29 DE OUTUBRO - DIA DO LIVRO

Palavras que evangelizam

Muito além de ser algo de que goste de fazer, evangelizar, para mim, é parte do meu ser, é minha vocação. É tarefa, que a mim se revelou como dom, algo que descobri como o sentido da minha existência. Levar a Boa Nova está em minha alma e em todas as fibras do meu ser.

Graças a Deus, exerço esse chamado do Senhor de algumas maneiras diferentes, como por exemplo, ao buscar dar um testemunho de vida coerente, nos atendimentos ao ouvir e dar aconselhamento às pessoas, ao ministrar pregações por todo o nosso país e também ao escrever livros e artigos. E em cada uma dessas formas de levar a Palavra de Cristo há um público diferente a ser atingido, cujas necessidades são distintas e as situações específicas.

Tenho um carinho especial e grande apreço por propagar o Evangelho com a ajuda da escrita. Escrever é uma arte e, ao mesmo tempo, uma maneira eficaz de alcançar almas. Por isso, me comprometi a escrever, ao menos quinzenalmente, para nosso portal no canal de formação, e dificilmente recuso uma proposta esporádica, como foi esta do Clube da Evangelização para lhes falar sobre minha experiência de evangelizar com a escrita e com os livros.

mat_29102014_001

Tenho duas obras publicadas pela Editora Canção Nova, que são os livros “Maria, humana como nós” e “As Cinco Fases do Namoro”. Percebo que um livro pode atingir a pessoa – na hora em que ela está disposta a absorver o conteúdo – de forma muito mais expressiva do que ocorreria com outros meios. Quando um leitor pega um livro, inconscientemente ele se desliga do que acontece ao seu redor para ouvir o autor, para se concentrar naquele conteúdo. Existem distrações à volta que podem ser maiores nas outras maneiras de levarmos o Evangelho ao próximo.

Provavelmente, aquele que lê se imagina na situação ou imagina o autor lhe falando frente a frente e, muitas vezes, busca encaixar o que está aprendendo ali com fatos de sua vida. Por isso, muitos dizem que “ler é uma viagem”, literalmente a pessoa embarca nessa aventura.

O livro também dá ao autor a oportunidade de esgotar uma explicação sobre determinado assunto. Por vezes, o tema do qual estou tratando é tão profundo e impacta em tantas áreas de nossas vidas que eu precisaria de um período maior para discorrer sobre toda a riqueza que esse tópico merece. Da mesma forma, numa pregação ou atendimento individual, o fator tempo pode limitar um pouco minha reflexão sobre a amplitude do conteúdo em questão. No livro eu tenho a chance de preparar algo muito mais elaborado, ao qual o leitor poderá recorrer sempre que tiver alguma dúvida posteriormente. Algumas vezes, a cada releitura ele pode compreender um pouco mais do que havia entendido anteriormente, e o conteúdo estará sempre à sua disposição para se recordar dele caso se lembre apenas parcialmente.

Tudo o que escrevemos vem da Palavra de Deus, e a Palavra é Viva. Então, um livro de formação humana e espiritual traz tudo à luz do que é verdadeiro, justo e bom para o ser humano. Por exemplo, em meu livro “As Cinco Fases do Namoro” trato de afetividade, relacionamento, amor e sentimentos, que são realidades inerentes a todos os seres humanos, não somente a nós católicos. Mas, tudo isso é falado de forma cristã, sob a essência d’Aquele que é o Amor, portanto, a fonte de onde realmente devemos buscar como viver um namoro, início de uma família.

O livro também alcança pessoas e situações que nem imaginamos. Tenho recebido relatos de pessoas de outras religiões, que, muitas vezes, não entram em nossos espaços físicos para nos ouvir falando, mas adquirem um produto assim, porque o título as atrai. Filhos que não se mostram muito abertos a ouvir seus pais quanto a uma vida de conversão começam a ver um sentido de vida por intermédio do Evangelho, porque um livro, de título atraente a eles, chegou em suas mãos.

Cada vez mais se faz urgente, nestes últimos tempos, que tenhamos um bom conteúdo para solidificar nossos corações e almas nas coisas de Deus, e também para que possamos ganhar o maior número de almas para o Senhor. As pessoas estão sedentas de Deus, mesmo quando ainda não saibam que é o Altíssimo a quem estão procurando. Precisamos estar bem preparados e formados para transmitir a alegria e a vida contidas no Evangelho.

De minha parte, busco, com afinco, levar a Boa Nova com aquilo que o Senhor me deu como dom e tarefa, e escrever é uma dessas formas. Com a graça de Deus, há anos percebi que a vontade de escrever aconteceu pelo gosto da leitura. Tento ser um bom autor, mas para isso é imprescindível que eu seja um ótimo leitor. A Palavra está na Sagrada Escritura e também nos livros de formação.

Deus abençoe!

Sandro Arquejada

Missionário da Comunidade Canção Nova
Twiiter: twitter.com/Sandroacn
Facebook: facebook.com/sandro.arquejada

Para adquirir os livros do Sandro Arquejada ou demais produtos, acesse: Loja Canção Nova ou pelo telefone (12) 3186-2600.