Sorrindo pra vida - 14/04/2011

A nossa vida não pode ser apenas um suceder de fatos

Mensagem de Alexandre de Oliveira no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 14 de abril de 2011.

Ouça:

OBS.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em II Timóteo 4, 1-18.

“Mesmo depois de muitos anos, sempre é possível consertar”, ensina Alexandre de Oliveira
Foto: Wesley Almeida/CN

Essa passagem bíblica nos mostra um Paulo já velho, sábio, experiente, que viveu um ministério. É quase um testamento espiritual para Timóteo e para todos nós cristãos. A primeira lição revelada pelo apóstolo é que precisamos deixar um legado: qual mensagem sua vida tem passado para as próximas gerações?

A nossa vida não pode ser apenas um suceder de fatos, uma consequência de dia após dia. Ela precisa ser uma resposta para o mundo. A vida humana é um dom inestimável, precisa ser bem vivida. Não deixe sua vida ser um emaranhado de sofrimentos e problemas, mas sim uma lição!

O segundo ensinamento dele está entre os versículos 6 e 8. Nesse trecho, Paulo recorda que Jesus estava com Ele o tempo todo. O apóstolo reconhece os milagres do Senhor na sua vida. Afinal, ninguém pode levar um legado de fé para o futuro se não vive a fé no presente. Ele faz um balanço e afirma que as perseguições e apedrejamentos valeram a pena porque a vida eterna o espera.

Hoje, o convite que a Palavra de Deus nos faz é segurar na mão de Deus e confiar em Sua misericórdia divina. O que você vai fazer com a vida que Ele lhe deu eu não sei, só você pode responder. E lembre-se de que apenas acordar já é um milagre!

E, por fim, a terceira lição que o apóstolo dos gentios nos apresenta são recados, como os recados de paróquia dados pelo padre no final da celebração da Santa Missa. Muita gente não presta atenção, mas eles são muito importantes. O apóstolo faz uma revisão de vida, fala de pessoas que o perseguiram e também os que perseveraram com ele. Estamos nos aproximando da Semana Santa, aproveitemos esse época para refletir sobre nossa vida e nos confessar.

Mas, o mais importante aí é que Paulo percebe um erro que cometeu no passado e conserta. Nunca é tarde demais! Ele chamou Marcos, o evangelista, para conversar. Para você entender, Marcos era filho de uma certa Maria que acolheu os primeiros anos do Cristianismo. Os apóstolos frequentavam muito esse local e ele foi crescendo na fé.

Quando ficou jovem, Marcos começou a seguir Paulo e Barnabé. Um dia ele foi chamado para evangelizar, mas ficou com medo porque sabia dos perigos de levar Jesus naquele tempo e foi embora. Em uma segunda viagem, Barnabé quis chamá-lo, mas Paulo não lhe deu uma segunda chance. Mesmo depois de muitos anos, sempre é possível consertar um erro.

Não podemos construir a nossa vida de qualquer jeito. Qual é a sua necessidade hoje? Que você possa viver essa revisão de vida, perceba que fez escolhas erradas e tente consertar o erro. Amém!

Alexandre de Oliveira

Missionário da Comunidade Canção Nova

Assista a primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no Youtube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone