SPV_200208

Todo cristão é convidado a ser servo

Mensagem do Ricardo Sá no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 20

A Palavra que Deus nos dá para meditarmos hoje está em Mateus 20, 17-28.

.: Ouça a mensagem

Ricardo Sá
Foto: Ricardo Sá

“Todo aquele que quiser tornar-se grande entre vós, se faça vosso servo. E o que quiser tornar-se entre vós o primeiro, se faça vosso escravo. Assim como o Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão.” (Mateus 20, 26-28)

Servir é a palavra-chave deste dia de hoje no Retiro Popular “Eu vi o Senhor” de Dom Alberto Taveira. Nós podemos entender que somos convidados a servir. E fazê-lo com nossa vida, servindo a Igreja, oferecendo-se até a morte. Deus mandou seu Filho para nos livrar de nossos pecados.

O anúncio de Jesus Cristo serve para focarmos nossa vida. Na condição de filhos e templos do Espírito Santo, como cristãos e pelo nosso “sim” devemos servir. Jesus nos convida a ser aqueles que servem os demais.

No início dessa passagem, o Senhor começa a narrar, ao subir a Jerusalém, com uma conversa mais particular, chamando os Doze à parte, que Ele, o Filho do homem, será entregue aos pagãos para ser açoitado e condenado à morte; e que no terceiro dia ressuscitará.

O anúncio a Jesus Cristo comporta nossa morte, pois custará nossa vida; ou então não somos cristãos. Note quantas coisas em sua vida, na sua condição de filho de Deus, tiram-lhe a atenção de ser verdadeiramente como filho de Deus. Que nossa vida seja alimento para os outros assim como fez o Senhor ao se nos dar de alimento na Eucaristia.

Toda e qualquer atividade apostólica tem de ser autêntica e crist㠖 sendo servos, demonstrada em nossa vida, que tem de ser o Evangelho vivo e vivido. O grande desafio é transformar tudo isso, na nossa vida diária, no cotidiano numa autêntica atividade cristã. Não perca o foco que é Jesus. Isso é um grande desafio, pois este mundo nos oferece tudo para nos desviar do caminho de Deus. Por isso, precisamos construir o Reino de Deus e ser decididos.

Qual é a sua maior luta e desafio? Ponha o foco no sentido da vida cristã, que é servir, ser servidor, como Cristo, o servidor; esse é o sentido de sua vida. Muitas vezes, gostaríamos de ver nossos problemas resolvidos, mas paramos neles. Mas, hoje, estamos recebendo o ensinamento para o serviço, para o outro. Coloque sua vida a serviço de Deus; não quero minimizar sua dor, suas dificuldades, mas a vida é curta e nós só temos o dia de hoje para viver como cristãos. E hoje vivendo o retiro [“Eu vi o Senhor” de Dom Alberto Taveira], o convite é para que nós sejamos servos, tornando-nos outro Cristo.

Servir quando abro um sorriso, quando abro a porta, quando limpo a mesa, quando sou gentil, sempre. Todos nós temos sofrimentos, mas, no dia de hoje, foque sua mente, sua alma e seu corpo a dar a sua vida, como verdadeiro cristão, servindo.

Faça de cada gesto um serviço. Assim colocamos o nosso coração, engrandecendo ao outro com nossas palavras, façamos de cada olhar um encanto. Façamos de nossa presença uma entrega, de nossas vidas uma contínua morte, até o ponto em que a entregamos, a exemplo de Jesus.

“Não tenha medo de imitar a Jesus Cristo, porque nossa identidade é Cristo, por isso, nossa identidade tem de ser de servo” disse Dom Alberto. Como a vida do Santo Padre, o Papa, que é chefe da Igreja; no entanto, muitas vezes, achamos que ele faz o que quer, mas não, ele é o servo maior que todos, ele é servo de Deus. A vida é um serviço contínuo a toda a Igreja. Todos nós somos missionários, em todo lugar: missionário porteiro, médico, dona-de-casa, vamos nos identificar na prática do serviço.
Pela força do Espírito Santo vamos dar a vida para os outros que usufruem de nossas vidas. Que morramos servindo a Cristo, que o nosso ser inteiro seja para dar a vida.

“O Filho do homem veio para servir e dar a vida para o resgate por uma multidão” (Mateus 20, 28).

Ali no Calvário Jesus fica nu na cruz, é Nosso Senhor que nos diz para trilharmos este caminho de serviço, dando a vida aos outros, aos irmãos.

Que o Senhor tenha misericórdia de nós. Faça uma confissão mais profunda. Dentro de nós precisa haver essa diferença, da identidade de nós mesmos, como verdadeiros cristãos que precisamos ser. Assim como Cristo deu a vida para a morte, nossa vida só tem sentido se nós a dermos ao irmão.

Grita dentro de nós, por conta de nossas imperfeições, nosso orgulho, nosso egoísmo, mas peçamos que o Senhor nos ensine a ser cristãos com decisão. Sem ti, Senhor, não podemos. Vem em nosso socorro. Amém.

Ricardo Sá
Missionário da Canção Nova

Alcançamos 56% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de fevereiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Retiro Popular com Dom Alberto Taveira


Adquira em nosso shopping:


Lançamento:
O que a Igreja ensina sobre…

Pe Mário Marcelo Coelho


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos

CD : Cantarei Vitória
Ricardo Sá