Sorrindo pra Vida - 27/04/2010

A consequência do imediatismo é o vazio da alma

Mensagem de Wellington Silva Jardim (Eto) no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, terça-feira, dia 27 de abril de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus no São João 14,1-2.

Wellington Silva Jardim (Eto)
Foto: Robson Siqueira

“Não se perturbe o vosso coração”. Nós ainda somos muito fracos na fé e temos a grande infelicidade de ficar armazenando os nossos sofrimentos. Muitas vezes, mesmo colocando os joelhos no chão e dizendo ao Senhor que estamos sofrendo, não conseguimos nos entregar a Ele se trazemos todos os problemas e queremos resolvê-los. É preciso colocar nas mãos de Deus as nossas dificuldades.

Precisamos ser homens e mulheres confiantes no Senhor e, assim, ser livres e nos entregar sem medo, entregar-Lhe tudo de coração. Muitas vezes, temos mais confiança em nós mesmos do que em Deus. Cuide das coisas de Deus que Ele mesmo vai cuidar das suas coisas! No coração do Senhor podemos colocar todas as nossas dificuldades, sem medo.

O nosso coração precisa ser sempre cheio de Deus, não podemos armazenar coisas ruins dentro de nós. Precisamos ter um coração cheio de esperança e ainda que estejamos sem forças para recomeçar o Senhor vem em nosso auxílio. Hoje temos caminhado, muitas vezes, desiludidos, porque estamos escapando das mãos de Deus Pai. Essa liberdade não pode nos afastar d’Ele. Nós que cremos, temos de correr para o colo do Pai, pois, sem Ele e sozinhos, não somos nada.

A qualidade do coração humano torna-se maior e com mais capacidade de amar quando se dispõe a viver o “sacrifício alegre”. É nos nesses momentos [de sacrifícios] que devemos viver com alegria, não podemos viver mornos ou sem entusiasmo. É quando pensamos que não somos capazes de aguentar e, com disposição, fazemos o que é necessário, ainda que com grande dificuldade, é nessa hora que brota de dentro de nós uma alegria verdadeira, fruto do sacrifício vivido com alegria, é isso o que verdadeiramente nos transforma.

A tristeza traz consigo o envelhecimento interior. O demônio aproveita a nossa falta de confiança e coloca no nosso interior o abatimento e joga na nossa cara que somos impotentes, que não somos nada. E Deus quer nos dizer hoje que aquilo, para o qual não temos forças de resolver, que entreguemos a Ele e, mesmo que as coisas saiam ao contrário do que esperamos, Ele é Pai, e um pai nunca dará escorpião ao seu filho; Ele sabe o que é melhor para nós.

O imediatismo nos proporciona maiores chances de errar, por isso é preciso pensar e entregar as nossas vontades nas mãos d’Ele e esperar “as demoras d’Ele” na certeza de que Ele nos dará o melhor. É preciso coragem de entregar os nossos problemas e as nossas vontades nas mãos do Todo-poderoso.

O tíbio coloca de lado o amor e seu coração enche-se de pequenas atitudes de egoísmo, e o sintoma claro da tibieza é querer ter cada vez mais coisas, mais caprichos e necessidades e cada vez menos desprendimento. A consequência disso é um vazio sem fim.

Nós precisamos cuidar do nosso coração e da nossa cabeça, porque em nosso coração habita o Espírito Santo de Deus, mas é no nosso raciocínio, na nossa lógica, que o mal nos ataca, mas quando não estamos presos às nossas vontades, Deus transforma tudo em esperança para novas metas. O nosso coração tem de ser repleto do Espírito Santo porque é Ele quem nos conduz à vontade de Deus.

Wellington Silva Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II

Transcrição e adaptação: Célia Grego

Blog do Eto

Confira DVD do programa Sorrindo pra Vida com o Eto

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

Revista Canção Nova de Abril de 2010