Sorrindo pra vida - 08/08/2011

A cura invade o ser humano por inteiro

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 8 de agosto de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em Marcos 10, 46-52:

46. Chegaram a Jericó. Quando Jesus estava saindo da cidade, acompanhavam-no os discípulos e uma grande multidão. O mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu, estava sentado à beira do caminho.
47. Ouvindo que era Jesus Nazareno, começou a gritar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim”.
48. Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais alto: “Filho de Davi, tem compaixão de mim”.
49. Jesus parou e disse: “Chamai-o!” Eles o chamaram, dizendo: “Coragem, levanta-te! Ele te chama!”
50. O cego jogou o manto fora, deu um pulo e se aproximou de Jesus.
51. Este lhe perguntou: “Que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Rabûni, † meu Mestre, que eu veja”.
52. Jesus disse: “Vai, tua fé te salvou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e foi seguindo Jesus pelo caminho.

“Quando o seu coração muda, a sua vida também muda”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida /CN

Essa passagem bíblica é tão rica em detalhes que, muitas vezes, estes passam despercebidos. Para entender o que a Palavra de Deus está nos falando, muitas vezes, precisamos nos colocar na cena. As ruínas de Jericó marcam a cidade mais antiga do mundo. Quando o povo de Deus queria passar por essa cidade, havia uma muralha no caminho que o impedia de se aproximar dela para beber água. E no caminho havia um homem considerado um mendigo, sem identidade, conhecido apenas pelas coisas maléficas que tinham se abatido sobre ele.

Quando Bartimeu ouviu que Jesus estava junto da multidão, chama pelo Senhor, mas algumas pessoas o repreendem porque queriam ouvi-Lo [Jesus]. No entanto, quanto mais o repreendiam, tanto mais alto gritava e, diante do seu apelo, o Senhor parou e pediu que o chamassem.

Jesus nunca ignora uma oração, feita com fé, de alguém que está sofrendo, Ele nunca passa despercebido por uma pessoa que está sofrendo. A oração que nasce do coração tem muito valor. Quando o coração reza com sinceridade Jesus não ignora essa súplica e, diante da oração de Bartimeu, o Senhor parou e o chamou. Então, as mesmas pessoas que o repreendiam passaram a encorajá-lo para ir ao encontro do Messias.

Sempre há vozes que se levantam a nosso favor, assim como há aquelas que nos tentam parar. Mas diante das vozes que nos desanimaram e nos desencorajaram, e das coisas que nos desgastaram, nesta manhã de segunda-feira o próprio de Jesus nos diz: “Coragem! Levante-se porque Deus está a seu favor”.

Quando Deus para junto de nós, Ele já deu o Seu “sim”. Bartimeu compreendeu que o Senhor Jesus já lhe havia dado o Seu “sim” quando pediu que o chamassem e perguntou-lhe: “O que queres que eu faça? Ao que respondeu: Senhor, que eu veja”. Assim como esse homem que pede ajuda ao Senhor, temos de saber pedir em nossas orações, aprender a rezar. Jesus confirma que a oração de Bartimeu foi indispensável para que ocorresse sua cura. Tudo havia mudado para ele.

Essa passagem bíblica retrata a cura que invade o ser humano por inteiro, pois além da cura da cegueira de Bartimeu, Jesus o tirou da ignorância, da mendicância, do anonimato, do abandono, da solidão. A cura desse homem foi completa e se estendeu para outras pessoas.

Muitas pessoas seguem Jesus por causa de alguma cura ou pelo perdão de um pecado cometido. E porque nós formos curados, O seguimos e, dessa maneira, Deus entra na nossa casa e habita no coração de nossa família.

Mas para seguir Jesus, Bartimeu primeiramente teve que se levantar, mas ninguém precisou pegá-lo no colo, pois ele tinha certeza de que Jesus o atenderia, por isso deu um salto e jogou a sua capa fora.

Da mesma forma, para que aconteça o que você quer ou necessita é preciso primeiramente se levantar e, em seguida, jogar fora o seu “manto”, ou seja, deixar a vida de injustiça para trás, deixar as falsas seguranças, pois a nossa segurança é Deus.

Nós, muitas vezes, pedimos que o Senhor nos salve, mas Ele precisa da nossa fé para nos salvar. Precisa que você queira ser salvo, queira ser mudado. Dê um salto, levante-se em nome de Jesus! Acredite mais em Jesus do que no seu problema, deixe que o Espírito Santo entre no seu coração.

Se quiser caminhar sobre os seus problemas, converta-se e mantenha o seu foco em Jesus Cristo. Só existe um jeito de termos equilíbrio na vida: olhando para Jesus. Peça a graça de manter o seu ouvido e o seu coração focados no Senhor.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone