Sorrindo pra Vida - 26/06/2012

A fé nos dá sabedoria e discernimento para viver

Mensagem do cofundador da Comunidade Canção Nova, Wellington Silva Jardim, o Eto, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 26 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova ou pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Hebreus 11,17-21:

17.Pela fé, Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac em sacrifício; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único,
18.do qual havia sido dito: “É em Isaac que terá começo a tua descendência”.
19.Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos, e assim recuperou o filho — o que era uma prefiguração.
20.Foi pela fé, também, que Isaac abençoou Jacó e Esaú, a respeito das coisas futuras.
21.Pela fé, Jacó, prestes a morrer, abençoou cada um dos filhos de José e, apoiando-se na extremidade do cajado, prostrou-se em adoração.

“Fé é a maneira de dizermos a Deus que acreditamos e confiamos n’Ele”, afirma Eto
Foto: Wesley Almeida

Todo esse trecho vem falar para nós sobre a fé. E o que é a fé?

Fé é a maneira de dizermos a Deus que acreditamos e confiamos n’Ele. É pela fé que saímos do pecado e acreditamos nos anjos e nos santos. Ela é a coisa mais bonita que o Senhor nos deu, pois preenche lacunas e alcança lugares que, muitas vezes, pensamos ser inatingíveis.

Deus não desampara ninguém, desde que a pessoa tenha o coração aberto a Ele. Esse é o grande segredo. É preciso ser íntimo e amigo de Jesus. Se permanecermos no pecado e prosseguirmos nele, a fé se distancia de nós.

Temos de ser firmes na caminhada e não pular nenhuma parte, mesmo que seja difícil, pois a continuidade no Senhor nos dá sabedoria e discernimento para viver. Quando vamos fazer alguma coisa, é preciso discernimento. É preciso falar com o Pai e Lhe perguntar se aquilo que vamos fazer é da vontade d’Ele, pois fomos criados para fazer Sua vontade e não a nossa. Ser cristão é isso, viver para Jesus.

Quando agimos por vontade própria, afastamo-nos d’Ele, pois perdemos o discernimento do que é certo.

Antes de fazer qualquer coisa na sua vida, pergunte-se, pese os prós e os contras e espere na sabedoria divina. Sabemos que as demoras do Senhor são difíceis, mas, se esperarmos n’Ele, tudo o que pedirmos nos será dado no momento certo.

Não podemos perder a fé em Jesus. Na Palavra, Abraão ofereceu seu único filho a Deus, porque tinha fé. O Senhor quis provar Abraão tirando-lhe a coisa mais importante de sua vida, Isaac, sua única descendência. É isso que Ele faz conosco em muitos momentos, Ele prova a nossa fé. Se ela não for sólida, nós vamos nos desviar das provações com medo de passar por elas. Nós ficamos com tanto medo de perder aquilo que é mais importante para nós que agimos sem sabedoria e caímos do cavalo, precisando depois pedir a Sua misericórdia, pois, no momento em que deveríamos ter acreditado em Deus, nós fugimos. Quem tenta sair pelas beiradas sempre se dá mal.

A primeira coisa necessária é ter fé em Deus. Com fé teremos sabedoria para enfrentar todas as situações. É acreditar em Deus e cultivar no coração a certeza de que Ele está presente em todos os momentos da nossa vida. Essa é a nossa grande vitória.

Assim com Isaac tomou a dianteira da sua vida para levar a todos aquilo que ele aprendeu com seu pai, temos de ensinar aos nossos filhos e a todos que estão à nossa volta sobre a importância de vivermos o que Ele nos pede. O restante nos virá por acréscimo. Não é preciso planejar nada na vida, Ele se encarrega de agir na hora certa.

Quando você for fazer algo, pergunte ao Senhor se você está no caminho certo e se aquilo é o melhor para você. Peça que Ele tire da sua vida tudo o que for ruim e espere, pois Ele agirá.

Quando agimos por vontade própria, as coisas não dão certo. Entregue sua vida nas mãos do Senhor. Hoje, Ele vem nos falar uma coisa muito importante. É preciso estar cada vez mais perto de Deus e levar a Sua Palavra. Temos de ser instrumentos do Senhor e passar adiante tudo aquilo que Ele nos ensina. Com o pouco que fazemos, ganharemos muito, basta dar o nosso ‘sim’ a Ele.

Nunca diga que você não é capaz. Tenha fé. Com Deus você pode vencer qualquer batalha. Ele tem o poder e o dá a nós quando nos unimos a Ele.

Comece já a ter essa experiência com Deus, acredite n’Ele sem hesitar. Veja o exemplo de Abraão, que largou tudo o que conhecia e foi atrás da terra prometida. Isso é fé e, hoje, eu convido você a trazê-la para o seu coração. Tenha essa amizade íntima com Deus.

Que você possa ter fé e acreditar no Senhor. Espere no Senhor e Ele realizará tudo em sua vida. A fruta só cai da árvore depois de madura. As coisas de Deus só acontecem depois que elas amadurecem em nosso coração. Caso contrário, nós as jogamos fora.

Diga, no dia de hoje, “Eu vou conseguir, vou ter tudo que quero esperando em Jesus”.

Ter fé é ter sabedoria e discernimento. Vamos agir dessa forma. Hoje, Deus precisa de nós para levar Sua palavra aos que necessitam. Seja um “contrabandista” do Senhor, faça tudo que for possível para levar a Palavra d’Ele. O Espírito Santo se encarregará do resto e você será abençoado.

Tudo que Deus nos dá, um dia nos será cobrado. Peçamos ao Senhor que Ele ilumine o nosso caminho para que caminhemos na Sua vontade.

“Abra seu coração para Ele, tenha fé, viva pela fé e agradeça por tudo. Seja amigo de Deus. Amém.”

Wellington Silva Jardim (Eto)

Cofundador e missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.