SPV_110208

Primeira semana do Retiro Popular com Dom Alberto Taveira

Mensagem do Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 11

A Palavra que Deus nos dá para meditarmos hoje está em Mateus 25,31-46.

.: Ouça a mensagem

Márcio Mendes
Foto: Robson Siqueira

Quando morrermos, Deus vai nos perguntar poucas coisas; mas, com certeza, Ele nos perguntará se amamos ou não. Quando sentirmos aquele “incômodo bom” de ir em busca da Palavra de Deus e ao encontro do outro, então entenderemos o que Jesus pregava. Os publicanos e fariseus eram pessoas muito corretas, mas Deus vê dentro do coração de cada pessoa; Ele vê quem, realmente, amamos.

Só o amor nos coloca em comunhão, (comum=união) um ato do amor que se comunica. Não existe amor que não se comunica, que não tenha uma ligação entre pessoas. Por exemplo, uma mulher e um homem: ele, tímido, enfrenta qualquer timidez e obstáculo para se casar. A partir desta dificuldade, eles se superam e vão além deste amor, produzindo uma coisa positiva, entrando em comunhão e sendo melhores.

Deus só sabe amar comunicando-se; Ele se entrega a nós. Se quisermos amar, temos de aprender a ir ao encontro do outro. Nossas comunidades têm que ser verdadeiras escolas de oração, pois o homem vive como reza e reza como vive. Quem reza mal vive mal, mas quem reza bem, por maiores que sejam as necessidades, tem amor, é generoso, atrai as pessoas retas e boas e, ao mesmo tempo, persevera no amor e afasta as pessoas más. Assim, a vida de oração dele o livra do mal.

Precisamos entrar em oração para estarmos com Deus. Nós aprendemos d’Ele como nos amar, amar o irmão e Deus.

“Pois eu estava com fome e vós me destes de comer; estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar” ( Mt 25,35-36).

O amor de Deus é concreto em nossa vida. Às vezes, vivemos uma ilusão, mas se O amamos e somos concretos em nossas atitudes conosco e com os outros, somos amados no abraço do Filho e do Espírito Santo. Deus nos ama no abraço paterno.

O Senhor não nos fala para amarmos dentro de uma capela, apenas as pessoas da Igreja ou da comunidade; Ele nos diz para amarmos o próximo como a nós mesmos, fazer aos outros o bem que nós queremos que as pessoas nos façam.

Todo amor que você quer dar a Deus precisa passar pelo seu irmão primeiro, porque o verdadeiro amor necessita de atitudes concretas. “Se você está fazendo jejum, o prato que não vai comer pode dá-lo ao seu irmão ou àquela pessoa da rua. Se você tem muitas roupas no armário, pode doar algumas. Dê comida àquele que não a tem; enfim tenha uma vida partilhada com os irmãos. Você não sabe a diferença que isso fará na vida das pessoas que não têm nada. Se o seu jejum for só para você e não para ajudar na conversão do seu irmão, de que valeria? È a partir do amor que você mudará. Imagine que alegria, no final do seu dia, saber que você não magoou ninguém com palavras duras; pelo contrário, disse coisas boas e fez a diferença na vida de alguém. Sentimo-nos muito mais amados em dar do que receber.

O que você vai fazer para ajudar o outro? O que você vai partilhar no dia de hoje?
É maravilhoso gastar tempo com outras pessoas! Existe a expressão “essa pessoa está me alugando”; é isso mesmo que acontece quando estamos à disposição do outro, quando emprestamos um olhar, um sorriso, uma palavra; porque é maravilhosa a sensação de ajudar. Como é bom partilharmos com o irmão!

O Espírito Santo nos ajuda e nos modifica para sermos melhores. Ele tira de nós todo o processo de rivalidade e competição, todo o espírito de suspeita e de desconfiança.
Por que não confiar? Quando temos confiança em Deus, somos mais seguros, acreditamos no amor d’Ele, nas pessoas, nos outros, em tudo.

Confesse-se. Não deixe para o final da Quaresma; limpe sua alma, tirando todo pecado dela. Faça a experiência de viver muito bem sua vida espiritual e, confessando-se agora, terá a chance de viver intensamente esse tempo.

Qual é o bem que você fará no dia de hoje? Pense e faça valer a pena esta Palavra em sua vida. Peça ao Espírito Santo para dar verdadeiros frutos de conversão, que ela nos dê um propósito de um coração reto.

Deus os abençoe!

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Alcançamos 21% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Retiro Popular com Dom Alberto Taveira


Adquira em nosso shopping:


Lançamento:
Retiro Popular 2008 ‘Eu vi o Senhor’

Dom Alberto Taveira


.: Livro
‘O dom das lágrimas’ Márcio Mendes


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos