Sorrindo pra Vida - 05/02/2010

A arte de saborear a vida

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro de 2010.

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus no Eclesiástico 4,12-22.

Márcio Mendes no programa Sorrindo pra Vida
Foto: Robson Siqueira

Nós louvamos a Deus por esta Palavra; eu quero começar com o versículo que mais nos incomoda: “Porém, se ele se transviar, ela o abandonará, e o entregará às mãos do seu inimigo”.

Mas como pode a sabedoria de Deus, sendo uma coisa tão boa, nos abandonar e nos entregar nas mãos do inimigo? Só por que nos desviamos dela? Se pararmos para avaliar o que a Palavra de Deus está nos dizendo vamos entender que não é a sabedoria quem faz isso, nem é Deus, mas somos nós quando nos desviamos d’Ele.

Santo Agostinho diz: “Deus nunca nos abandona se nós não O abandonarmos primeiro”. Porque, na verdade, somos nós que abandonamos ao Senhor quando saímos da presença d’Ele e demarcamos o nosso caminho. Deus percebe que, em muitas situações, tomamos a decisão de não estarmos com Ele e, então, Ele não nos força à Sua presença. No momento em que nos arrependemos e voltamos para o Senhor, Ele está à nossa espera. E mal chamamos o Seu Nome e Ele já se manifesta a nosso favor. Deus nunca se distancia de nós; somos nós que nos desviamos d’Ele.

A responsabilidade é nossa quando nos desviamos do Senhor. Nós sentimos o abandono quando nos desviamos de Deus. Não porque Ele nos deixou, mas porque nós O deixamos. Ele está à sua espera. Coloque-se na presença do Todo-poderoso, Ele nunca o abandonou!

Nossa vida não se mantém sem Deus. Ela acaba se convertendo em morte, vai se degenerando e deixa de ser vida. Isso é terrível! Nós que rezamos travamos um constante combate espiritual, lutamos contra as tendências deste “modismo” do mundo. Há no mundo uma tendência contra a vida. E esta é uma luta de verdade. Lutamos contra aquele que é o inimigo espiritual, aquele a quem Jesus chama de assassino.

Quem está com Deus tem vida interior. Por outro lado, uma pessoa sem o Senhor é uma pessoa desanimada. Quem ama o Espírito Santo ama a vida. E quem ama a vida precisa amar a Deus, pois a nossa vida está escondida no Senhor. No momento em que você abre o coração para acolher a sabedoria de Deus, Ele começa a governar sua vida e a bênção recai sobre você.

Eu prefiro abrir mão da minha vontade a abrir mão da vontade de Deus. Muitas vezes, somos submetidos a provas terríveis: decepção com pessoas, perda de alguém, uma doença, um desemprego, uma crise financeira… Mas a sabedoria divina permanece ao nosso lado se nós confiamos nela. As provas vêm, mas a Providência de Deus permanece conosco. Tomamos então a consciência de que a nossa vida não caminha desgovernada.

Santa Teresa diz: “Ninguém se perde sem saber”. Ninguém é enganado sem querer ser enganado. Uma pessoa que se dedica à corrupção engana-se a si mesma e vai cair nas armadilhas que ela mesma está tecendo. Sem a graça do Pai não acertamos na vida. Deus quer a sinceridade do nosso coração e que não abandonemos as palavras de sabedoria. Ele nos entregou a Sua sabedoria, que é o Espírito Santo.

A obra do inimigo é manter-nos na falsidade, pois ele é o “pai da mentira”, para que vivamos uma vida vazia, somente de aparência. Se você é um homem sábio, todo o local em que você entrar, com o coração cheio de sabedoria, Deus abençoará! Ele abençoará os seus projetos. Pois você caminha de acerto em acerto. Com um coração cheio de amor e sem revoltas.

O que é a sabedoria? É a arte de saborear a vida. Quando perdemos o sabor pela vida significa que também perdemos o saber. E Deus hoje nos devolve o sabor pela vida.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Alexandre de Oliveira

.: Confira outros programas Sorrindo pra Vida

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Revista Canção Nova de Fevereiro de 2010