Clube da Evangelização

Dom Bosco, a inspiração de uma alma jovem

A Igreja ressalta que Jesus suscitou São João Bosco como “educador e pai dos adolescentes”. Foi enorme o seu trabalho em favor dos jovens durante a sua vida, e continua a sê-lo ainda hoje, naquelas obras que foram impulsionadas pelo seu espírito.

Se Dom Bosco, tal como é universalmente conhecido, empenhou-se tanto na formação humana e espiritual dos jovens, começando pela cidade de Turim, é porque ele próprio tinha a alma jovem. Dessa juventude de alma decorreu toda a sua tarefa de apóstolo e a sua pregação.

Este pode ser o apelo que, hoje, a Igreja nos dirige, pois todos nós, independentemente da idade, devemos ter sempre alma jovem. Convem, portanto, que examinemos em nós traços positivos que caracterizam a juventude em todas as épocas.

Pode-se dizer que a juventude é, sobretudo, “um crescimento que traz consigo a integração gradual de tudo aquilo que é verdadeiro, bom e belo”.

A juventude – tanto a física como a do espírito – pressupõe uma abertura para o crescimento nos grandes valores transcendentais do ser humano. Ser jovem é saber aderir, com firmeza, ao que é verdadeiro, ainda que isso implique um sacrifício pessoal ou a ruptura com esquemas mentais deteriorados. É ter ânsia daquilo que é bom, é amar, sinceramente, o que é belo, na natureza, no homem e, sobretudo, em Deus.

Arquivo

Dom Bosco quis mudar um mundo que ele percebia não ser cristão como poderia ser. Para isso, procurou empregar todos os meios humanos ao seu alcance, sobretudo, os sobrenaturais. Por isso, sobressai, na sua alma jovem, cheia de ideais, uma profunda confiança em Deus.

A alma jovem se apoia, com confiança, nos braços fortes de Deus, que é Pai, acompanhada e auxiliada pela bondade divina; e sabe que a Igreja e o mundo não estão à deriva, mas são guiados, a bom porto, pela vontade de Deus.

Perguntemo-nos se o auxílio divino tem sido uma luz forte que ilumina o equacionamento das coisas da nossa vida, se olhamos para o mundo e enfrentamos as nossas responsabilidades com confiança, porque sabemos que Deus nunca nos abandona quando caminhamos à luz dos Seus preceitos e apoiados na força da oração e dos sacramentos.

Sabemos, além disso, que contamos com o amparo maternal de Maria Santíssima. A confiança de Dom Bosco, no seu auxílio, foi exemplar. Quando estava empenhado na construção de uma casa para meninos desamparados, a sua mãe fez com ele notasse as dívidas que estava contraindo. O santo a serenou, dizendo: “Maria, minha Mãe do céu, é riquíssima, muito poderosa e bondosa. Por que não haveria de confiar nela plenamente? Ela pode ajudar-me, quer ajudar-me e vai ajudar-me”. E assim foi.

Diante desse contexto, percebemos a grande importância de Dom Bosco na vida da Canção Nova. Primeiramente, pelo fato de o fundador da comunidade, monsenhor Jonas Abib, ter sido da ordem dos Salesianos de Dom Bosco. Isso fez com que a Canção Nova tomasse alguns rumos para colocar em prática os ensinamentos do santo. Como exemplo disso, temos o Instituto Canção Nova, que, em 2014, completará 16 anos. A pedagogia de Dom Bosco se faz claramente presente em todo o Instituto, ou seja, formar homens novos para um mundo novo.

Dom Bosco salientava que, para ocorrer uma mudança de mentalidade, é preciso que se comece pelos jovens, pois é o meio mais fácil. Outro ponto importante da vida de Dom Bosco, que está presente na Canção Nova, é que visamos “prevenir” os males, “preservar” a juventude com inteligente compreensão, adaptarmo-nos às exigências, ao discernimento, à confiança, à caridade e à alegria.

Dom Bosco, educai-nos para a santidade!

Padre Toninho

Membro e Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Evangelize conosco:

Boleto Bancário

Débito Automático

Conheça outras formas de contribuição