Sorrindo pra vida - 30/01/2014

A nossa fé em Deus nos faz triunfar

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 30 de janeiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 34,9-21.

“Na hora do sofrimento, temos de deixar tudo o que estamos fazendo e olhar para Deus, para enxergarmos que Ele nunca deixou de olhar para nós”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

“Quem viajou, aprendeu muitas coisas.” Aqui, ‘viagem’ não é sair, por aí, de avião, de ônibus ou navio; a viagem à qual nos referimos é a viagem da vida. Aquele que viveu plenamente, não fugiu dos problemas nem teve medo das dificuldades, aprendeu muitas coisas e fala de tudo com conhecimento. Mas aquele que não passou por provações pouco sabe.

Nós adquirimos sabedoria à medida que enfrentamos com Deus as dificuldades da vida e as vencemos. A partir de então, essas dificuldades vencidas se tornam uma bênção não só para nós, mas também para aqueles que amamos, porque eles veem a nossa vitória e seguem atrás de nós.

“Viajando, vi muitas coisas e compreendi muitos assuntos. Algumas vezes, estive em perigo de morte, mas fui salvo graças a estas convicções: ‘o espírito dos que temem o Senhor viverá, e sob o Seu olhar será abençoado'”.

Na vida, nós passamos por apertos, por situações de apuros e até perigos de morte, mas a nossa fé em Deus nos salva, porque nos dá convicção diante dos caminhos que Ele nos apresenta. Pela nossa fé e esperança no Senhor nós nos mantemos vivos e firmes na caminhada.

Se, no nosso coração, confiarmos no Senhor, nós viveremos, pois é debaixo dos olhos d’Ele que as bênçãos serão derramadas na nossa vida.

Na hora do perigo ou de uma tragédia, principalmente quando nós somos atingidos, é normal o coração se perguntar: “Por quê?”. Apesar de a resposta não resolver o problema, quem sofre quer saber o motivo de tal sofrimento. Nessa hora, nós encontramos luz na experiência das pessoas que já passaram pelo mesmo problema e receberam de Deus uma resposta.

O Senhor não pode impedir o sofrimento de uma pessoa, porque, se Ele fizer isso, terá de a impedir de errar; e, ao impedi-la de cometer erros, terá de impedi-la também de acertar. Assim, seria impossível termos liberdade. No entanto, sem liberdade não existe amor, pois só ama quem é livre.

Para tirar o mal do mundo, que nasce da nossa liberdade mal usada, o Senhor teria de destruir aquilo que somos. Então, voltemos à pergunta: “Onde está Deus na hora do sofrimento?”. Ele está junto de nós, sofrendo conosco, dando-nos força para superar a dor. O Senhor está conosco nas pessoas que nos ajudam, manifesta-se naqueles que nos confortam.

Deus não quer nem manda o sofrimento para nossa vida, mas Ele o tolera; o Senhor também tolera as nossas escolhas erradas, porque, como Pai de bondade, sabe que podemos triunfar desse mal para o bem. Então, Ele se coloca ao nosso lado para nos fazer triunfar, e um grande bem nasce daquele mal.

Na hora do sofrimento, temos de deixar tudo o que estamos fazendo e olhar para Deus, para enxergarmos que Ele nunca deixou de olhar para nós.

Quem teme o Senhor não tem medo de nada, não porque vai enfrentar tudo sem cautela e receio, mas porque, em vez de olhar para o problema, olha para Ele.

Eu peço a Deus, todos os dias, a graça de nunca me apavorar diante das coisas que podem me acontecer! Peço a Ele a graça de confiar na Sua proteção, sabendo que, se Ele tolera que algo nos aconteça, é porque quer tirar um bem muito maior do mal que acontecer.

Os olhos do Senhor estão sobre aqueles que O temem. Para quem n’Ele confia, Ele é protetor poderoso, esteio forte, abrigo contra o calor, sombra ao meio-dia, defesa no tropeço e auxílio na queda. Ele levanta quem caiu, iluminando a sua alma, fortalecendo o seu interior, devolvendo-lhe a alegria, dando-lhe saúde, vida e bênção.

Diga nesta manhã: “Meu Deus, eu quero estar entre aqueles que confiam no Senhor. Eu confio, mas aumente a minha confiança. Eu quero olhar e apoiar-me no Senhor, pois é protetor poderoso, meu esteio forte. Vem, Senhor, sobre mim, sobre minha família e sobre todos os meus. Defende-me para eu não tropeçar, levante-me, eleve a minha alma, ilumine os meus olhos e devolva o que, com meu pecado e o meu erro, eu perdi: a saúde, a vida, a bênção, a Sua graça.”

Clamemos a misericórdia de Deus sobre nós.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.