Sorrindo pra vida - 05/03/2013

Abandone-se em Deus

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 5 de março de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Êxodo 3,1-12.

“O Senhor lhe fez para ser a presença do Deus vivo diante desse povo que sofre”, afirma Alexandre.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Meus irmãos, essa Palavra é maravilhosa e foi a primeira leitura do 3º domingo da Quaresma. Na tradução litúrgica da Missa, Deus diz: “Sim, eu conheço os seus sofrimentos.”

Aqui, vemos Moisés, um pastor de ovelhas que levava o rebanho de seu sogro pelo deserto até chegar à montanha santa. Ali, ele se depara com a cena da sarça em chamas, a qual não se consumia. Vendo aquilo, ele se aproxima para admirar a visão; nessa atitude, vemos o primeiro sentido da conversão.

Moisés é o senhor de si e dono da própria vontade, e é ele quem toma a decisão de aproximar-se da sarça em chamas. Mas logo acontece uma mudança de cenário. Assim que ele se aproxima, Deus fala: “Moisés, Moisés! Não se aproxime. Tire as sandálias dos pés, porque o lugar onde você está pisando é sagrado.” É Deus quem passa a tomar o controle da situação. No momento em que Moisés tem o encontro pessoal com o Senhor, ele começa a entender que é por iniciativa do Pai que ele está ali.

Na nossa vida, podemos até falar que tivemos um encontro pessoal com Deus por meio de uma Missa, um grupo de oração, mas temos de entender que é por vontade do Senhor que essa conversão acontece, é Ele quem tem o controle de tudo.

Moisés, então, entende que, a partir dali, ele ia viver eternamente em Deus, segundo o querer do Pai. É como se o Senhor dissesse: “Tire as sandálias dos pés, você não pode se aproximar de qualquer jeito. Eu sou o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e de Jacó”.

Diante disso, Moisés cobre seu rosto, porque temia olhar para Deus. Agora, ele era conduzido pelo Pai e, diante dessa situação, coube a ele viver o santo temor. Não era sentir medo de Deus, mas se entregar para Ele.

O Senhor ainda diz a ele que conhece o sofrimento de todo Seu povo; a partir daí, Moisés compreende que o seu chamado não era para si, mas para o povo de Deus. Ele enviaria Moisés ao Egito para aliviar o sofrimento do povo.

Agora, você entende qual é o seu chamado como pai, como dona de casa, como jovem? Naquilo que você está vivendo, saiba que o seu chamado não é para você mesmo, é para os outros. Você é chamado a aliviar o sofrimento das pessoas com seu sorriso, sua alegria.

Deus, então, manda Moisés ir ao Faraó, e ele diz: “Quem sou eu para ir até o Faraó e tirar os filhos de Israel lá do Egito?” E Deus responde: “Eu estou com você, e este é o sinal de que eu o envio: quando você tirar o povo do Egito, vocês vão servir a Deus nesta montanha.”

É a conversão. Agora, Moisés não serve mais ao seu sogro, mas a Deus. A quem você tem servido? Questione-se. Servir ao Senhor vai além de trabalhar na Igreja ou em um grupo de oração. Servir a Deus é viver a Sua vida e estar na Sua casa. Deus chamou Moisés e disse: “Você vai me servir, aqui, nesta montanha. Vai viver na casa do Pai e seguir as Suas vontades”. Não basta dizer que você era um pecador e agora se converteu, tem de fazer mais, tem de largar toda essa treva para viver a vida de Deus, no ritmo d’Ele. Isso não é fácil.

Deus enviou Moisés para tocar no sofrimento do povo diariamente. Ele precisa de homens e mulheres que fiquem ao seu lado para tocar no sofrimento do povo todos os dias. Você está disposto?

É dessa forma que você faz a belíssima experiência de entender que o Senhor o chama para estar com Ele na montanha. E como é bom fazer essa experiência com o Deus vivo! Neste tempo de oração, você pode fazer essa experiência.

Talvez, o encardido esteja dizendo a você que o Senhor o abandonou e você começa até a acreditar, mas veja a experiência que Moisés faz com Deus, Aquele que ama e preocupa-se com Seu povo. O Senhor lhe fez para ser a presença divina viva diante desse povo que sofre. Que, hoje, você possa proclamar que Deus existe e ama a todos.

Para que Ele seja a sua alegria, você precisa abandonar-se n’Ele. Diante de todo sofrimento que você traz, hoje, no coração, faça essa experiência. Deus é a sua alegria, abandone-se n’Ele.

Que o seu querer seja o querer do Pai. Vou terminar com uma oração de abandono de Santo Anselmo, já pedindo que você entregue as rédeas da sua vida para o Senhor, para poder experimentar o Deus que é sua alegria: “Ensinai-me a Vos procurar e mostrai-Vos quando Vos procuro, pois não posso Vos procurar se não me ensinais, nem encontrar-Vos se não Vos mostrais. Que desejando, eu Vos procure; procurando, Vos deseje; amando, eu Vos encontre e encontrando, ame-Vos.” Amém.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.