Sorrindo pra Vida - 19/06/2012

A avareza e a ganância levam ao desânimo do coração

Mensagem do cofundador da Comunidade Canção Nova, Wellington Silva Jardim, o Eto, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta terça-feira, dia 19 de junho de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em São Tiago 2,14-23.

“Não é pecado ser rico ou possuir bens, a pessoa só não pode se prender a essas riquezas”, afirma Eto
Foto: Wesley Almeida

A Palavra de hoje é muito importante para nós cristãos, pois ela nos mostra que Deus não condena o rico nem o pobre. Ao contrário, é muito bom quando conquistamos nossos bens materiais, no entanto, o Senhor nos ensina que não devemos nos apegar a eles.

Nesta passagem, há duas palavras-chaves: avareza e ganância. Avareza é quando alguém tem uma riqueza e a guarda para si; já a ganância acontece quando a pessoa quer sempre mais, não importando o “como”. Se uma pessoa rica tiver essas duas atitudes, ela estará no pecado e Deus não aprovará seus atos. Não é errado ser rico ou possuir bens, só não podemos nos prender a eles. Quando alguém conquista seus objetivos, trabalhando com alegria e honestidade, o Senhor se alegra com sua prosperidade.

Na Palavra, Jesus mostra a história de uma pessoa que Lhe pediu para intervir junto ao irmão dela, para que repartisse sua herança com ela. Daí, pensamos: a pessoa trabalhou a vida toda, batalhou para construir toda sua herança, enquanto o irmão ficou no bem-bom da vida, esperando o tempo passar. Quando viu que o outro enriqueceu, ele pediu a Jesus que falasse ao irmão para que repartisse a herança. Jesus não aceitou o pedido e lhe contou uma parábola.

A terra de um homem prosperou e sua colheita foi farta. Então, ele resolveu guardá-la para não ter de fazer mais nada, podendo gozar a vida. Nessa história, vemos que a pessoa só pensou em si mesma, pois quanto mais ela tivesse, melhor seria para ela. Um ato de pura ganância. Mas Deus lhe diz: “Tolo! Ainda, nesta noite, tua vida te será retirada. E para quem ficará o que acumulaste?”. Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus. Jesus conta essa história para revelar os perigos que se escondem num coração avarento.

Ele nos mostra que não podemos ter a ganância de querer guardar tudo o que temos, pois não sabemos o dia de amanhã. Deus nos deu dons para conquistarmos nossas riquezas, por isso devemos sempre ajudar o irmão e não pensar só em nós mesmos. É o Senhor quem intercede por nós, por isso devemos retribuir-Lhe trabalhando e ajudando o próximo.

O sentimento de avareza leva a pessoa ao desânimo do coração, porque ela fica com medo até de ganhar mais, tornando-se “mão-de-vaca”, pois não consegue aplicar o dinheiro em nada com medo de perder. Às vezes, é preciso perder para ganhar. Com a ganância é a mesma coisa, nenhum acordo será satisfatório para a pessoa, pois ela sempre vai querer ganhar mais e tirar vantagens.

A pessoa que não possui bens ou riquezas, mas se dedica a Deus, não perde nada. A melhor coisa do mundo é quando você vive em paz com aquilo que o Senhor lhe deu para viver. Com o suor do seu trabalho você conquista o que lhe é necessário e vive bem. Nada mais dá tanta alegria ao coração, porque você batalha por um objetivo, e quando o alcança se sente realizado.

O avarento tem uma sede insaciável por uma quantidade cada vez maior de dinheiro, achando que vai se sentir realizado. Nessa situação, o demônio está agindo. O avarento morre cedo e tem a vida curta, pois se torna escravo daquilo que tem. Não podemos ser assim. Jesus não quer ninguém escravo de nada, muito menos d’Ele. Ele quer a nossa amizade, quer que levemos a Sua Palavra a todas as pessoas.

O Senhor nos deixa claro que a vida não se baseia naquilo que temos, mas naquilo que somos. A prosperidade e a riqueza são capazes de sufocar a Palavra de Deus. Por isso, devemos viver os detalhes da vida e do amor de Jesus por nós. Com Ele tudo dá certo. Diga hoje: “Jesus, você é meu amigo e eu sou seu amigo”.

Quero partilhar uma Palavra com vocês, que está em I Timóteo 6,6-10; 17-19: “Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, porém quando acompanhada de espírito de desprendimento. Porque nada trouxemos ao mundo, como tampouco nada poderemos levar. Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isto. Aqueles que ambicionam tornar-se ricos caem nas armadilhas do demônio e em muitos desejos insensatos e nocivos, que precipitam os homens no abismo da ruína e da perdição. Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. Exorta os ricos deste mundo a que não sejam orgulhosos nem ponham sua esperança nas riquezas volúveis, mas em Deus, que nos dá abundantemente todas as coisas para delas fruirmos. Que pratiquem o bem, se enriqueçam de boas obras, sejam generosos, comunicativos, ajuntem um tesouro sólido e excelente para seu futuro, a fim de conquistarem a verdadeira vida”.

É isso que Deus quer de cada um de nós. Precisamos ter abertura no coração para enxergar que a ganância e a avareza são inimigas da pessoa rica. Também não podemos ter inveja da prosperidade do outro.

Enquanto cuidamos das coisas de Deus, Ele cuida das nossas coisas. Que o Senhor possa nos abençoar, hoje, tirando de nós toda avareza e ganância, toda inveja e insatisfação. Que possamos aceitar aquilo que Ele dá a cada dia de nós. Derrame sobre nós o Seu Espírito Santo, Senhor.

Wellington Silva Jardim (Eto)

Cofundador e missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

.: Confira o restante do programa no YouTube

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.