Sorrindo pra Vida - 13/12/2011

A sadia convivência nos afasta das armadilhas do inimigo

Mensagem de Alexandre Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 13 de dezembro de 2011.

Ouça:

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Êxodo 33, 1-11

“O SENHOR falava com Moisés face a face, como alguém que fala com seu amigo”, recorda Alexandre.
Foto: Maria Andrea

A passagem bíblica hoje é muito importante para nós, pois retrata a divisão que Moises fez entre as coisas divinas e as profanas. O capítulo anterior fala sobre a confecção de um bezerro de ouro pelo povo escolhido, para ser venerado durante a ausência de Moisés.

Moisés estava com Deus no Monte Sinai, quando o Senhor lhe deu as tábuas com os Dez Mandamentos. Este era um sinal da aliança de Deus com o Seu povo eleito. Mas quando esse profeta desce da montanha encontra o povo venerando esse bezerro, e o Senhor afirma que eles estavam cometendo um erro e que não iria mais caminhar à frente do Seu povo. Nesse momento, o profeta quebra as tábuas da Lei e todo o povo fica triste e inseguro.

Diante do que tinham feito, Moisés toma uma atitude como intercessor. Ele se distancia do acampamento e monta a tenda do encontro com o Senhor longe deles, dessa forma, ele separou o divino do que era profano. Então pôs-se a conversar com Deus, e uma nuvem se aproxima da tenda e as pessoas voltam a ser adoradoras, reverenciando-se diante do único e verdadeiro Deus.

O Senhor falava com Moisés face a face, como um amigo fala com o outro que está à sua frente. E essa é a mensagem de Deus para nós: devemos nos entreter e dialogar face a face com Ele, e a verdadeira adoração ao único Senhor será suscitada no nosso coração.

A palavra “entretenimento” tem o sentido de puxar algo para nosso interior, é um convite à interioridade. Com a ajuda desse profeta aprendemos a fazer o sadio entretenimento com o Senhor. Quando nos entretemos com Deus, Ele também se entretém conosco e mergulha no nosso coração.

Muitas vezes, nós sofremos porque não sabemos ou não fazemos a separação das coisas que são Deus das que não são. Não podemos servir o bem e o mal ao mesmo tempo, não há possibilidade de haver comunhão entre a luz e as trevas.

Convido a você neste dia para fazer esse sadio entretenimento com o Senhor, mesmo que esteja com o coração magoado, triste, angustiado com um problema. Entretenha-se também com as pessoas que você ama e com as quais convive, como a sua família, e isso nos afastará das várias armadilhas que o inimigo de Deus tenta contra você e a sua família.

O sadio entretenimento e a sadia convivência ajudam a manter o sereno equilíbrio, aumentam a espontaneidade e devolvem a paz .

Alexandre Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone