SPV_060208

É preciso morrer para renascer

Mensagem de Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 06

A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos, hoje, está em Mateus 3, 7-12.

Márcio Mendes
Foto: Robson Siquera

Quando ouvimos a Palavra de Deus é o próprio Jesus nos falando. Ela nos refaz e transforma quando abrimos nosso coração, dessa forma, somos renovados pela força divina que nos preenche dando-nos um novo ardor para sermos novos.

A voz de Deus – que é a Palavra – toca dentro dos nossos corações, comovendo-nos e levando à conversão, porque a salvação entrou em nossa vida.
Não basta dizer ‘Jesus Cristo é o Senhor’. É muito fácil usar uma camiseta de Maria ou Jesus, uma cruz no pescoço, um anel de terço. É preciso buscar uma verdadeira e profunda conversão, a qual é revelada pelos frutos. “Dai, pois, frutos de verdadeira penitência” (Mateus 3, 8).

Hoje é Quarta-feira de Cinzas. Ela é colocada em sinal de cruz em nossa fronte para nos lembrar que somos pó e ao pó iremos voltar. Ninguém fica para semente, todos passam pela morte.

A Palavra de Deus nos recorda do dia da morte, do dia em que iremos nos apresentar a Deus: “Lembra-te do teu fim e abandona os teus pecados, lembra-te de que irás te apresentar diante de Deus”. Quando morrermos, alguns serão cremados, outros, enterrados, mas iremos todos virar pó, pois tudo vira cinza.

Jesus nos toca com o Espírito Santo, que é fogo porque é santo. Deus é um fogo devorador, porque é santo. Esse fogo faz morrer em nós o homem velho. Ele nos transforma e, ao mesmo tempo em que somos transformados, nós nos libertamos de nossos vícios e pecados, do homem revoltado, nascendo uma nova criatura.
Deus nos faz cair para levantarmos, fere, mas cura a ferida. Deus fere o pecado para salvar a nossa vida, assim como uma ferida que precisa do remédio, que dói, mas é necessário para curar.

Quando um pai ama seu filho faz o necessário para curá-lo, e é melhor que ele passe pelo sofrimento do que pela morte. Quantos pais vêem seus filhos agonizando pelo vício das drogas e os que são drogados brigam com eles. E muitos pais os prendem e os amarram para que se livrem do vício. Muitas vezes, os encontram caídos no chão. E como é difícil ver seu filho sofrendo! A abstinência da droga e do álcool, para quem é viciado, é uma fase muito difícil de viver, mas depois de passarem por tudo isso, sofrendo, eles renascem e se libertam.

Deus quer atear um fogo que purifica nossa natureza. Quando oramos ‘Vinde, Espírito Santo e renove a face da Terra’, Ele vem atear fogo sobre nós. Como eu gostaria que esse fogo já estivesse aceso no seu coração! Na Palavra, no livro de Números, diz que tudo deve ser purificado, as coisas da vida devem passar pelo fogo.
Deus quer arrancar do seu coração a escória dos vícios, quer nos incendiar e reduzir as cinzas de todo pecado. As coisas preciosas da vida são purificadas com o fogo.

Dunga nos diz sobre a experiência na fundição, na qual a pessoa que vai purificar o ouro tem o ponto certo para a purificação. O ouro é extraído da natureza bruta e precisa ser fundido, purificado. Quando o encontramos, ainda está cheio de impurezas, e precisa ser colocado na fornalha com uma chama em altíssimo grau. O interessante é que o ponto da fundição acontece quando o ouro fica parecido com um espelho e quando reflete o fundidor é hora de tirá-lo da fornalha. Quando aquele homem vê seu rosto é como se ele renascesse depois das provações, tornando-se um homem novo, assim como o ouro.

Nós temos medo de perder o que já estamos acostumados a fazer, os pecados nos causam prazer muito rápido; temos medo de perder o dinheiro, o poder, a fama e muitas vezes não queremos perder o que já fazemos. É preciso morrer para renascer. Não tenha medo de morrer para as coisas do mundo; elas nos amarram e, muitas vezes, parecem bonitas, mas na realidade não são, são efêmeras e nos levam à morte. Não queira a fama do mundo, do príncipe do mundo. Às vezes, nós temos medo de perder alguma coisa que o mundo nos deu, mas não tenha medo de ganhar as coisas que Deus tem para você.

Deus quer lhe dar o poder de oferecer frutos de conversão por onde passar. Nos seus caminhos, espalhe as bênçãos de Deus e muitos serão ressuscitados.
Para isso, é preciso decisão. Quando São Paulo passou em Éfeso, havia muita bruxaria e feitiçaria por lá, e quando foram tocados pelo Espírito Santo pegaram todos os livros [do mal] e os queimaram. Eram livros muito caros, mas quando encontraram Jesus Cristo pegaram tudo de mais precioso e atearam fogo. Queimaram seus vícios adquiridos pela opção do passado e manipulação do sobrenatural, como a feitiçaria, bruxaria, magia, e queimaram tudo oferecendo a Deus.

O que você quer oferecer a Deus neste tempo de Quaresma?

O Espírito Santo vai nos purificar, e nós escolhemos passar pelo fogo que purifica, para que um dia não passemos no fogo do juízo eterno, do inferno.
Você quer entrar nesse fogo do Espírito Santo e ser purificado? Pois podemos ser purificados do fogo do inferno através do fogo do Espírito. Que entre em nós a vontade de viver a verdadeira felicidade, a verdadeira alegria de sermos santos e de Deus sempre.

Que esta Quaresma comece a plenos vapores de santidade! Que seja a melhor de sua vida!
Estamos entrando neste tempo quaresmal para morrer para as coisas do mundo, mas sairemos no domingo de Páscoa ressuscitados. Graças a Deus!

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

.: Nova carinha no Chat do ‘Sorrindo pra Vida’


.: Livro
Práticas de Jejum
Monsenhor Jonas Abib


.: Retiro Popular 2008
“Eu vi o Senhor”
Dom Alberto Taveira


.: Espiritualida
“Combatentes na provação”
Mons. Jonas Abib