Canção Nova

Comemoração da canonização do Padre José de Anchieta

Estamos em festa! Padre José de Anchieta, beatificado em 1980 pelo Papa João Paulo II, será declarado santo pelo Papa Francisco, no Vaticano. Considerado o “Apóstolo do Brasil”, foi ele quem trouxe os valores cristãos para os índios do nosso país e a todos os demais habitantes de nossas terras com os quais ele tinha contato.

:.Dom Damasceno e Dom Odilo comentam canonização de José de Anchieta.

José de Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534, em Tenerife, Ilhas Canárias na Espanha. Com 17 anos, ingressou na Companhia de Jesus, em Portugal, e dois anos depois embarcou com destino ao Brasil, na comitiva de Duarte da Costa, para catequizar os índios.

Ele foi um padre jesuíta espanhol que pregou o Evangelho e levou a Palavra de Deus para muitas pessoas no Brasil durante a segunda metade do século XVI. Também era teatrólogo, historiador e poeta.

Suas principais realizações em solo brasileiro foram:

– Catequizou índios brasileiros no século XVI, na região da atual cidade de São Paulo.
– Foi um dos fundadores da cidade de São Paulo.
– Participou da fundação do Colégio de São Paulo.
– Defendeu os índios brasileiros das tentativas de escravização por parte dos colonizadores portugueses.
– Lutou ao lado dos portugueses contra os franceses estabelecidos na França Antártica.
– Dirigiu o Colégio dos Jesuítas, no Rio de Janeiro, entre os anos de 1570 e 1573.
– Foi nomeado, em 1577, Provincial da Companhia de Jesus no Brasil.

Arquivo CN

Aproveitando este momento tão importante, principalmente para o Brasil, o DAVI (Departamento de Audiovisuais) traz a você a pregação do padre Paulo Ricardo, em CD e DVD: “Ide, sem medo para servir”, na qual o sacerdote destaca a importância do Padre José de Anchieta desde o início da colonização no Brasil. Durante a pregação, ele recorda o discurso do Papa Francisco em sua visita ao Brasil, no qual ele diz que não devemos temer de pregar a Palavra de Deus, e foi isso que fez José de Anchieta, ainda jovem, ao se propôr a vir para o Brasil e aceitar o desafio de catequizar os índios.

Como relata padre Paulo Ricardo: “Ele chegou ao Brasil com 19 anos, como seminarista e, então, começou logo a catequizar os índios e a fazer peças de teatro, em tupi, para que os índios pudessem ser evangelizados”. Afirmando: “O Cristianismo é o melhor e maior investimento que um país deveria fazer. A Igreja, sim, faz um bem imenso para a sociedade, porque educa-a nos valores cristãos”.

Adquira esta pregação e conheça os valores que Padre José de Anchieta pregou por onde passou: o respeito, a fé, o temor às coisas do Alto e a importância de preservarmos e ensinarmos os valores cristãos às nossas famílias.

Que não sejamos influenciados pelo pecado, pelos antivalores pregados pela sociedade em que tudo é normal e nada é errado.

São José de Anchieta, rogai por nós!

Veja também:

Companhia de Jesus celebra canonização de José de Anchieta

Evangelize conosco:

Boleto Bancário

Débito Automático

Conheça outras formas de contribuição