Sorrindo pra vida 24-01-07

O amor é a garantia da fidelidade

Deus quer nos falar neste dia por meio do Evangelho de São João 21,15-19:

.: Trecho do programa ‘Sorrindo pra Vida’

“Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres. Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: Segue-me!”

A Pedro é confiada a missão, ele é a rocha da comunidade no sentido da missão de pastorear o rebanho de Deus, que somos nós. Com tal atitude, Jesus não quer somente recolocá-lo no apostolado, mas restaurar-lhe a confiança, por este tê-Lo negado e O desmerecido. O significado disso é muito mais profundo, pois aparece claramente o contraste entre a fraqueza de Pedro e a missão que lhe é confiada. Ele passa por uma experiência de reconciliação com Jesus, porque é da tríplice negação que surge também a tríplice declaração de amor por Jesus. E como dizia São João da Cruz: “Ao entardecer serás examinado no amor”. Jesus realiza um exame de amor em Pedro e aqui a obra é concretizada.

Pedro é pastor da humanidade por pura graça do Senhor, sua firmeza vem unicamente de Cristo. Somente na humildade é que nós somos firmados no amor, e este apóstolo sabe bem disso, pois experimentou sua fraqueza na hora da negação; por esta razão, ele se coloca humildemente dizendo: “Senhor, tu sabes tudo, tu me conheces inteiramente”. Deus conhece a intenção de nossos corações.

Jesus é o verdadeiro Pastor. Ele chama, conduz e defende as ovelhas d’Ele, dando a vida por elas. E o Senhor, por sua vez, confia as suas ovelhas a Pedro, mas é Ele quem as apascenta na pessoa deste apóstolo. Num serviço total em que não mais importa a vontade dele [Pedro], mas a vontade do seu Senhor .O amor é a garantia da fidelidade. Pedro teve de passar pelo processo de amadurecimento no amor.

O martírio faz parte do destino do pastor, pois este deve estar pronto para a entrega do completo dom de si. O chamado vem de Jesus ressuscitado, e é preciso percorrer a via- crúcis, e Ele vai mostrando isso a Pedro. É preciso seguir o Mestre em plenitude. O que o Senhor faz quando pergunta a Pedro: “Tu me amas?” O Senhor realiza uma profunda cura interior neste apóstolo. Cristo não deseja simplesmente o serviço, mas o serviço no amor, e Pedro queria a salvação pela força. Contudo, o Senhor quer nos curar pela raiz. Por esta razão, este apóstolo teve de ser construído, foi uma transformação íntima, por isso o Senhor deseja dele o amor ágape. No entanto, Pedro responde na sua medida: amor de amigo, afirmando que ele ama Cristo como amigo, e que ainda não tem condições de amá-Lo numa doação total, afirmando isso com humildade. Ele só será capaz de viver a doação total se estiver firmado unicamente em Jesus e não em sua própria fraqueza. O amor ágape só é possível em Jesus. Dê a sua resposta ao Senhor, não a partir de sua fraqueza, mas a partir da graça de Deus em você. Para isso é preciso ultrapassarmos nossas fraquezas. São necessárias fé e humildade para que a missão seja eficaz.

Por que Jesus não escolheu João, que era fiel, e assim permaneceu até o último momento, e escolheu aquele que foi orgulhoso, fraco, presunçoso? Nós temos a tentação de escolher os que são cheios de dons, e o Senhor escolhe Pedro porque quer construí-lo. Ele não quer os que estão prontos, pois Ele mesmo quer nos formar e nos construir. É por isso que São Paulo diz que somente a graça do Senhor lhe basta. Pois é em sua fraqueza que o Senhor se faz forte.

Padre Eliano Luiz Gonçalves
Fraternidade Javé Salvador


.: Acesse o Hotsite Dunga, 15 anos ao vivo

Chegamos aos 62% da nossa campanha do Projeto Dai-me Almas.
Deus lhes pague, e continuamos na luta até o fim deste mês para chegarmos juntos aos 100% na evangelização.


Adquira em nosso shopping:

.: Livro: Retiro Popular 2007, Dom Alberto Taveira Corrêa

Estamos com a “queima” de estoque das agendas Canção Nova, adquira a de 2007 por apenas R$14,70 .