Sorrindo 09/08/2010

Deus não trabalha na sujeira e na maldade

Mensagem de Wellington Jardim no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 9 de agosto de 2010.
Wellington Jardim – Eto
Foto: Wesley Almeida

É preciso abrir o coração para ser lavado na confissão. Peça misericórdia a Deus.

“Podeis irar-vos, contanto que não pequeis. Não se ponha o sol sobre vossa ira, e não deis nenhuma chance ao diabo. O que roubava não roube mais; pelo contrário, que se afadigue num trabalho manual honesto, de maneira que sempre tenha alguma coisa para dar aos necessitados” (Efésios 4, 26-28).

A ira nasce por pequenas coisas, é necessário ter autocontrole. Para que roubar? Ter a ganância? Reservar? Iremos morrer e nada se leva desta terra. Não roube! Precisamos do trabalho honesto e da ajuda para os necessitados. Viva o presente, o que lhe sobrar doe ao seu irmão necessitado.

“De vossa boca não saia nenhuma palavra maliciosa, mas somente palavras boas, capazes de edificar e de fazer bem aos ouvintes” (Efésios 4, 29). Como é ruim escutar palavrões, anedotas e piadas destrutivas; isso acaba com a nossa vida. O quanto antes sairmos pecado, tanto antes e melhor seremos conduzidos por Deus.

Precisamos proclamar palavras boas, as que edificam. As palavras: “Eu te amo!” e “Eu sou de Deus” são dificilmente pronunciadas. Falta-nos a coragem para dizer: “Eu sou de Jesus”, temos vergonha de andar com a Palavra de Deus nas mãos.

“Desapareça do meio de vós todo amargor e exaltação, toda ira e gritaria, ultrajes e toda espécie de maldade. Pelo contrário, sede bondosos e compassivos, uns para com os outros, perdoando-vos mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo” (Efésios 4, 31-32).

Deus não mora no barulho. Do mesmo modo que estamos acostumados com o bem, também estamos com o mal. É prazeroso levantar a autoestima das pessoas, isso faz bem para quem oferece ajuda e para quem a recebe. Faça com que as pessoas sonhem para a realidade, incentivando-as.

Reconheça os erros do passado e os coloque sob a luz. Não haverá reconciliação com Deus se o meu interior estiver repleto de entulho, de lixo. O Senhor não trabalha na sujeira, na gritaria, na ira, no ultraje e na maldade. O seu interior precisa estar cada vez mais limpo, pois o Espírito Santo precisa trabalhar em você, esta é a vontade d’Ele.

A luz de uma vela de má qualidade diminui aos poucos, pois não é uma cera pura. Precisamos ter a “vela pura”, isto é, ser puros de coração, não enxergar maldade e as misérias.

Reconheça o erro, e se precisar, faça como Davi, se jogue por terra e diga: “Meu Deus, eu não valho nada, minha vida é um nó.” Nossa vida precisa ser um eterno reconciliar-se.

Reconciliar-se com Deus é se reconciliar com seu irmão e ser transparente para com os outros. Ao nos reconciliarmos com nossos irmãos, automaticamente ocorre nossa reconciliação com Deus. Os fardos estão em nosso interior, confesse a Deus e peça que Ele o lave.

Para se livrar da culpa, peça a Deus um novo coração, assuma os erros e as faltas e peça a misericórdia do Senhor.

Qual o fundo do seu “poço” neste dia? Pode ser algum vício que é necessário ser tirado do coração. Deus “não deixa ninguém na mão”, a cada dia Ele nos concede Sua misericórdia. Você está sofrendo? Você está doente? Peça a reconciliação e a vontade de estar com o Senhor. Tenha a coragem de pedir a misericórdia de Deus.

Wellington Jardim
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Thaís Capucho

.: Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivo móvel

Confira outros programas Sorrindo pra Vida

Eto evangeliza através do twitter.com/etoCN

.: Saiba mais sobre o missionário Márcio Mendes

.: Blog do Márcio Mendes

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes

.: Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto

.: Revista Canção Nova de julho de 2010