Calendário do Bem 2013

Conheça mais sobre a Comunidade Bethânia

A Comunidade Bethânia é a instituição beneficiada pelo Calendário do Bem neste mês. Comunidade que nasceu de um desejo que o Espírito Santo colocou no coração do saudoso padre Léo, em razão de sua própria experiência como dependente químico e, mais tarde, como sacerdote, quando trabalhava no Colégio São Luiz, em Brusque (SC), atendendo diariamente muitos jovens que buscavam nas drogas a solução para seus problemas.

Ao atender esses jovens padre Léo viu crescer a necessidade de um trabalho metódico, num lugar apropriado, pois era impossível continuar com essa tarefa nas dependências do colégio. Muitos pais de alunos, preocupados com o contato de seus filhos com os dependentes químicos e marginalizados que procuravam o colégio e a capela, começaram a se opor ao trabalho desenvolvido pelo sacerdote.

Arquivo

Por essa razão, ao partilhar sobre a necessidade de ter um lugar adequado para essa missão e a importância desse trabalho com várias pessoas amigas, muitas destas se dispuseram a ajudá-lo, principalmente na doação do terreno. Assim, no dia 12 de outubro de 1995 nascia a primeira casa em São João Batista (SC).

Bethânia não é um centro de recuperação de drogados nem uma clínica onde se internam pessoas para tratamento, Bethânia é uma “comunidade de acolhimento”, como sempre afirmou seu fundador. Para viver nos “recantos”, como são chamadas as casas de acolhimento da comunidade católica, é absolutamente fundamental a liberdade plenamente manifestada. Isso significa que o recanto não acolhe pessoas que venham sob qualquer forma de pressão. O acolhido é livre para sair a qualquer momento. Por intermédio do diálogo constante, sereno, sincero e fraterno, os missionários dessa obra procuram trabalhar as áreas dos jovens acolhidos de que mais necessitam de ajuda. A participação e o apoio da família são essenciais para a restauração de cada um. Em cada recanto, os responsáveis pelo acompanhamento diário dos “filhos e filhas” (como carinhosamente eram chamados pelo padre Léo) são os consagrados e discípulos que lá residem. Todo o atendimento em Bethânia é totalmente gratuito e isso inclui o trabalho de todos.

São acolhidos por essa obra aqueles que se adaptam às seguintes condições:

– É preciso ter liberdade plenamente expressa e manifestar o desejo de entrar na comunidade.
– Assumir o compromisso de que, nos cinco primeiros meses, não são permitidas visitas aos familiares e nenhuma outra espécie de compromisso fora do recanto.
– Os problemas pessoais (jurídicos, penais, financeiros e tratamentos demorados de saúde ou odontológicos) devem ser resolvidos anteriormente ou somente nos dias reservados para as visitas mensais (a partir do quinto mês de vida na comunidade).
– Obedecer e respeitar as normas práticas e o regimento de cada recanto.

“A espiritualidade é decorrência do carisma. Espiritualidade significa o nosso jeito de ser segundo e seguindo o Evangelho […]. Procuramos viver a espiritualidade do amor. É preciso reconhecer e experimentar o amor íntimo e profundo que Deus tem por nós e, a partir desta experiência, procurar responder concretamente a este amor. Desta forma, nossa espiritualidade se expressa em nosso jeito de viver, de amar e de trabalhar pelo Reino de Deus […]. Todo o nosso carisma e toda a inspiração para o nosso trabalho podem ser ainda sintetizados: acolher cada um como o próprio Cristo!” (Frase extraída do livro “Viver Bethânia” de padre Léo).

Os maiores desafios enfrentados pela Comunidade Bethânia são:

– O crescente número de pessoas com dependência química e depressão.
– A necessidade de uma ação concreta de promoção social e um sério trabalho visando a transformação da sociedade.
– A necessidade de um ambiente apropriado para a retomada de vida por meio da pregação de retiros espirituais e cursos que ajudem na redescoberta de um novo sentido para a vida.
– Pessoas que realmente queiram se doar pela obra.

De acordo com Tatiana, membro da comunidade, existem muitas histórias para contar, mas a que mais a marcou foi quando uma moça, que iria cometer aborto, foi acolhida a pedido de padre Léo e a criança foi salva. Hoje ela está com 8 anos e vive com a família.

Para a Comunidade Bethânia, participar da iniciativa do Calendário do Bem 2013 é uma grande experiência da Providência Divina, pois, graças às orações e doações dos sócios e evangelizadores da Comunidade Canção Nova, eles realizarão a reforma da casa dos homens do Recanto de Lorena (SP).

Faça seu Algo a Mais com o boleto de dezembro do Calendário do Bem e ajude a Canção Nova nesta reta final dos 100% pela evangelização e por uma nova chance para todos os atendidos pela Comunidade Bethânia. Transforme sua doação no sorriso de quem já deu o primeiro passo.

Calendário do Bem
Sua fé transformando vidas.
Sua ajuda fazendo o bem a mais pessoas.

Evangelize conosco:

Boleto Bancário

Débito Automático

Conheça o Hospital de Câncer de Barretos

Conheça outras instituições beneficiadas pelo Calendário do Bem