Sorrindo pra Vida - 01/12/2011

A vida é preciosa para desperdiçá-la com intrigas

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 1º de dezembro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Eclesiástico 28, 1-9.

“Só os fortes podem perdoar”, afirma Márcio
Foto: Maria Andrea

Muitas vezes, nós precisamos que um amigo nos fale o que necessitamos ouvir. Amigo verdadeiro não é aquele que fala o que queremos ouvir, mas o que vai nos fazer bem. A Palavra de Deus é essa amiga verdadeira, que nos fala o que muitas pessoas não têm a coragem de nos dizer, porque o Senhor está sempre interessado na nossa felicidade.

A Palavra de Deus nos ensina hoje que devemos procurar dominar a ira e o furor, porque se não limitarmos esses sentimentos correremos o risco de envenenar nosso coração e os relacionamentos. Estamos nos aproximando do Natal e, se quisermos preparar nosso coração para acolher Jesus, precisaremos fazê-lo passo a passo.

Deus também nos fala que quem quer se vingar, encontrará a vingança do Senhor. A vingança do Senhor é diferente da [vingança] que entendemos e cometemos contra alguém, a qual entrega o pecador às suas decisões. É como se tentássemos tirar alguém do caminho errado, por exemplo, mas como a pessoa insiste em permanecer nele, então a deixamos livre para experimentar as consequências de seus atos.

Podemos pensar que é injusto Deus se vingar de quem se vinga e pedir severas contas dos pecados cometidos, mas Jesus nos ensina que somos nós quem damos a medida. A medida com que medimos, seremos medidos, porque nós medimos os outros por nós e quem vai nos julgar no último dia é a nossa consciência.

Se damos a medida, então podemos escolher qual será a medida a ser usada conosco. Se quisermos ser medidos e julgados com misericórdia, deveremos usar dessa virtude para com o próximo. Devemos reconhecer nossas fraquezas, pois assim poderemos reconhecer a fraqueza do próximo e nos compadecer dele.

Se alguém ofendê-lo, apenas reze para não ser gerada uma inimizade e peça a ajuda de outras pessoas para restabelecer a paz entre vocês. É muito triste ter um inimigo, mil amigos são poucos se tivermos um inimigo. Precisamos buscar a paz com todos, essa é a ordem de Deus para nós, portanto, é nossa obrigação viver em paz porque pertencemos ao Príncipe da Paz: Jesus Cristo.

A vida é preciosa para desperdiçá-la com inimizades e intrigas. A pessoa que guarda ressentimentos se envenena, por isso a Palavra de Deus nos dá três antídotos para retirar os venenos que há no nosso coração: 1º- deixar de odiar; 2º- não guardar rancor e 3º- não levar em conta a falta alheia. Esses antídotos vão deixar nossa vida mais leve e seremos libertos.

Só os fortes podem perdoar. Perdoe e você vai receber perdão e será liberto e libertará o próximo também.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone