Sorrindo pra Vida - 25/03/2010

A humildade nos ensina a sofrer com sabedoria e elegância

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 25 de março de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em I São Pedro 5,5b11.

Márcio Mendes no programa Sorrindo pra Vida
Foto: Robson Siqueira

‘Todos vós, em vosso mútuo tratamento, revesti-vos de humildade.’ A Palavra de Deus nos ensina como dar qualidade a nossa vida. Quer saber como viver bem dentro de casa? Por melhores que sejam os nossos familiares, o segredo da boa convivência está aqui: “Revesti-vos todos de humildade, porque onde se tem humildade, Deus está presente”.

Quando a nossa oração é feita de palavras soberbas, Deus não nos ouve, porque Ele não entende esta língua. O Senhor quis falar comigo e com você, por isso Ele se fez homem; pois, sendo homem, Ele pode falar uma linguagem que nós entendemos. O amor que Ele tem por mim e por você e o desejo de nos ensinar o caminho da verdade foi tão grande que Ele aprendeu a falar a nossa língua para falar ao nosso coração e nos ensinar o caminho da verdade.

Deus nos ouve quando somos humildes; e se o somos, nos relacionamentos bem com as pessoas. Então, Deus entra naquele relacionamento. “Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus para que, na hora oportuna, Ele vos exalte.” Existe uma hora oportuna e essa hora vai chegar para você. Mas enquanto você espera, seja humilde debaixo da mão de Deus, para que Ele leve você com Sua mão poderosa pelo caminho seguro.

A mão divina não nos constrange, não nos obriga. Quem é que vai onde Deus quer levar? Quem, com humildade se deixa governar. Deus quer que sejamos humildes para o nosso próprio bem. Nós buscamos a glória de Deus e Ele busca a glória de seus filhos. A Palavra nos diz que Ele nos glorificará. Isso é amor!

Enquanto essa hora boa não chega, a Palavra nos ensina o que fazer, porque, enquanto não vemos o que esperamos, nos preocupamos. Mas quem é que consegue não se preocupar? A melhor coisa, então, é lançar sobre Ele as nossas preocupações, com uma única certeza no nosso coração: é Deus quem cuida de nós.

Entregue ao Senhor todas as suas preocupações, porque é Ele quem tem cuidado de você. Seja sóbrio e vigilante, porque você está debaixo de ataques e nem todos os que o cercam são seus amigos. Mas, sobretudo, há um inimigo que ruge e que o ronda, procurando consumir a sua fé. Resista, seja firme.

Você não está sozinho nesta luta. Deus ouve as suas orações. Ele olha para nós como filhos que estão sofrendo e nos diz: “O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará”.

O que você e eu precisamos saber é que não importa o quanto tenhamos sido abatidos e fragilizados, o Senhor nos restabelecerá e nos tornará firmes, fortes e seguros. Ele está nos dizendo que nos restabelecerá por um ânimo alegre. Então anime-se, seja alegre, deixa Deus dar o remédio que você precisa, porque em uma pessoa animada Deus faz brotar a saúde para o corpo. Agora, entregar-se ao abatimento faz secar os nossos ossos.

Se o espírito se abate, quem sustentará o corpo? Se você deixar a tentação roubar a sua alegria, quem é que vai sustentar o seu corpo? Agora, nós somos facilmente abatidos quando não somos humildes, porque a pessoa orgulhosa se quebra facilmente. A pessoa que não é humilde não se verga, e porque não se verga, ela se quebra. É a humildade nos nossos relacionamentos que nos dá a graça de enfrentarmos com sabedoria e elegância os tempos de sofrimentos que enfrentamos.

Sem humildade a pessoa não permanece de pé. O humilde pode se curvar, abaixar-se, mas facilmente ele se põe de pé. “Revista-se de humildade nos relacionamentos com seus irmãos, porque nós não somos senhores das nossas sensibilidades, das atrações e repulsas que temos e que estão nas profundezas do nosso coração. Quantas vezes nos atraímos pelo perigo? Mas com o perigo não se brinca. Seja humilhe diante da mão poderosa de Deus. Isso é ter a garantia de estar no caminho seguro.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Célia Grego

.: Confira outros programas Sorrindo pra Vida

.: Confira DVD do programa Sorrindo pra Vida com o Eto

.: Saiba mais sobre o Sacramento da Confissão

.: A Penitência da Quaresma

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Revista Canção Nova de Março de 2010

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes