Sorrindo pra vida - 30/10/2012

Alegre-se, Deus parou para lhe escutar!

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 30 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Marcos 10, 46-52.

“Nesse ano da fé, a esperança não pode estar fora das nossas vidas”, afirma Alexandre
Foto: Wesley Almeida

Meus irmãos, essa Palavra é muito importante para esse ano da fé. O Papa vem nos dizer sobre Bartimeu: “Situado naquele ponto estratégico da narração de Marcos, Bartimeu é apresentado como modelo. Ele não é cego de nascença, mas perdeu a vista. É o homem que perdeu a luz e está ciente disso, mas não perdeu a esperança. Sabe agarrar a possibilidade desse encontro com Jesus e confia-se a Ele para ser curado. Na realidade, ouvindo dizer que o Mestre passa pela sua estrada, grita: ‘Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim’, e repete-o vigorosamente. E quando Jesus o chama e lhe pergunta o que quer d’Ele, ele responde: ‘Mestre, que eu veja’. Bartimeu representa o homem, que reconhece o seu mal e grita ao Senhor com a confiança de ser curado.”

Por esse motivo Bartimeu é um modelo, ele é o homem que peregrina, que busca o Senhor com a esperança de ser curado. E, é por esse motivo, que hoje nós gritamos ao Senhor:“Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim.” Nesse ano da fé, a esperança não pode estar fora das nossas vidas. Não podemos perder a esperança.

Jesus saía de Jericó em direção a Jerusalém, para dar a Sua vida por amor à humanidade, e muitos caminhavam com Ele. Mas, no meio do caminho, o Senhor se deparou com Bartimeu, que sabendo que o Profeta passava por ali, não perdeu tempo em clamar a sua cura.

Ele começa a gritar, mas muitos que iam à frente de Jesus chamavam a sua atenção, falando que ele estava incomodando o Senhor e isso é um alerta para todos nós. Muitas pessoas tentam nos desanimar com palavras de derrota, outras nos marcam com atitudes e palavras duras. Nós mesmos, quantas vezes não viramos para o irmão com nosso jeito de ser e amassamos a vida dele deixando marcas. Hoje, muitas pessoas estão achando que são um incômodo para Jesus.

Mas, eu digo a todos vocês: você não é um incômodo para o Senhor. Hoje Ele para na estrada do seu coração para lhe escutar. Bartimeu não parou de gritar, quanto mais mandavam ele se calar, mais ele gritava, e Jesus ouvindo seu clamor, parou para lhe atender.

Hoje é o dia em que o Senhor pára por causa do seu sofrimento. Na Passagem Jesus parou para escutar o que Bartimeu queria, e com a oração mais linda, ele foi direto e disse: “Meu Mestre, que eu veja!” Ele sabia que o Senhor era o único que podia curá-lo, então com muita fé ele pediu e o Senhor respondeu: “Vai, tua fé te salvou.”

Bartimeu não parou nas pessoas que lançaram palavras de derrota. A sua fé foi maior do que tudo. Por isso que você não pode parar, Jesus tem o poder de restaurar tudo em sua vida.

No número 164 do Catecismo da Igreja Católica, vemos que a nossa fé, em qualquer momento poderá e será posta à prova. Por isso, temos que ser como Bartimeu, acreditar mesmo sem enxergar o que está por vir.

Deus quer lhe dar a visão da fé no dia de hoje. Ele fará cair por terra toda cegueira espiritual que impede você de ver que o Senhor passa para lhe dar a vida. Mesmo cego aquele homem percebeu com a escuta que era o filho de Deus que passava pela estrada, daí ele pediu socorro.

Você que até hoje viveu na cegueira, escute os passos do Senhor e da Igreja que O segue. Diga a Ele: “Senhor, só Tu pode me curar dessa cegueira.” Grite pelo socorro de Deus, nesse momento Ele passa na estrada que leva ao seu coração.

Vejam que depois de ter curado Bartimeu, Jesus não pediu que ele ficasse, pelo contrário, o mandou seguir de volta para sua vida. Mas, Bartimeu não O obedece, ele volta a enxergar e segue Jesus pelo caminho. É por isso que ele é um modelo de fé para todos.

Hoje o Senhor lhe dá a visão da fé, para que você escolha viver a sua vida ou segui-Lo. Escolha seguir Jesus com alegria.

“Senhor, nós queremos Lhe pedir para enxergarmos com os olhos da fé as maravilhas que Deus faz nas nossas vidas. Nós O louvamos por ter tirado da nossa vida todas as pessoas que deixaram marcas negativas.”

A Igreja diz a você nesse momento: “Levanta-te, o Senhor te chama a seguir por esse caminho. Levanta dessa ruína e dessa enfermidade, o Senhor está passando pela estrada do teu coração e Ele te chama!” Siga alegre em direção a Deus.

Com o coração agradecido, quero terminar rezando uma oração de São Clemente de Alexandria, que o Papa citou: “Até agora, errei na esperança de encontrar Deus, mas porque Vós me iluminais, ó Senhor, encontro Deus por meio de Vós e de Vós recebo o Pai. Torno-me herdeiro Convosco, porque não Vos envergonhastes de me ter por irmão. Cancelemos, portanto, o esquecimento da verdade, a ignorância e removendo as trevas que nos impedem de ver, como a névoa nos olhos, contemplemos o verdadeiro Deus, já que sobre nós, sepultados nas trevas e prisioneiros da sombra da morte, brilhou uma luz do céu. Uma luz mais pura que o sol e mais doce que a vida nessa terra.”

A luz de Deus ilumina você no dia de hoje. Alegre-se, porque agora você não vive mais na cegueira.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.