Sorrindo pra vida - 29/05/2014

A fé nos leva a confiar em Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 29 de maio de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Hebreus 11,6-12:

“A graça de Deus precisa encontrar um coração aberto onde possa repousar”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Agradecemos, nesta manhã, a Deus por Sua Palavra, que é dirigida ao nosso coração. Deus recompensa aqueles que O procura, que se refugiam n’Ele.

Sabemos que sem fé é impossível agradar ao Senhor. Deus nos fala por meio de pessoas, por meio da Bíblia, de um bom livro, de um bom conselho, ou seja, são inúmeras as maneiras que Deus faz com que Sua Palavra chegue até nós, mas somente pela fé é que conseguiremos distinguir a voz do Senhor.

Se não exercitarmos a fé em nós, não conseguiremos distinguir a voz de Deus que fala no íntimo do nosso coração. Quem procura Deus nunca sai com as mãos vazias nem abandonado por Ele. De quantas situações podemos nos lembrar nas quais fomos preparados por Deus! Quantos momentos de angústia vivenciamos e nosso coração estava pronto para superar as adversidades do dia a dia! Em todas elas, o Pai nos preparava para viver pela fé.

Deus sempre nos avisa dos perigos. Quando uma mãe sente algo diferente em seu coração, ela deve levar em consideração esses sentimentos, pois Deus fala ao coração. O revelar do Senhor não é um privilégio, pois Ele deseja fazer isso com todos os filhos, mas apenas o coração que se silencia consegue escutá-Lo.

No decorrer da nossa vida, não aprendemos a escutar Deus. Não é Ele que precisa falar, mas somos nós que precisamos parar, silenciar e ouvi-Lo. Pela fé, Noé recebeu um aviso de algo que ele ainda não via; Abraão, pela fé, partiu para onde o Senhor mandou sem saber para onde iria. Esses homens foram conduzidos por Deus.

Vejamos a história de Abraão. Deus o conduziu e, pela fé, ele conseguiu algo que todo homem desejava, o próprio Deus lhe deu uma terra por herança; porém, Abraão não se apegou a ela, mas em Deus. O que, além de terra, esse homem precisava possuir? Ele precisava de filhos, mas era um homem de idade com uma esposa estéril. De nada adiantaria uma terra imensa sem descendência. Abraão, no entanto, confiou em Deus e, pela fé, aconteceu uma transformação em sua vida.

Mesmo não sabendo para onde estava sendo enviado, bastava apenas ser conduzido por Deus. Seu apoio era o Senhor. Que nossa fé seja igual a de Abraão, que possamos confiar em Deus em vez de pousarmos nossos olhos nos problemas, olhemos para Aquele que nos guia, nos conduz, cuja a fidelidade nunca nos abandona.

Deus sempre ouve a nossa oração e é fiel em Suas promessas. Se Ele prometeu a salvação da sua vida, Ele a salvará. A graça do Senhor precisa encontrar um coração aberto onde possa repousar. Deus não pode salvar aquele que não permite ser salvo.

Por diversas vezes, nós é que quebramos as promessas que fazemos a Ele e reclamamos que a graça em nossa vida não acontece. Não é Deus quem retira a graça ou deixa de cumprir Suas promessas. Quando falhamos com a nossa parte, a promessa de Deus se perde.

Nesta manhã, Ele nos convida a acreditar em Suas promessas. A transformação só acontece mediante a fé que está em nós. Ter fé não é somente crer na existência de Deus; é preciso confiança e disposição para obedecê-Lo. Que tenhamos a coragem de levar as ordens do Senhor em nosso coração e deixarmos ser guiados por Ele. Como é pobre aquele que tenta assumir o comando de sua vida acima de Deus! Esse apenas se machuca.

Caminhar com Deus é deixar de lado os mapas e os projetos, pois, quando se caminha com Ele, nada é como se espera. O Senhor conhece caminhos desconhecidos; cabe a nós compreender que Ele nos leva por lugares que ainda não passamos. Deus vai levá-lo por caminhos que algumas pessoas vão olhar e falar que não vai dar certo, que é loucura, mas o Senhor não é guiado pelo medo, e pede que você não tenho medo, pois Ele está ao seu lado.

Reze e peça ao Senhor que fale ao seu coração, que revele a vontade d’Ele para a sua vida, e, assim como Abraão, nossa fé nos conduza pela vontade do Pai.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva