Sorrindo pra Vida - 24/01/2011

A vida é uma constante escolha entre o bem e o mal

Mensagem de Ricardo Sá no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 24 de janeiro de 2011.

Ouça:

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra que vamos meditar hoje, mais uma vez, está em Isaías 30, 21b: “O caminho é este; é por aqui que deveis ir”.

Ricardo Sá ensina as sete dicas para o caminho de santidade
Foto: Wesley Almeida/CN

Eu retomo essa passagem para reforçar a você que nossa vida é um caminho constante. Afinal de contas, o que é a vida? É uma contínua escolha entre o bem e o mal. O céu não é o lugar para onde eu vou quando morrer, mas sim, o lugar no qual estou caminhando desde aqui da terra.

Esse versículo nos provoca para saber se, realmente, encontramos o caminho do Senhor. Algumas vezes, nós queremos ter o caminho do irmão, mas precisamos assumir o nosso caminho. Na última vez em que estive aqui [no “Sorrindo pra vida”] falei sobre algumas dicas de como seguir um caminho de santidade. São sete dicas, vimos cinco. Vamos relembrar e ver as duas que faltaram:

1) A decisão é sua, ninguém decide ser santo por você!

É uma decisão tomada na dificuldade. Ela precisa ser treinada dentro de você de maneira que sua mentalidade fique marcada, fique selada por esse direito que todos nós temos de escolher o caminho. Você pode decidir perdoar, pode decidir ajudar seu marido no alcoolismo, pode decidir fazer aquele bolo que faz alguém feliz… Quem decide é você!

2) Conheça o que Deus diz sobre você!

Nós escutamos tantas coisas a nosso respeito, algumas boas e outras nem tanto. Vivemos rodeados daquilo que as pessoas pensam sobre nós. É com Deus que você tem de falar, experimente ir até a capela, olhar nos olhos de Jesus e perguntar a Ele quem é você.

3) Considere tudo uma oportunidade para amar a Deus e as pessoas

Nós precisamos praticar essa verdade para ser felizes! Se você pode amar, mesmo diante das dificuldades, por que ficar chateado? Por que virar a cara? Por que chorar? Lembre-se: é tudo uma questão de escolha!

4) Considere a brevidade do tempo!

Não existe outro tempo, a não ser o dia de hoje! Viva bem esse momento, porque ele não vai voltar. Se você considera o tempo breve, aprende a disciplinar a sua vida. E disciplina é fazer o que tem de ser feito.

5) Considere as fraquezas para estar mais perto do Senhor

Aproveite suas limitações para se aproximar do Pai. Isso significa que, se suas fraquezas forem imensas, você pode aproveitá-las para dobrar os joelhos na frente do Senhor e pedir ajuda.

6) Mantenha em silêncio o seu coração!

Aqui eu falo da ansiedade, da agitação do dia a dia. Vivemos em um mundo que nos convida todos os dias ao tumulto, ao barulho. A oração é a melhor forma de manter o nosso coração em silêncio.

7) Creia que Deus tem Sua vontade sobre tudo em sua vida!

É preciso treinar o coração e o ouvido para ouvir a vontade de Deus. O Pai tem Sua vontade sobre tudo. Madre Teresa de Calcutá já dizia: “Todas as vezes em que você tiver dúvida sobre a vontade de Deus, escolha a mais difícil”. Esse é o caminho da cruz que precisamos seguir! Por quê? Porque escolhendo o mais difícil vamos nos assemelhar, cada vez mais, com o Senhor – que Se entregou à morte para lhe dar vida.

Peça ao Senhor, hoje, a graça da docilidade para compreender e começar a trilhar esse caminho.

Ricardo Sá
Missionário da Comunidade Canção Nova

Assista a primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no Youtube

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Blog do Ricardo Sá

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Leia a revista Canção Nova de dezembro de 2010