Sorrindo pra vida - 25/01/2013

A cada um Deus dá uma graça diferente

Mensagem do professor Felipe Aquino, da comunidade Canção Nova, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta sexta-feira, dia 25 de janeiro de 2013.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Marcos 16, 16-18

16. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado.

17. Os sinais que acompanharão aqueles que acreditarem são estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas;

18. se pegarem cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; quando colocarem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.”

“Paulo sabia usar a fé e a razão”, diz professor Felipe
Foto: Robson Siqueira/Arquivo Fotos CN

Nesse pequeno trecho, vemos tudo o que Jesus colocou para nós como missão. Primeiro, Ele coloca o termo “Ide”, um mandamento de Deus para todos. Isso não significa que teremos de ir por todo o mundo, mas pode ser na sua casa, em locais próximos a você.

A Igreja também tem que ir a você. Já que estamos num tempo, no qual muitos dizem que cada um tem de se encontrar com Cristo por si só, temos de fazer a nossa parte assim como São Paulo a fez, pois ele era um homem muito sábio e dizia: “Ai de mim se eu não evangelizar”.

Cada um tem uma graça diferente na hora de evangelizar.

O pai de Paulo o mandou estudar fora do local em que ele vivia. Foi lá que ele se tornou rabino. Isso foi muito importante para a Igreja, pois Paulo aplicou seu conhecimento também na evangelização.

Se possuímos o dom de lecionar, de cantar, são nessas áreas que devemos também evangelizar. Se não penetrarmos nos caminhos difíceis, a evangelização não será feita.

Paulo era um homem muito culto, que conseguia conversar com todos em todos os lugares que passasse, e conseguia evangelizar todos os povos que visitava. Nós também temos de ser assim, conseguir atingir todas as culturas e povos, chegar a universidades, regiões afastadas e somos permitidos a fazer isso, porque Deus abre as portas.

Paulo foi preso pelos judeus, pois eles não acreditavam no que ele pregava. O peso da cidadania de Paulo era grande, por isso foi julgado em Roma. Paulo sabia valorizar o que era natural nele, ou seja, um cidadão renomado. Ele tinha prerrogativas a favor do bem, pois todos sabiam do seu conhecimento e a sua capacitação de levar o Evangelho a todos os lugares. Todos nós, que também somos respeitados pelos outros, devemos utilizar disso para servir e propagar a Palavra de Jesus. Por isso toda a Teologia Católica que temos é baseada em São Paulo; e não há um teólogo, um livro de teologia que não comente uma de suas 13 cartas. São Paulo é o que mais tem cartas, pois ele se converteu no Espírito Santo e se recolheu por três anos para estudar melhor toda a Bíblia que ele havia estudado com os judeus. Assim, entendeu a vontade de Deus como ninguém, o plano d’Ele para nós.

Paulo era um homem extraordinário, mas só começou a evangelizar após a sua conversão, quando conseguiu passar por essa reflexão e chegar a Deus. Como ele questiona quem era Jesus, o Senhor lhe responde: “Eu sou Jesus, aquele a quem Tu persegues”, porque perseguir um cristão é perseguir Jesus Cristo.

Paulo cooperou para a graça de Deus, passou por essa conversão e conseguiu aproveitar tudo o que ele já tinha recebido na escola de Gamaliel.

Ainda existem pessoas intelectuais, pesquisadores e especialistas que não entendem nada de teologia, não entendem como uma coisa se junta bem com a outra, então ouve-se muito que a Bíblia é, na verdade, uma crendice. Mas Paulo sabia usar a fé e a razão. Por isso não adianta chegar em um jovem que tem o mundo no computador e dizer que ele tem que seguir a Deus, porque seus pais O seguem. É preciso provar-lhe o porquê. São Pedro dizia que temos de estar preparados para dizer o porquê da nossa fé. São Paulo fazia com que as pessoas entendessem que Cristo era a sequência dos profetas como Abraão.

Precisamos fazer o que São Paulo fazia, pois ele se desdobrava para evangelizar.

Estamos vivendo em um mundo pluralista, no qual cada um faz a sua religião. O Papa chama isso de Ditadura do Relativismo, pois dizem que a verdade não existe e tudo é relativo, no entanto, a Igreja está aí para provar que Deus existe sim.

Felipe Aquino

Apresentador do programa ‘Trocando Ideias’ na TVCN

Transcrição e adaptação: Ana Alice Lourenço

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.