Sorrindo pra Vida - 26/07/2012

A simplicidade de coração conduz as pessoas para junto de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 26 de julho de 2012

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Atos dos Apóstolos 2,42-47.

“Aquele que quer ser feliz precisa aprender a viver as pequenas coisas da vida”, diz Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Hoje, vamos refletir sobre a santidade, este caminho tão belo que nos leva à felicidade. A primeira certeza que precisamos ter é que ninguém é santo sozinho, a santidade é uma construção que acontece no relacionamento com as pessoas, por isso somos chamados a fazer o bem aos outros.

Muitas vezes, buscamos a estima das pessoas, mas o que as leva a serem estimadas? O que levou os apóstolos a serem queridos até mesmo por aqueles que não acreditavam no Senhor?

A resposta está nesta Palavra: eram respeitados em virtude da vida que eles tinham. Ora, não eram estimados por aquilos que falavam, mas sim por aquilo que viviam, porque tinham uma vida de santidade, perseveravam na escuta da Palavra, na comunhão, buscava em tudo a união das pessoas, mas jamais a discórdia. Ninguém guardava para si benefícios pessoais, mas colocavam tudo em comum.

Todos os que olhavam para os cristão reconheciam algo que o Espírito Santo havia dado a eles: simplicidade. Quem não é simples é incapaz de dividir com os outros o que tem. O justo sabe repartir, doa-se aos outros, dedica-se àqueles que mais precisam. A simplicidade de coração conduz as pessoas para junto de Deus. Aqueles que O encontraram aprenderam a felicidade nas pequenas coisas.

Fazer alguém feliz é dizer uma palavra de ânimo, de encorajamento àquele que ama, é poder tomar café da manhã com a pessoa amada, visitar um amigo, abraçar o filho. Enfim, aquele que quer ser feliz precisa aprender a viver as pequenas coisas da vida.

Esta pobreza evangeliza, esta liberdade faz com que nos doemos inteiramente a Deus e aos outros, pois é o que dá alegria ao coração. Por isso precisamos romper com tudo o que não nos leva para Deus e colocarmos os bens em seus devidos lugares. Devemos ser livres diante dos bens para que sejamos felizes e santos.

Para a Palavra do Senhor o homem forte é aquele que domina a si mesmo. Ser um homem rico é ser feliz com o que se tem. Há, por aí, pessoas que possuem muitas coisas, mas “pobres”, “tristes” não sabem ser livres diante das coisas que têm. Devemos ser livres, não mais vivendo para nós, mas para Deus, pois, quando nos libertamos dos prazeres deste mundo, alcançamos a verdadeira alegria.

A realização da nossa vontade, dos nossos desejos não é o caminho para a felicidade, pelo contrário, ela é encontrada na liberdade em Deus. Quem se torna capaz de se dominar, será ainda mais capaz de servir a Deus e aquele que o Senhor colocou em seu lado.

Os primeiros cristãos descobriram que a alegria acontecia no querer, em primeiro lugar, da vontade de Deus. Assim, partilhando tudo o que possuíam, eram felizes, perseverantes e bem unidos.

Estes homens, no momento que se encontraram com o Senhor, passaram a ter um coração simples e livres, por isso eram felizes e estimados.

Peçamos ao Deus a sabedoria dos primeiros cristãos, a sabedoria de Salomão. Supliquemos a Ele um coração simples para que possamos fazer a vontade do Senhor.

“Jesus, liberta o nosso coração, abre nossos olhos para ver Tua vontade, para enxergarmos tudo o que já nos proveu. Vivamos, assim, felizes, alegres. Faz-nos cheios do dom do Teu Espírito, Pai.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ricardo Gaiotti

Assista a uma parte do programa:

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.