Sorrindo pra vida - 23/10/2013

A força está na calma e na confiança em Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 23 de outubro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Isaías 30,12-15.

“A palavra de Deus diz que quem compra a atenção de alguém só merece o desprezo”, afirma Márcio.
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN

A Palavra nos fala de alegria e não de tristeza. Por mais que, no início dessa passagem bíblica, o tom seja de acusação, ela nos liberta, porque Deus nos deu um ministério de alegria, uma obra de felicidade. Quem é cristão recebe a graça de Deus de comunicar a alegria. 

Aqueles que amam a Jesus querem passar isso aos outros. Quando assumimos viver a vontade de Deus, temos que nos convencer de fazer os outros felizes. A verdade é inseparável da autêntica alegria.

Ao ler essa Palavra, nossa consciência já se pergunta se deixamos de amar a Deus; quando ouvimos a verdade nos libertamos do mal. Mas é preciso saber falar a verdade, somos construtores da paz, do bem, nossa missão é não deixar triste quem está triste. É preciso que nos convençamos de que precisamos fazer os outros felizes, mesmo sabendo que muitas coisas, como o pecado, não querem permitir que consigamos fazer isso. 

Quando a pessoa deixa de acreditar no bem não é fácil, pois quando você passa a vida inteira “apanhando” e não tendo as suas necessidades levadas em consideração, torna-se mais fácil não acreditar no bem. E quando a pessoa deixa de acreditar no bem a primeira a sofrer é ela mesma. 

Quem vive preso a uma sucessão de fatos desastrosos tem medo do futuro, e esse medo faz com que ele fique parado, sem reagir. Por outro lado, alguns sofrem e se cansam de sofrer, mas reagem de maneira errada. Começam a se aproveitar dos outros, como viam os que vieram antes fazer. Isso vai bem por um tempo, mas o que é feito na maldade, uma hora, desmorona. 

Muitas pessoas ricas que gastam sem dó o seu dinheiro, sem nem pensar no outro, pagam o mínimo permitido por lei para não terem problemas posteriores, sendo que elas mesmas não fariam aquele trabalho com o salário pago por elas. É hora de pensar se o que você faz para o outro é justo.

Quanta gente ingênua é passada para trás, infelizmente. Muitas vezes, prejudicamos pessoas ingênuas, ingênuas por nos amar. Por nos aproveitarmos das pessoas, esquecemos que elas são ingênuas, mas não imbecis, por terem menos perspicácia e por confiarem em nós. Só que o dia em que a pessoa percebe que ela está sendo traída, enganada e que o amor dela foi usado contra ela, o casamento acaba, o namoro termina. Quem foi enganado não quer mais nada com quem o fez sofrer, independentemente do que ele tenha de material.
Mentir dá mais trabalho do que falar a verdade. Como é que pode dar certo um relacionamento em que utilizamos das necessidades da outra pessoa para estar com ela? A Palavra de Deus diz que quem compra a atenção de alguém só merece o desprezo. O que é construído em cima do pecado e da injustiça não sobrará um caco. Não adianta construir nada na malícia e na maldade porque isso não nos levará a lugar nenhum. 

Sabemos que não podemos ser injustos nem maliciosos no mundo, pois é na conversão e na serenidade que está nossa força! 

Se você precisa ser socorrido por Deus, ser salvo de um perigo iminente, do qual você não sabe como se proteger, o Senhor lhe diz que mantenha o seu coração em paz e mude a sua vida. Não se desespere pelo caminho errado e pelos pecados cometidos, está na hora de, serenamente, dar um passo de cada vez, voltando-se ao Senhor.

Deus é infinitamente poderoso para perdoar os nossos pecados e compensar àqueles a quem nós prejudicamos. Se você não tem se sentido motivado a continuar a luta, mesmo tendo vontade de se entregar por estar desgastado, saiba que a Palavra de Deus diz que é na calma e na confiança que está a sua força, pois só assim você sentirá a presença e o amor de Deus.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.