Sorrindo pra Vida - 16/05/2012

A oração tem o poder de fortalecer o coração

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 16 de maio de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Atos dos Apóstolos 4,23-31.

“A oração tem o poder de abrir caminhos e fortalecer o coração das pessoas de uma maneira que não podemos imaginar”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

Primeiramente, vamos entender o que acontece na Palavra. Pedro e João estavam na Sinagoga e, ali na porta, havia um paralítico que pedia esmolas. Pedro, impulsionado pelo Espírito Santo, diz a ele que não tem dinheiro para lhe dar, mas lhe dá o que tem, ou seja, Jesus, Aquele que pode tudo, inclusive, fazê-lo andar.

O discípulo, então, virou-se para o paralítico e falou: “Eu não tenho dinheiro, mas tenho Jesus e, em nome d’Ele, ordeno que você se levante”. O homem ficou surpreso com o que ouviu e não conseguiu obedecer a Pedro. O apóstolo, então, pegou-o pelos braços e o ajudou a ficar de pé; foi nesse momento que seus tornozelos se firmaram.

A graça só aconteceu porque, na hora em que Pedro o pegou pelos braços, o homem viu que podia acreditar no que lhe havia sido dito.

Muitas vezes, nós esperamos ver os sinais para depois acreditar neles, mas não podemos viver dessa forma. Temos de acreditar no que o Senhor nos promete.

Depois de ter recebido o milagre, o paralítico se encheu de alegria e começou a gritar de felicidade. Começou, ali, uma aglomeração e os apóstolos pregaram a Palavra de Deus. Vendo isso, os sacerdotes vieram com os guardas para prender os apóstolos, mas, ao notarem que o milagre havia acontecido e que muitos o haviam presenciado, não puderam fazer nada. Porém, ameaçaram-nos de todas as formas, dizendo que Pedro e João estavam impedidos de falar em nome do Senhor e de fazer milagres.

Nós vemos muitas pessoas dizerem que aqueles que vivem conforme os mandamentos de Deus não passam por dificuldades. Isso é mentira! Todos nós passamos por problemas na vida, mas se quisermos chegar à vitória e à ressurreição, teremos de lutar e passar pela cruz assim como Jesus. Toda vitória requer luta.

Pedro e João, importantes ícones da fé daquela época, passaram por isso. Foram ameaçados de todas as formas por levar a Palavra de Deus aos povos. Podemos pensar que eles poderiam decidir não contar a ninguém sobre essas ameaças, para não inibir os outros de continuar levando o nome do Senhor aos povos, ou poderiam decidir não falar mais em nome de Jesus para não contrariar os sacerdotes. Mas eles não fizeram nada disso. Diante das ameaças, juntaram-se aos irmãos e contaram tudo que lhes havia acontecido. Todos, diante do perigo, em vez de se amedrontarem, uniram-se em oração e elevaram suas vozes a Deus.

A oração tem o poder de abrir caminhos e fortalecer o coração das pessoas. Ela é capaz de realizar aquilo que o esforço humano não pode alcançar. Esse é um poder real e verdadeiro que o cristão possui.

Assim como no versículo 20, precisamos, cada vez mais, ter intimidade com a Palavra de Deus para que ela venha nos guiar nos caminhos que vamos trilhar. A Sagrada Escritura tem de ser a nossa âncora. Não podemos fugir dos problemas, mas precisamos ser firmes na oração e pedir ao Senhor força e coragem para agir corretamente. Que essa graça possa nos alcançar nesta manhã!

Enfrentamos muitas ameaças pelo caminho, e a nossa tendência natural é desistir e nos protegermos, mas, muitas vezes, nos protegemos de forma errada, deixando de fazer o que é certo por medo. Não é isso que Deus vem nos propor. Podemos escolher muitos caminhos, mas nenhum vai superar a oração. Se caminharmos em Deus e tivermos fé, nosso caminho passará pela oração e, assim, vamos prosperar na vida, alcançando realizações e felicidade. A Palavra nos mostra que a prosperidade está ligada à oração. Quem crê em Deus e coloca n’Ele sua vida, será bem-sucedido e caminhará corretamente.

A oração dos discípulos foi tão forte, que nem bem eles a tinham terminado, o lugar estremeceu e eles foram tomados pela coragem do Espírito Santo. Como eles, devemos acreditar que, quando colocarmos nosso coração em Deus, Ele nos atenderá e intercederá por nós, antes mesmo de terminarmos nossas preces. Sejamos firmes, não podemos desistir diante da tribulação. Devemos sempre perseverar e fazer o bem. Não importa o que aconteça, não podemos depender de ninguém para fazer o que é certo. Se o medo aparecer, reze mais.

Nas coisas de Deus precisamos ser firmes, não podemos nos acovardar com medo de fracassar. Devemos rezar mais diante do medo e perseverar na oração, pois sem ela não chegaremos a lugar nenhum. Peçamos a presença do Senhor em nossas orações, nesta manhã, e façamos a opção de nos firmar n’Ele, pois, assim, tudo nos será dado.

Vamos viver essa Palavra no dia de hoje!

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.