SPV_170809

As nossas escolhas precisam ser feitas no alicerce divino

Mensagem do padre Fabrício no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 14 de agosto.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Eclesiástico 22,19-23.

Padre Fabrício L. de Andrade
Foto: Robson Siqueira

O homem sensato sabe escolher e trilhar um caminho de amadurecimento de suas escolhas. Se a decisão é bem amadurecida e se o alicerce for bem preparado, podem vir chuvas e terremotos que o alicerce continuará firme.

Ouça:. Podcast do programa Sorrindo pra Vida

Se não há alicerce, qualquer coisa nos derruba: desânimo, tristeza, sofrimentos, problemas ou situações que são inevitáveis. Mas se temos alicerce, passamos pela tempestade e permanecemos em pé. Vamos enfrentar as dificuldades, mas temos um porto seguro que vai sendo construído através desse coração firmado por uma decisão bem amadurecida.

Já comeu banana verde? Se a comermos antes do ponto, fica um ‘gosto apertado’ na boca. Assim são, muitas vezes, as amizades e os relacionamentos em casa, porque não esperamos o tempo da pessoa amadurecer e acabamos ficando com um gosto amargo na boca. Quantas escolhas erradas para a construção de relacionamentos! No nosso dia a dia, muitas escolhas são erradas, porque não esperamos o tempo certo; a escolha era até boa, mas não era o momento oportuno.

Todo mundo precisa escolher. Você escolheu o seu trabalho, sua vocação, sua esposa (o), seus filhos… A nossa vida é feita de escolhas, mas tem muita gente fugindo e se escondendo por medo de escolher. Nós não temos que ter medo de escolher, mas de fazer escolhas erradas. Nós precisamos escolher e firmar para ter um alicerce firme, porque depois que as vigas estão firmadas, para levantar as paredes e o telhado é muito fácil, é só ir preenchendo.

Acontece é que muitas vezes damos mais valor ao acabamento da nossa vida e nos esquecemos do essencial. Não adianta pensarmos na decoração, porque aquilo que enfeita pode cair da parede.

Tenho um lugar de alicerces firmes para lhe apresentar: a Igreja Católica Apostólica Romana. Ela não vai lhe garantir que você não terá problemas, que não pagará as suas contas, que nunca mais ninguém vai morrer ou que o sofrimento não vai mais bater à sua porta, mas é a Igreja que vai lhe garantir que todas as vezes que essas coisas acontecerem, você vai ter um lugar para se firmar.

Nós estamos no mês das vocações e não se constrói uma vocação pelos enfeites dela, mas pelos alicerces. É muito bonito se encantar com a beleza da vocação, mas toda vocação é provada e precisa ser aprovada pela firmeza e pela decisão que é feita no dia a dia. É assim que nós amadurecemos e provamos a firmeza do nosso alicerce. A perseverança amadurece a decisão.

A diferença entre um adulto e um inconsequente é a capacidade de arcar com as consequências da decisão que tomou. Decidir, escolher qualquer um decidi, mas nos iludimos pensando que liberdade é escolher o que quer, como quer e quando quer. Nós somos livres para escolher? Somos. Mas precisamos ser responsáveis para arcar com as consequências.

Nenhum daqueles que escolheu Deus como alicerce ficou decepcionado.
Quantas escolhas teremos de fazer hoje? São muitas e ninguém vive sem decidir. O que não podemos é ter um coração tolo. Não é fácil sorrir pra vida, mas quer o segredo? Tenha os pés sob um alicerce firme, porque vem o vento e nos faz chorar e ter medo, mas não nos deixa desistir, porque os nossos pés estão sob alicerce firme, e mesmo que sejamos abalados, nós sabemos que o nosso alicerce garante a nossa segurança.

Padre Fabrício de Andrade
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação Célia Grego

Veja wallpaper sobre este mês das vocações

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé