Sorrindo pra vida - 07/04/2014

A qualidade das suas atitudes depende dos seus pensamentos

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 7 de abril de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São Mateus 15,10-20.

“Quer ser feliz? Aprenda a dominar e dirigir seus pensamentos”, ressalta Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

O que acontece no coração torna a pessoa melhor ou pior. Como diz a Palavra, não é o que ela come que a torna impura, mas o que sai da sua boca é o tornará você melhor ou pior do que já é.

Ao ouvir essas palavras, os discípulos se aproximaram do Senhor e Lhe disseram que os fariseus não gostaram de ouvir o que Ele havia dito, pois eles viviam aquela doutrina. Jesus respondeu aos discípulos: “Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Não se preocupem com eles. São cegos guiando cegos. Ora, se um cego guia outro cego, os dois cairão num buraco.”

Pedro, então, pediu que Jesus explicasse essa parábola. O Senhor lhes disse: “Será que vocês ainda não entenderam? Vocês não compreendem que tudo o que entra pela boca passa pelo estômago e acaba indo para a privada? Ao contrário, as coisas que saem da boca vêm do coração e essas tornam o homem impuro”. É do coração que saem as coisas boas e as coisas más. Mas como essas coisas se formam no coração? Por meio dos pensamentos.

O bem e o mal começam em nós por meio do pensamento. Nós pensamos que a maioria dos males que cometemos começam de uma vontade nossa em querer fazer o mal, mas isso não é verdade. A maioria das nossas atitudes prejudiciais, as nossas ações de maldade, vingança e discórdia não nascem do desejo de fazer o mal, mas da disseminação dos maus pensamentos que aceitamos e seguimos sem discernimento.

O pensamento ruim estraga as melhores disposições que uma pessoa pode ter. Existem certas ideias que são verdadeiras bombas em nossa vida, por isso precisamos discerni-las para filtrar o que entra e o que sai do nosso coração.

Tudo o que acontece de concreto em nossa vida é a manifestação de algo invisível. O bem que nos fazem, por exemplo, é a manifestação do amor que sentem por nós. Ninguém nunca viu o amor, mas as manifestações concretas dele sim.

Os acontecimentos importantes da nossa vida têm origem no pensamento. Por isso, Jesus fala com força nessa Palavra, porque a qualidade das nossas atitudes depende da qualidade dos nossos pensamentos.

Se você tiver pensamentos bons, terá atitudes boas e seu dia será muito melhor. Agora, se tiver pensamentos ruins, o demônio virá e acabará com eles e seu dia ficará horrível.

O que você faz não é tão bom nem tão mau quanto os desejos do seu coração. Então, tenha apenas bons pensamentos e, com o tempo, suas ações também serão boas. Cultive pensamentos bondosos e caridosos, eduque seu pensar e a mudança dos seus hábitos será consequência.

Um mau pensamento puxa o outro. Para se livrar deles, tente pensar coisas boas. Se você aprender a dominar e a dirigir os seus pensamentos, terá descoberto o segredo para a felicidade e para a santidade.

Quer ser feliz? Aprenda a dominar e dirigir seus pensamentos. Se você for atingido por um mal, a chave para sua libertação será a procura da causa desse mal, não em seus atos, mas nos pensamentos e nas inspirações que o levaram para aquele caminho. Caso não se lembre, peça ao Espírito Santo para lhe mostrar o que fez você detonar sua vida. “Divino Espírito Santo, mostra-me onde eu perdi a paz, o que me fez agir assim.”

Nós precisamos aprender a pedir discernimento a Deus e descobrir, nas inspirações que temos, quais vêm d’Ele, quais são do cotidiano e quais vêm do inimigo. Nós não estamos sozinhos aqui, a tentação está entre nós e o maligno nunca se cansa de nos tentar. E ele não vem nos assombrar, mas nos seduzir por meio de ideias que parecem boas e corretas, mas que vão explodir a nossa vida lá na frente.

Quando você for inspirado por algum acontecimento em sua vida, procure, nos seus pensamentos, os males que o acompanham e que provocam esse acontecimento. Procure naquele evento a inspiração que condicionou a sua vida.

Pensamentos atormentados deprimem a pessoa. Mas uma inspiração animada enche o coração dela de alegria. Se você tem pensamentos que o destroem, saiba que, por outro lado, você tem Deus que o ama e vai arrancar do seu coração tudo o que Ele não plantou e que o está atormentando.

Eclesiástico, 21-12 diz: “Aquele que ama a Palavra e a guarda controla seus pensamentos”. Quer controlar seus pensamentos e ser feliz? Guarde no coração a Palavra de Deus.

Nós queremos que habite em nós a Sua Palavra, Senhor. Derrame sobre nós a unção do Seu Espírito.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.