Sorrindo pra Vida - 27/04/2012

A gentileza pode transformar o coração das pessoas

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, dessa sexta-feira, dia 27 de abril de 2012.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está no Atos dos Apóstolos 16,22-34.

“É pela força da oração que conseguimos obter todos os bens e a libertação de todos os males”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

É muito interessante ver o que aconteceu com Paulo e Silas, pois eles eram os escolhidos de Deus. Paulo foi o instrumento que o Senhor escolheu para levar a salvação aos povos. Se, hoje, o mundo é cristão, foi por causa de Paulo, pois foi ele quem nos trouxe a salvação. Mesmo sendo um discípulo de Deus, levando a Sua Palavra às pessoas e tendo-O como intercessor, Paulo foi tratado com crueldade. Já imaginou se isso acontecesse com um de nós?

Essa passagem, de hoje, nos ajuda a compreender que as coisas ruins não acontecem só com as pessoas que consideramos “ruins”, elas também acontecem com pessoas boas e honestas. A Palavra nos mostra que Paulo e Silas foram açoitados com varas. Em muitas situações, nós também somos açoitados com palavras e atitudes que machucam nosso coração.

Como é doloroso para um pai e uma mãe ver ser filho, que foi criado com todo carinho, correndo perigo! As tribulações chegam até nós de maneira inesperada, elas veem como um castigo, porque não sabemos o momento em que acontecerão. Podem vir até de um bem que fazemos, assim como aconteceu com Paulo que foi castigado por levar a Palavra do Senhor. Quando isso acontece, ficamos diante de duas situações: murmurar e lamentar, ao ver que a pessoa não reconheceu o bem que fizemos – e isso é uma tentação em nossas vidas -, ou podemos escolher não nos abater, e isso acontece pela oração e pela alegria. Não podemos desanimar nem parar de rezar, pois é por esse caminho que conseguiremos enfrentar todas as situações difíceis.

Depois de toda humilhação, Paulo e Silas foram presos com outros bandidos e acorrentados; diante de tudo o que passaram, tendo todos os motivos para se revoltar contra Deus, eles começaram a cantar e orar. Em vez de lamentar, eles louvaram ao Senhor, fazendo com que os outros presos se calassem para escutá-los.

Antes mesmo de terminarem a oração, um terremoto os atingiu, abrindo todas as celas e soltando e rompendo as correntes. Esse acontecimento foi fruto de oração e salvação para os discípulos.

É pela força da oração que conseguimos obter todos os bens e a libertação de todos os males. Os discípulos de Jesus experimentaram uma libertação maravilhosa, mas não do corpo, pois permaneceram ali. Por meio da gentileza, da oração e da fé o coração do carcereiro foi tocado. Ele estava diante da morte, pois achava que não havia mais nenhum prisioneiro ali.

Talvez, ao ler a Palavra pela primeira vez, você pense que o carcereiro foi exagerado ao querer se matar quando percebeu que os prisioneiros haviam fugido. Mas ele sabia que seria castigado por isso, porque, se um guarda descumprisse uma ordem, ele seria condenado à morte. As penas de morte dos romanos eram muito cruéis, então, sabendo disso, ele se desesperou. Mas ao ver que todos permaneciam no cárcere, ele foi tocado pela fé.

Nós não temos o poder de mudar o coração das pessoas. Podemos até ajudá-las a encontrar Deus por meio da gentileza, da oração e da fé, mas só Ele pode transformar o coração de alguém. Paulo e Silas estavam prontos para salvar aquele que os tinha maltratado, mas, em gratidão àquela maravilhosa experiência de fé, o carcereiro passou a cuidar deles.

Quando fazemos a experiência de cuidar de alguém com amor, esse alguém cuida de nós. Se você ainda não viveu isso, faça a experiência, leve a Palavra de Deus, seja uma pessoa de oração e tenha um coração alegre diante das tribulações.

Peçamos ao Senhor, hoje, a graça de ter um coração cheio de amor, que não desiste por causa do sofrimento.

Senhor, que pela fé, possamos caminhar ilesos, ser firmes diante das tristezas. Que todos os que nos ouvem cantar possam fazer a experiência de ter um coração cheio de amor. Encha, meu Deus, nosso coração com o dom do Espírito Santo por toda a eternidade.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.