Dr. Roque Savioli

Ser médico cristão

Hoje, é dia do cardiologista! Nós, do Clube da Evangelização, convidamos o Dr. Roque Savioli para falar um pouco de como é ser um médico cardiologista e cuidar dessa parte tão importante do corpo de um ser humano, o coração. Confira.

“Durante minhas conferências por todo o Brasil, tenho sempre enfocado a dificuldade em ser médico; no meu caso, cardiologista. Ser médico é cumprir um sacerdócio, muitas vezes não reconhecido e quase sempre não valorizado pela sociedade atual.

A medicina de hoje, por conta da super especialização, deixou de lado as características tridimensionais do ser humano, enfocando apenas a doença como objetivo terapêutico, esquecendo-se de nossa dimensão psíquica e espiritual. A medicina de hoje deixou de ser uma ciência humana para ser uma ciência exata.

Praticar o Cristianismo correto, sem ‘senões’, também é muito difícil. O mundo de hoje nos impele, em muitas circunstâncias, a violar princípios mínimos do moralismo cristão por serem estes considerados ultrapassados e antiquados.

É difícil nos afastarmos desses delitos, possíveis precedentes de transgressões cada vez maiores, os quais, no futuro, poderão nos causar sérias repercussões, tanto do ponto de vista moral como do espiritual. É essa a cruz que Jesus falou a Seus discípulos.

Arquivo

Ser médico cristão, por sua vez, é carregar uma cruz mais pesada ainda, pois fomos escolhidos pelo Senhor para cuidar da Sua obra-prima – o ser humano, o mesmo corpo que o próprio Deus escolheu para encarnar o Seu Filho Jesus Cristo – ou ainda cuidar de um coração igual àquele que um dia foi traspassado por uma espada.

A partir do momento que começamos a refletir sobre tudo isso, sobre a responsabilidade que temos perante os homens e perante Deus, sentimos cada vez mais pesada a cruz de cumprir esse nosso sacerdócio médico.

Realmente, é difícil ser médico cristão, vivendo num ambiente competitivo, contaminado, onde os valores materiais suplantam os espirituais, onde o ‘ter’ é muito maior do que o ‘ser’, onde os galões universitários são a razão do viver.

Tenho certeza que somente seremos médicos cristãos verdadeiros no momento que enxergarmos no nosso semelhante os olhos de Jesus Cristo.”

Dr. Roque Savioli

Cardiologista/escritor

Adquira livros e palestras do Dr. Roque Savioli

Evangelize conosco:

Veja vídeos do Programa Mais Saúde

Ajude-nos pelo Boleto Bancário

Ajude-nos pelo Débito Automático

Conheça outras formas de contribuição