Sorrindo pra Vida 17/08/2010

A vitória é sempre possível para quem luta

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 17 de agosto de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Salmo 27,1-6.

Ana Paula Guimarães e Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

A vitória é sempre possível para quem luta! Se queremos vencer na vida, temos de arrumar forças para lutar. E pode ser que você esteja pensando nisso e chegou à conclusão de que está esgotado, sem forças para isso [lutar]. Você precisa lutar e não pode desistir de sua vida. Existe um lugar onde nós podemos buscar essa força. Não falta a graça para quem a busca, mas para buscar essa força em Deus, não podemos ter medo de lutar por aquilo que acreditamos.

Por isso esta oração começa assim: “O Senhor é minha luz e salvação […]”, porque Davi estava lutando contra o medo. É claro que ele tinha medo e todos nós também o temos. E precisamos dizer para nós mesmos: “O Senhor é a minha luz e salvação!” Por essa razão, Jesus dizia constantemente àqueles que O buscavam: “Não tenhas medo!” Acredite e você verá. “Creia e tua filha viverá”. “Vai porque a tua fé te salvou”. O que Nosso Senhor nos ensina com essas palavras é que não podemos viver em função do temor.

Uma coisa é você ter um sentimento; outra, é viver em função desse sentimento. O medo não é pecado, pecado é nós vivermos em função dele, pois esse sentimento nos impede de amar, de ser felizes, de fazer o bem, de ajudar os que estão sofrendo, temendo que a situação se vire contra nós. Não vivemos em função do medo, não porque não haja perigo neste mundo, mas porque é o Senhor quem defende a nossa vida. É Ele quem nos defende todos os dias.

Os males podem até investir contra nós, mas existe uma mão a nos proteger. Viver é arriscado, quem vive corre o risco errar, de perder, de ser humilhado, e as pessoas podem até assistir as nossas lutas e achar uma comédia quando fracassamos; esse é o risco que corremos. Mas nós vivemos os desafios da vida com confiança.

Nós acreditamos no bem e esperamos de Deus sempre coisas boas. Nós acreditamos no amor até o fim, em nosso coração só pode haver espaço para o amor. Habitam outros sentimentos em nosso coração além do amor? Coisas que não prestam? Sim, existem, mas nós lutamos para arrancá-las de nosso interior. Porque é o amor que nos guia e a Divina Providência, que é o amor de Deus por nós, nos guia em todas situações dolorosas pelas quais passamos. Quando sabemos disso avançamos.

Muitas vezes, se abate à nossa volta uma calamidade, mas em meio às tribulações não perdemos a alegria, não porque sejamos masoquistas ou loucos, mas porque a vida é muito curta para nos prendermos somente às coisas difíceis. Não faça isso com você! Deixe o passado passar e a alegria acampar em seu coração.

Quando estamos em meio a perseguições mantemos o nosso coração alegre, porque nem mesmo as tribulações podem tirar a nossa alegria, porque sabemos que é Deus quem defende a nossa vida. Quando sabemos disso, então, somos felizes.

Devemos cuidar para que a dureza das provas não nos roube nossa confiança nem apague a nossa alegria. Porque, na hora da provação, corremos o risco de endurecer o coração por conta das decepções e até mesmo nos revoltar contra Deus.

Nós somos alegres porque confiamos em Deus! Ajudamos a construir o nosso futuro, mas ele não está em nossas mãos; este não escapa das mãos de Deus e quando acreditamos no cuidado que o Senhor tem por nós, então somos felizes por aprendemos a confiar no Senhor e a nos apoiar n’Ele. Dessa forma, o socorro vem na hora certa e na medida certa. Precisamos de força para resolver os problemas, sabedoria para amar e entrar no coração das pessoas e fazer bem a elas.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Célia Grego

.: Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivo móvel

Confira outros programas Sorrindo pra Vida

Eto evangeliza através do twitter.com/etoCN

.: Conheça o Blog do Padre Roger Luis

.: Conheça o livro do Padre Roger Luis: ‘Clamando por milagres’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto

.:Revista Canção Nova de agosto de 2010