Projeto "Dai-me almas"

Prestação de contas da Canção Nova de 2010

Mensagem do mês do cofundador da Canção Nova, Wellington Silva Jardim, e prestação de contas de 2010.

Meus irmãos, neste mês em que vivemos a Quaresma, apelo forte à conversão, procuremos ser santos. Frei José Carlos Pedroso, em seus escritos, nos aconselha: “Conhece a si mesmo, desce no mais profundo do seu interior para conhecer as suas misérias”. É sempre temeroso descer ao fundo do homem sem sacrifício. Com certeza, muitos já ouviram a palavra de Pascoal que diz: “Se conhecesses os teus pecados, perderias a cabeça”. Nestas semanas da Quaresma, que coisa perfeitamente pura nós podemos oferecer a Deus? São tantas as manchas e impurezas em nós que nos parece que não temos nada a dar.

“Obrigado, irmãos por terem nos ajudado a levar o amor de Deus e Jesus a tantas pessoas!”, agradece o missionário, diz Eto
Foto: Wesley Almeida/CN

No Evangelho de São João existe uma palavra um tanto misteriosa que Nosso Senhor nos diz: “O Espírito Santo nos convencerá do pecado”. Talvez nos considerássemos justos, depois veio a experiência do pecado, e sentimos que no fundo nosso coração não é puro. Então, repetimos como o salmista, com profundo sentimento de clareza de nossa fraqueza: “Se levardes em conta as nossas iniquidades, Senhor, quem poderá subsistir diante de vós?”. Mas é este o sinal do Espírito Santo de Deus: o conhecimento de nossa impureza. E isso é fundamental, porque gera em nós uma profunda paz, e, a seu tempo, tomaremos conhecimento de nosso Salvador.

Nossa paz está no testemunho de nossa boa consciência. Mas como ter paz em nossa consciência se somos pecadores? Cristo veio para os pecadores, e, se não fosse assim, o conhecimento de nós mesmos nos levaria à depressão e ao desespero. O próprio conhecimento da fraqueza que cometemos faz nascer em nós a humildade e a paz verdadeira. Aqui se situam as bem-aventuranças das lágrimas de que falam o Evangelho. Não aquelas lágrimas sensíveis e fáceis que nada exprimem, mas lágrimas profundas do coração, retornos e conversões que nos chamam à humildade e dolorosa mágoa pelas faltas cometidas, à contrição do coração.

No Evangelho, vemos essas lágrimas que Nosso Senhor chamou de “bem-aventurança”: “Felizes os que choram, porque serão consolados” (Mt 5,4). Ainda vemos nesta parte da Bíblia as lágrimas da pecadora perdoada e as lágrimas de Pedro, que negou o Mestre. Essas são lágrimas do coração que você e eu já experimentamos e que Deus quer nos conceder sempre que nos for necessário.

Aproveito para apresentar aqui, como faço em todos os anos no mês de março, um resumo de nosso balanço financeiro, referente ao ano que passou. Obrigado, Senhor! Obrigado, irmãos, por terem nos ajudado a levar o amor de Deus e Jesus a tantas pessoas!

OBS.: Clique na imagem para ver a tabela em tamanho maior.

Wellington Silva Jardim

Cofundador da Canção Nova

Seja um sócio evangelizador, escolha uma das opções abaixo:

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir