportunidade de crescer na fé. De um simples apoio, a fé passa a ser a nossa dependência de Deus. Quando experimentamos essa dependência, toda a situação ruim muda. Daí, passamos a dar mais valor ao que temos.

Quando você olha para uma pessoa que já passou por situações ruins e viu a morte de perto, você vê que essa pessoa sabe o valor que a vida tem. Ela começa a ter uma nova alegria e até se dedica mais a Deus e aos outros.

Além de dar mais valor para sua vida e dedicar-se mais a ela, a pessoa consegue entender a provação que outro está vivendo. Ela se torna mais misericordiosa, mais sensível à dor do outro. Isso gera, no coração dela, compaixão, empatia. Ela se torna mais amável e, consequentemente, mais amada.

As situações difíceis servem para nos empurrar para frente e para nos dar compaixão pelo sofrimento do outro. Essas opressões que fazem a nossa cabeça ferver nos dão forças, as quais nos levam para cima e nos fazem vencer os sofrimentos, pois é, nessa hora, que aprendemos a mesma coisa que São Paulo: confiar em Deus, perdendo a esperança em nós mesmos.

Você pode até se perguntar: “Mas perder a esperança em mim significa desanimar?” Não. Perder a esperança em si significa descobrir que você é incapaz de se salvar sozinho.

Quando paramos de confiar nas nossas forças e de contar com a nossa vontade própria para confiar em Deus, vemos coisas maravilhosas em nossas vidas. Nessa hora, o Espírito Santo nos lembra de muitas situações do passado das quais Deus nos livrou. Ele nos salvou no passado e continuará a nos salvar no futuro. Essa é a nossa segurança e a nossa força.

A Palavra termina dizendo: “Para isso vocês vão colaborar por meio da oração. Desse modo, a graça que obteremos pela intercessão de muitas pessoas provocará a ação de graças de muitos em nosso favor.”

A sua prece tem o poder de ajudar você e os seus a se livrarem da morte. Que o Senhor possa lhe conceder essa graça. Diante das provações, que você possa confiar em Deus. Ele tem o poder de preservar a vida de quem sofre, mas é preciso confiar n’Ele apesar de tudo.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.