Canção Nova, um jeito de ser!

Uma aventura que se tornou realidade.

A Comunidade Canção Nova está têm 28 anos! Uma aventura que, graças a Deus, tornou-se realidade!

Foi em 1978, quando padre Jonas Abib, trabalhando com os jovens de Lorena, lançou um convite a eles que já haviam passado pela experiência do seu primeiro encontro pessoal com Jesus e, em seguida, pela graça da efusão do Espírito Santo.

Naquele momento, ele perguntou-lhes: “Quem estaria disposto a dar um ano da sua vida a Deus, para viver em comunidade?”.

Estávamos cheios do ardor de evangelizar e queríamos seguir Jesus, ser Seus discípulos! Não sabíamos por quais caminhos o Senhor nos conduziria, porém muitos de nós demos o “nosso sim”. Daqueles primeiros vieram outros, e hoje somos mais de seiscentos consagrados dedicando integralmente a vida à Jesus e à evangelização.

Mas… e se fossemos contar o número daqueles que aderiram à nossa maneira de viver? Posso dizer, sem dúvida, que contaríamos miríades e miríades de pessoas, pois o Senhor nos concedeu um carisma próprio, um jeito de ser e de viver que abraça o mundo inteiro.

Não é que sejamos mais ou menos que os outros, porém, o Senhor tem nos ungido para formar um povo, um povo novo, uma família nova, onde tudo se faz novo.

Renovados pela presença e pelo poder de Deus, que do velho tira o novo homem, num efeito em cadeia, a obra nova vai acontecendo dentro de nós e, de nós, para aqueles a quem atingimos com a nossa missão.

Com isso, experimentamos uma maneira nova de viver, no celebrar a vida, na oração, no viver os sacramentos, com Maria, no trabalho, no lazer, na hospitalidade, no acolher o outro, até no modo de falar, como Igreja.

Há em nós uma maneira comum de se expressar, de enfrentar a vida, de reagir aos fatos e até de nos vestir. Experimentamos mais que tudo, como prioridade, a nossa relação com Deus. É por Ele que nos deixamos remodelar a cada novo dia; permitimos que vá sendo refeito em nós a tão almejada imagem de Jesus Cristo.

Já verificamos que a Canção Nova não é a Comunidade de Vida e de Aliança, apenas, mas a “Canção Nova Total”, formada por todos os que com ela comungam da sede de evangelizar. Nas suas várias categorias, ela é chamada a viver a “diáspora”, a dispersão como o Povo Eleito, espalhando-se pelo mundo para semear o mundo. Para penetrar em todas as suas realidades e contagiar, com o Evangelho, todas as atividades do homem.

É aí, nesta situação de “diáspora”, que somos chamados a viver, a ser quem somos e a transformar evangelicamente a sociedade, muito mais pelo que somos do que pelo que fazemos.

Faltam três anos para os nossos trinta anos de comunidade com a missão de construir homens novos para um mundo novo. Nessa reta final, Pe Jonas deseja que celebremos esse triênio com todos os membros da família Canção Nova.

Neste primeiro ano, celebramos Jesus Cristo, um toque de Vida! Agradecemos porque tudo partiu do nosso encontro pessoal com Jesus.

Neste ano, vamos primar o “Querigma”, isto é, o anúncio de Jesus Cristo, para trazermos especialmente muitos jovens para Deus.

No próximo ano, em 2007, celebraremos O Espírito Santo, um toque de Amor! Porque foi a partir da experiência da efusão do Espírito Santo que nasceu o desejo de sermos comunidade.

É o Espírito Santo que reconcilia e reordena a família; é Ele que imprime o dinamismo próprio do amor. É Ele quem dá entusiasmo pela evangelização, como aconteceu com aqueles primeiros jovens, bem no início da Renovação Carismática Católica.

Será um ano de grande ardor apostólico em torno dos efeitos da graça de Pentecostes.

Luzia Santiago
Co-fundadora da Comunidade Canção Nova

Ajude a Canção Nova a continuar evangelizando!
.: Depósito ON-LINE :.
.: Nossas CONTAS BANCÁRIAS :.
Nosso telefone: (12) 3186-2600

Veja também:
::Luzia Santiago fala sobre a importância do sorriso na Evangelização
::Leia a mensagem do dia de Luzia Santiago