WEBJORNALISMO CANÇÃO NOVA

Jornalismo a serviço da vida e da esperança

“É importante a atenção e a presença da Igreja no mundo da comunicação, para dialogar com o homem de hoje e levá-lo ao encontro com Cristo: uma Igreja companheira de estrada sabe pôr-se a caminho com todos. Neste contexto, a revolução nos meios de comunicação e de informação são um grande e apaixonante desafio que requer energias frescas e uma imaginação nova para transmitir aos outros a beleza de Deus” (Trecho da mensagem do Papa Francisco no 48º Dia Mundial das Comunicações).

Comunicar e informar é o objetivo principal da equipe de WebJornalismo do Portal Canção Nova.  Dialogar com o homem moderno e informá-lo sobre fatos importantes referentes ao mundo e à Igreja, com um olhar de fé e esperança, é o objetivo do noticias.cancaonova.com, cujo início se deu em 25 de novembro de 2000. Coordenado por Kelen Galvan, o canal tem a colaboração de Luciane Marins, Jéssica Marçal, André Cunha e Monique Coutinho, unidos pelo compromisso de revelar a verdade dos fatos sem sensacionalismo, assumem o desafio de trazer diariamente notícias sobre a Igreja e o mundo.

webjornalismo_capanoticias

layout site noticias.cancaonova.com

 

Há três anos atuando como jornalista do site do noticias.cancaonova.com, Jéssica Marçal partilha com você, internauta, como é levar informação pela rede mundial de computadores.Confira: 

Clube: Existe alguma diferença entre o jornalismo televisivo e o jornalismo para a web?
Jéssica:
Sim. O jornalismo para a web é marcado pelo imediatismo, muito mais que a televisão. Normalmente, um assunto factual que as pessoas veem nos telejornais à noite ou até mesmo à tarde já foi noticiado logo cedo na internet, em sites ou redes sociais. Isso porque o jornalismo digital procura alcançar quase que uma cobertura “em tempo real”, fato a fato, divulgando as informações assim que os fatos acontecem. Contudo, um fator que anda ao lado da velocidade é a credibilidade. De nada adianta dar uma informação rapidamente se ela for imprecisa ou até mesmo falsa. Às vezes, a busca excessiva pela velocidade pode levar a erros que prejudicam a credibilidade do veículo, até mesmo de forma irreparável.

Além disso, outro diferencial [entre os dois tipos de veículos de comunicação] é o espaço praticamente ilimitado da internet para trabalhar com a informação. Ao passo que na televisão há um tempo cronometrado para uma reportagem dentro de um telejornal – coisa de 1 minuto e meio, dois minutos – na web essa limitação tão demarcada não existe, o que dá mais liberdade ao profissional para explorar o assunto. Claro, há recomendações para um texto curto, claro e objetivo na internet, mas o universo hipermidiático, que engloba hiperlinks, imagens, áudios, vídeos, texto, estabelecendo uma harmonia entre todos esses elementos, faz toda a diferença para uma notícia/reportagem. Isso pode, inclusive, trazer detalhes que, por questão de tempo/espaço, a televisão não conseguiria dar.

Um ponto que se assemelha entre o jornalismo televisivo e o digital é a linguagem: ambas marcadas por um tom mais informal, com vocabulário simples e construção de frases mais curtas para facilitar a compreensão. Além disso, como já foi dito, a credibilidade é um ponto comum: é preciso primar pela veracidade e qualidade da informação, seja na TV seja na internet.

Clube: Como é comunicar a notícia em um veículo de comunicação católico?
Jéssica: É um desafio e, ao mesmo tempo, um diferencial. Nem sempre um veículo de comunicação católico vai se debruçar sobre determinados assuntos de interesse da mídia secular, mesmo porque o veículo católico tem o compromisso com a evangelização, isso constitui seu ponto forte. Em se tratando de jornalismo, é preciso, sim, informar as pessoas sobre o que acontece no Brasil e no mundo, em sua realidade cotidiana, assuntos de economia e política, saúde, cidadania, comportamento, mas com uma abordagem diferenciada, sob uma perspectiva que leve, muito mais que informação, a mensagem do Evangelho. Por isso é um desafio e, ao mesmo tempo, um diferencial em relação a outros veículos.

Clube: Algum fato marcante que gostaria de compartilhar com os sócios evangelizadores?
Jéssica: Um trabalho marcante que tivemos no WebJornalismo Canção Nova foi a cobertura da renúncia de Papa Emérito Bento XVI e, consequentemente, do conclave que elegeu o Papa Francisco (fevereiro-março de 2013). Soubemos da notícia logo cedo, em plena segunda-feira de carnaval, a equipe nem estava completa, já que tínhamos um feriado prolongado. Logo começou a correria, quem estava de folga veio para a redação. Eu estava trabalhando nesse dia, sairia na hora do almoço, mas dobrei o horário para suprir a necessidade de trabalho. Fomos tomados pela surpresa, mas não tivemos muito tempo para pensar nisso, já que sabíamos que o público teria vários questionamentos e tínhamos que dar informações precisas e de forma rápida.

Então foi um trabalho de equipe, trabalho duro de apuração, muita pesquisa, entrevistas com várias fontes para poder reunir o máximo de informação possível para o público. Foi um momento em que lidamos com muitas especulações, muitas informações chegando o tempo todo e de todos os lugares, então houve uma grande necessidade de discernimento também, para trabalhar sempre com a informação correta. Tivemos que enviar uma equipe para Roma e mantínhamos contato direto com os que para lá foram.

Depois da eleição, houve mais trabalho ainda para acompanhar o ritmo do Papa Francisco, uma grande riqueza para a Igreja, sempre tão ativo que surpreendeu a imprensa e os fiéis, em vários momentos (e faz isso até hoje!). Então foi um trabalho árduo, mas muito positivo. Foram vários detalhes e situações vividas, mas, de forma geral, foi muito gratificante ter participado desse momento podendo ajudar o público a se manter informado acerca desse acontecimento que marcou não só a história da Igreja, mas do mundo.

Clube da Evangelização
Sua fé transformando vidas!

Ser transparente e levar a verdade ao público é a missão do Departamento de Jornalismo da Canção Nova. Tudo isso é possível graças a você que é da família Canção Nova. Rezemos por todos os comunicadores para que possamos ser anunciadores da paz, da justiça e da verdade! Parabéns Equipe de Jornalismo Canção Nova.

A informação chega a muitos corações diariamente, porque você acredita nesta obra de evangelização e faz com que a notícia da Boa Nova alcance a muitos. E você que ainda não é um sócio, torne-se um sócio evangelizador e nos ajude nesta missão.

E convidamos você, que visita o nosso site, a acessar nesta quarta-feira, 8 de abril, o portal cancaonova.com. Foi preparado um novo layout exclusivo para você! Confira essa novidade.