Dica de saúde

Início do Verão e seus cuidados

Início de ano estamos todos cheios de planos e as crianças em casa. Muitos pais tiram férias nessa época para aproveitar a companhia da família reunida, mas isso não precisa ser sinônimo de mudança na alimentação. Esse é um dos motivos pelo qual digo que não acredito em dietas e regimes.

As férias são como qualquer período do ano: precisamos nos alimentar com equilíbrio de forma saudável. Nessa época a atenção deve ser redobrada no consumo de legumes, verduras e frutas. Elas são as fontes de vitaminas e minerais indispensáveis para manter a vitalidade principalmente nas férias.

Você nunca se perguntou porque os legumes e verduras tem poucas calorias? É porque precisamos comer bastante! Deus é coerente! Lembre de incluir uma salada de folhas verdes em todas as refeições.

Comece com ela e por favor: variedade. Mesmo que você só goste de alface existem 5 tipos diferente (uma para cada dia da semana).

Comendo uma bela salada antes do almoço e jantar você facilita o trânsito intestinal e suas boas bactérias do nosso “segundo cérebro” agradecem (dediquei um capítulo inteiro sobre Intestino: Nosso Segundo Cérebro no livro Tudo Posso, Mas Nem Tudo Me Convém – dele depende nossa saúde ou nossa doença). Evitar frituras é fundamental no seu dia a dia e das crianças.

Ideal é investir em alimentos ricos em fibras e proteínas de boa qualidade. Uma proteína que criança adora e é considerada padrão ouro é o ovo. Colocá-lo numa refeição você já contempla a proteína daquele momento, lembrando que até 2 ovos por dia não temos problema de aumento de colesterol. Esse assunto já foi extensamente falado no Programa +Saúde (rádio e TV Canção Nova).

Gosto também de levar ovos cozidos na minha sacolinha térmica que chamo de “guarda-chuva nutricional”. Nunca saio de casa sem ela. Fotografei a minha para vocês verem como é prática!

Arquivo

A garrafinha ao lado é de vidro revestida de silicone e comprei nos Estados Unidos. Por aqui o jeito é comprar garrafas de água mineral de vidro com tampa de rosca e usar para transportar os líquidos ou uma garrafinha térmica. Coloco na minha sacola térmica frutas, barrinhas de gergelim que não tem glúten, fatias de coco fresco, água de coco e ovos cozidos. Nada melhor que eles para matar a fome da tarde durante um passeio. Para as crianças lembre dos ovos de codorna.

Arquivo

Para não cair na tentação de comer qualquer coisa na rua (e nunca tem nada saudável, reparou?) recomendo também levar algumas castanhas do Brasil (se conseguir comprar na própria noz e descascar seria espetacular pois estão intactas, sem presença de fungos), amêndoas e nozes. São as melhores, além de boa fonte de um aminoácido (aquela menor porção da proteína) chamado de triptofano que ajuda na fabricação de serotonina. Vai melhorar o humor da família e ajuda a dormir bem.

Claro que nada impede que você compre algumas coisas na rua. Se for escolher sorvete prefira sempre aqueles feitos a base de água (nada de leite !) que são mais saudáveis e ajudam a hidratar. O meu favorito é de limão. Para beber nada melhor do que água. Lembre que suco de fruta é muito calórico. Costumo dizer no consultório que se Deus quisesse que comêssemos frutas na forma de suco já as disponibilizaria dessa forma nas árvores como ele fez com o coco. Frutas melhor comê-las do que bebê-las.

Boas férias.