SPV_210809

O convite de hoje é para sermos homens e mulheres de esperança

Mensagem do padre Fabricio no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 21 de agosto.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Tito 2,11-14.

Padre Fabrício L. de Andrade
Foto: Robson Siqueira

Somos convidados para acolher a graça que nos alcança. Esta Palavra, que meditaremos hoje, o alcança no dia de hoje; a mesma graça chega e toca toda a humanidade.

Somos ensinados pela graça a escolher, mas existem muitas pessoas que têm repulsa da palavra “renúncia”, porque somos treinados a sempre receber, a sempre vencer e ter tudo o que desejamos. De forma que a palavra “renúncia” exige de nós a força de escolher estar com o Senhor. A humanidade tem a liberdade de escolher se quer ou não ser alcançada por Deus.

Assim como sol e a chuva, que cai e alcança a qualquer um, a graça também alcança os membros da nossa família distantes de Deus. Estes também são alcançados e convidados para trilhar esse caminho. “A graça nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver neste mundo com ponderação, justiça e piedade” (Tito 2, 12 ).

Renunciar hoje para nós é sinônimo de escolher estar na presença de Deus, de escolher pelo bem, pois há muitas pessoas fracas se deixando levar pelo sabor das suas paixões, daquilo que têm vontade.

Não é a nossa vontade nem os nossos sentimentos que devem mandar em nós, mas é a nossa escolha pelo bem que deve prevalecer, porque vontade é igual à dor de cabeça: vem, incomoda, mas passa.

A graça nos ensina a viver neste mundo com ponderação, e ponderar é viver de forma equilibrada, é pôr tudo na balança e escolher pelo bem. É “gastar” o nosso tempo escutando, porque quem ouve sabe escolher bem, sabe ponderar. Hoje nós somos convidados para ponderar a nossa vida e para acertar os exageros e desiquilíbrios acelerados pelo tempo.

A proposta da vida cristã não é fugir do mundo, mas sorrir mesmo diante das dificuldades e enfrentá-las como homens de verdade que aprenderam a escolher pelo bem, a ponderar, aprenderam a renunciar às paixões mundanas aguardando a ditosa esperança.

Quando nós perdemos a esperança, perdemos o equilíbrio. As pessoas esperançosas são agradecidas, porque conseguem reconhecer tudo o que chega até elas como Providência de Deus. E toda a cura que recebem é milagre; e quando essa graça não chega, elas são ensinadas a viver com as enfermidades carregando a cruz para a salvação. A pessoas esperançosas sabem lidar com as situações difíceis.

E também existe o outro lado: o desesperado cria uma expectativa tão grande de que as coisas devem ser da forma como ele deseja, que nada está bom para ele; cria a expectativa de que a vida deve ser perfeita, maravilhosa, sem doenças, sem morte, sem problemas, sem dívidas, uma vida de mentira que não existe, uma vida de novela.

Renunciar é abrir mão, é escolher não a nossa vontade, mas aquilo que é certo, porque somos peritos em querer coisas erradas, somos peritos em perder a esperança e criar expectativas, de forma a colocarmos um peso sobre as pessoas. Assim, nada do que elas nos oferecem está bom.

Hoje, esta passagem bíblica quer nos convidar para sermos homens da esperança, homens que acordam para ser visitados pela Providência Divina, mas sem fazer exigências. Homens esperançosos têm o coração generoso e agradecido à Providência mesmo quando recebem pouco.

Padre Fabrício L. de Andrade
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação Célia Grego

Veja wallpaper sobre este mês das vocações

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone