Sorrindo pra Vida - 18/09/2012

A esperança em Deus não decepciona jamais!

Mensagem do missionário Alexandre Oliveira, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 18 de setembro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Romanos 5, 1-5.

“Todo bem que fazemos são frutos do amor e misericórdia de Deus por nós”, afirma Alexandre
Foto: Maria Andrea

Meus irmãos, Paulo escreveu diversas cartas e muitas delas foram escritas para trazer luz a determinadas situações, para orientar o povo. No entanto, a carta aos Romanos foi diferente, porque, nela, Paulo fala sobre seus pensamentos a respeito de Jesus.

Paulo vem falar também sobre a justificação a partir da fé em Jesus Cristo. Quando falamos em justificação, falamos na justiça de Deus. Dizemos aqui que Deus torna justo todo homem e toda mulher, porque Ele nos ama e tem misericórdia por nós. A partir do sacrifício de Jesus na cruz, Ele nos torna justos.

Nós fazemos o bem, porque Deus, em primeiro lugar, fez o bem em nossas vidas. Todo bem que fazemos é fruto do amor e da misericórdia do Senhor por nós.

A primeira lição trazida a nós por Paulo diz que a paz verdadeira com Deus só acontecerá em nossa vida se assumirmos Jesus como nosso Senhor e salvador.

A Palavra continua: “Por ele, não só tivemos acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes, mas ainda nos ufanamos da esperança da glória de Deus”. Ufanar significa envaidecer-se, orgulhar-se. Paulo diz que podemos nos orgulhar, porque a glória de Deus está em nossas vidas, mas com uma vaidade sadia.

Paulo diz que podemos nos orgulhar também com as tribulações: “E não só isso, pois nos ufanamos também de nossas tribulações, sabendo que elas geram a constância.” Mas como assim?

Um exemplo que podemos usar é o limão. Quando temos um limão, o cortamos e chupamos, fazemos cara feia, porque ele é azedo, ruim. Na tribulação é a mesma coisa. Se paramos nela, ficamos de cara feia, tristes e azedos, podendo até nos fechar para Deus.

Agora, quando você pega o limão, corta-o e acrescenta ingredientes como água, açúcar ou leite condensado…, ele fica maravilhoso! É o mesmo limão, mas agora com ingredientes que o deixaram melhor. Assim é com a tribulação, se você acrescenta fé e esperança, ela vira uma constância. Você amadurece e volta-se para o que é essencial, volta-se para Deus.

A escolha é sua. Você pode parar no limão ou usá-lo para fazer uma limonada, basta ter os ingredientes. No versículo 4 Paulo nos fala: “A constância leva a uma virtude provada e a virtude provada desabrocha em esperança.”

Quando estamos em uma tribulação, rezamos muito mais. A constância na oração nos leva a uma virtude comprovada, porque perseveramos. E, essa virtude comprovada, vira esperança em nós.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz no número 1818: “A virtude da esperança responde à aspiração de felicidade colocada no coração de todo homem”. Todos nós queremos ser felizes. O nosso coração tem sede de felicidade e de Deus, isso se chama esperança. E Paulo vai dizer: “E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”

A sua esperança não será frustrada, porque ela vem do amor de Deus. Nós só nos envaidecemos, porque temos a certeza de que Deus nos ama.

Por isso sorria para vida, não a encare como um limão, vá além. O sofrimento é fecundo, trabalhe com ele. Deixe a esperança em Deus transformar seu sofrimento em constância, em virtude provada e em esperança. A esperança de que Deus o ama.

A vida é como um eco, ela nos devolve aquilo que damos a ela. Se lhe damos amor, perdão, fé, alegria e esperança, ela nos devolve tudo isso.

Trabalhe, hoje, com a sua vida. Peça ao Espírito Santo essa injeção de ânimo. Ele é o ingrediente necessário que fará o limão da sua vida virar uma limonada. É Deus quem enche de amor o seu coração.

Que todo coração desanimado seja consolado por Ti, Senhor. Restaura, renova e reanima a todos que precisam de Ti. Nós queremos dar à vida o que temos de melhor. Que a Tua obra aconteça em todos nós. Hoje, queremos nos orgulhar por Tua glória em nossas vidas.

Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.