SPV_080208

Não ame este mundo; ame a Deus!

Mensagem de Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 08

A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos, hoje, está em I João 2, 12-17.

.: Ouça esta mensagem.

Márcio Mendes
Foto: Robson Siqueira

“A verdade do mundo passa e tudo o que há nele. Mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (I Jo 2, 17).

Perturbamos nosso coração com a ostentação deste mundo. “Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa, a paciência tudo alcança, a quem tem Deus nada falta, só Deus basta” (Santa Teresa).

Muitos podem se perguntar: Mas o que Deus tem contra o mundo? Ele não está contra o mundo. A natureza fala de Deus, pois nós fazemos parte dela, a maior alegria d’Ele é saber que você vive. O Senhor quer a sua felicidade, quer vida em abundância, e quando se fala do mundo, é a mentalidade e o espírito do mundo que atuam naqueles que são rebeldes a Deus, a concupiscência humana, a cobiça dos olhos e da ostentação da riqueza. Há uma inclinação à alegria mundana e a todos os excessos, e também há um desejo para as coisas belas e de se alegrar com o belo, porque nos dá prazer.

No entanto, todos os excessos não nos fazem bem; não ter controle no sexo, na bebida, na comida, sentindo um prazer, que muitas vezes vira um desequilíbrio, é prejudicial, pois é um excesso, e tudo o que é demais, não é bom. A diferença do remédio e do veneno é a quantidade, pois o remédio em altas doses pode matar. Tudo o que é vivido de maneira descontrolada faz mal.

A cobiça dos olhos acontece quando entra a maldade. É aquela imagem que temos de algo que achamos muito bom e que nos faz pecar. E acaba enchendo até o coração de quem é tomado por esse sentimento. Em todos os sentidos até dos talentos, pela cobiça a pessoa começa a ter inveja, que é pecado.

Pecamos porque não valorizamos os dons que Deus nos deu. Quando temos a cobiça é porque não olhamos para nós mesmos, para as nossas qualidades. Todo cristão tem dons, Deus lhe deu muitos dons. No entanto, muitas vezes, eles [dons] ficam guardados, não afloram por olharmos só os dos outros. Dessa forma, pecamos contra Deus, contra nossos irmãos e contra nós mesmos. Se eu encontro alguém que valoriza o meu dom mais do que eu, é como se este [dom] pertencesse a essa pessoa, porque o dom está em mim, mas é ela que o valoriza.

A mais baixa cobiça é a material, quando desejamos a casa, o carro, os filhos, e tudo que o outro tem. Tudo isso entra pela cobiça dos olhos; contudo esta não foi criada por Deus.

Nós não somos nada, pois todos iremos virar pó, não existe diferença de quem vai se sentar num sanitário de ouro ou de louça, pois ambos vão ter o mesmo fim. “Do pó viemos e para ele iremos voltar.”

Há um risco muito grande de querermos nos ostentar, de nos sentirmos melhores do que o outro – por conta de nossos patrimônios, dons, trabalho, amigos, enfim, por comparações mesquinhas. Mas isso não é de Deus, pois não somos deste mundo.
Graças a Deus, somos peregrinos. Neste tempo em que estamos aqui tudo é efêmero, não nascemos para viver tão pouco assim. Somos da eternidade.

A maioria das pessoas quer repouso porque anseia por descanso; nós queremos vida! Não ame este mundo porque ele vai passar. Tudo neste mundo passa, até os problemas irão passar. Tenha paciência e supere tudo, principalmente seus problemas, quando passarem, você vai ser um vitorioso.

Que pena das pessoas que colocam um humano no lugar de Deus! Pois o homem é de carne e osso, com imperfeições, mas Deus é perfeito. “Feliz o homem que teme o Senhor, e põe o seu prazer em observar os seus mandamentos” (Salmos 111,1). Quem ama este mundo, põe sua confiança nele. Não ame este mundo; ame a Deus que lhe deu todas as coisas. Quem ama o mundo é estéril e lhe resta um grande vazio, que deixa o coração com aqueles afetos de paixão, desilusão, embriaguez. Enquanto estamos ali curtindo é uma delícia: as comidas, os prazeres, as alegrias, no entanto, aquela alegria momentânea deixa o nosso coração vazio. Por outro lado, o amor de Deus não passa e somos sempre revigorados. Porque o amor divino em nós nos faz ressurgir. “Filhinhos, eu vos escrevo, porque vossos pecados vos foram perdoados pelo seu nome” (I João 2, 12).

A minha perdição é o pecado, somente o pecado. Ninguém pode me fazer morrer, a não ser meu pecado, nem o diabo, só o meu pecado.
Não vai ser pelas suas boas obras, mas pela fé que você colocou no nome de Jesus, quem crê em Jesus e O segue é perdoado em todos os seus pecados. No nome de Jesus Cristo encontramos todo perdão, não importando o que tenhamos feito, Ele nos perdoa. Não há pecado que você tenha cometido que Deus não seja capaz de libertá-lo: “Pais, eu vos escrevo, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevo, porque vencestes o Maligno (I João 2,13).

Santa Terezinha do menino Jesus já dizia: “Os demônios encontravam um batizado e eles corriam de medo deles, pois vencestes o maligno”.

Muitas das tentações enfrentadas se desfazem se forem confrontadas com a Palavra. Por isso, coloque seu amor na Palavra de Deus, que é a que vence. Esse amor sustenta, purifica, e de maneira especial na Quaresma iremos rezar com ela em mãos. Deixe Deus o abençoar através da sua Palavra.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Alcançamos 17% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!

.: Nova carinha no Chat do ‘Sorrindo pra Vida’


.: Livro
Práticas de Jejum
Monsenhor Jonas Abib


.: Retiro Popular 2008
“Eu vi o Senhor”
Dom Alberto Taveira


.: Espiritualida
“Combatentes na provação”
Mons. Jonas Abib