REDE BEM-TE-VI DE INTERCESSÃO


Como nasceu a Rede Bem-te-vi de intercessão? O que ela significa?

O Eto, meu marido, teve sempre o costume de acordar muito cedo, antes do nascer do sol. Ao acordar, ele me chama para rezarmos juntos. A nossa oração se faz por uns 5 minutos, terminando sempre com a oração do “Vinde, Espírito Santo”. Foi desta forma que, antes ainda de nos levantarmos, nos chamávamos a atenção sobre o gorjear dos primeiros passarinhos da manhã.

Entre eles, havia um que se destacava, era o bem-te-vi.

Ele sempre cantava. Começamos, então, a assumi-lo como ‘nosso amigo’. Onde quer que estivéssemos, em casa ou viajando, sem que esperássemos, ali se ouvia um bem-te-vi. O Eto já ia me dizendo: “– Escute, nosso amigo chegou primeiro que nós, ele veio nos recepcionar…” Acostumamos a ver, no simples canto do bem-te-vi, uma maneira de nos alegrar e estar unidos.

Mas não parou por aí: Nas lutas, há dias em que o cansaço e o desgaste começam a rondar, com o perigo do desânimo e a ameaça de deixar de confiar na provisão diária da graça de Deus, para cada situação e problema. Comecei a perceber em mim estes sintomas, especialmente pela manhã, ao me preparar para o trabalho. Sentia esgotamento, cansaço, ansiedade e apreensão por situações que estavam acima do meu entendimento. Foi aí também, que me chamou a atenção a festa de um bem-te-vi a minha janela, juntamente com ele outros passarinhos. Enquanto eu os ouvia, soou-me um convite para louvar a Deus, como se eles me dissessem: “Louve conosco ao Senhor, porque se Ele cuida de nós, o que não fará por você e pelas situações que lhe causam ansiedade?” Lembrei-me então de Jesus: “Olhai os pássaros do Céu: não semeiam, não colhem, nem guardam em celeiros. No entanto, o vosso Pai celeste os alimenta”.

Tive a oportunidade de partilhar sobre isso na Rádio Canção Nova, no Programa “Sorrindo pra Vida”. Ao fazê-lo, convidei os ouvintes para que ao escutarem um bem-te-vi cantar, que rezassem uma ‘Ave Maria’ por mim, pois eu iria orar da mesma forma. Imediatamente, aconteceu uma reação por parte dos ouvintes. Comecei a receber telefonemas, cartas, e-mails e partilhas sobre a descoberta do canto dos bem-te-vis: um convite para o louvor e a intercessão. Uma maneira simples de estar em comunhão com Deus o dia todo, e com os irmãos de toda a terra, pois quando é dia aqui, é noite ali. Haverá sempre gente louvando e intercedendo, porque sempre, em algum lugar, haverá um passarinho a cantar. Ao ouvir um bem-te-vi cantando, imediatamente louvo ao Bom Deus e clamo: “– Vem Senhor Jesus!”, por todos que me pediram orações e pelo mundo inteiro. Quando por algum motivo, eu não ouvi-lo cantar, alguém em algum lugar o ouvirá. Assim, formamos uma Rede de oração 24 horas: “A Rede Bem-Te-Vi de Intercessão”.

Você pode participar, porque está ao alcance de todos. Eu creio num mundo melhor pela força da oração!

Luzia Santiago