Sorrindo pra Vida - 14/09/2011

A cruz que carregamos nos une a Jesus e nos santifica

Mensagem de Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 14 de setembro de 2011.

Ouça

Obs.: Se o áudio estiver baixo para você, aumente o som do computador.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’ , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada hoje está em I Coríntios 1, 18 – 25 :
18. A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que são salvos, para nós, ela é força de Deus.
19. Pois está escrito: “Destruirei a sabedoria dos sábios e confundirei a inteligência dos inteligentes”.
20. Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o disputador desta era? Aliás, Deus não reduziu a loucura a sabedoria deste mundo?
21. De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer a Deus através da sabedoria, mas, pela loucura da pregação, Deus quis salvar os que crêem.
22. Pois tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria.
23. Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos.
24. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus.
25. Pois o que é loucura de Deus é mais sábio que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens.

“Vai haver momentos em que Deus vai tirar o mal do caminho, mas vai haver momentos em que Ele vai lhe dar força para lutar contra ele [mal]”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

Esta passagem bíblica se une com toda a força para nos dizer Deus tem um caminho diferente do nosso para realizar as Suas maravilhas. O caminho do Senhor se distingue da nossa sabedoria, prudência e inteligência e o Seu caminho se faz pela fé.

A Palavra de Deus hoje diz que existe um jeito de vencermos as fraquezas que experimentamos, e que este não passa diretamente pelos nossos recursos humanos, mas sim pela fé. É a vitória que vem da luz de Deus, da luz da fé, da pregação da cruz e do ensinamento a respeito do que está contido na cruz.

A cruz não é a madeira simplesmente, mas o sacrifício de Jesus na cruz. O ensinamento que está por trás do sacrifício de Cristo e o significado da cruz é loucura para quem não aceita Deus. Para essa pessoa é loucura seguir Alguém que encontrou na cruz o Seu fim.

A Sagrada Escritura tem uma resposta para essas pessoas descrentes: aqueles que experimentaram a força da salvação e o poder do Espírito Santo, experimentaram que a cruz não foi um peso, mas sim a porta pela qual Jesus passou, deixando nela [na cruz] para sempre os nossos pecados destruídos.

Por meio da cruz derramou-se sobre nós uma vida inteiramente nova e que ultrapassa a morte. A cruz é força de Deus para aqueles que experimentaram no seu coração a certeza de que ela [cruz] foi uma passagem para se chegar à ressurreição.

Como é difícil para uma pessoa descrente compreender Deus e a fé dos cristãos! Muitas vezes, encontramos pessoas com pouquíssimo estudo e bens com um brilho especial, vivem com felicidade, alegria e possuem uma sabedoria que não é possível encontrar numa pessoa estudada.

A pessoa que encontrou alegria e esperança para viver com pouco, encontrou-se com Deus. Não é um mero contentamento com o pouco que possuem; mas encontraram neste mundo essas virtudes por meio de uma experiência com Deus, que lhes preencheu o coração.

Quando uma pessoa tem o mínimo necessário, que satisfaz o seu coração e tem o suficiente para viver, podemos considerá-la rica, porque se sente plena.

Pela sabedoria de Deus o mundo não foi capaz de reconhecê-Lo, mas pela loucura da pregação Deus quis salvar aqueles que creem, pela pregação a respeito da cruz, do sofrimento de Jesus.

Quem olha sem fé diz que tudo o que foi vivido por Jesus foi uma loucura e uma fraqueza, mas a Palavra de Deus vem nos socorrer e dizer o que é “loucura” de Deus é mais sábio do que os homens e o que é “fraqueza” de Deus é mais forte do que os homens.

Você precisa saber buscar não só em você e nas fontes de conhecimento a sabedoria para viver a vida; é preciso buscá-la n’Aquele que o criou, buscar em Deus a sabedoria para viver.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Rita Bueno

Assista à primeira parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone