FELIZ PÁSCOA

Páscoa, o ressuscitar de um novo tempo

Olá, querido sócio! Feliz Páscoa! Alegria ter você aqui conosco nesta data tão especial.

Chegamos à principal festa do calendário cristão, contudo gostaria de recordar com vocês a Quaresma, tempo riquíssimo de graças espirituais que acabamos de viver. Tivemos quarenta dias para nos preparar, assim como nos desafiou o Papa Francisco, para vivermos a renovação e não cairmos na indiferença nem no fechamento em nós mesmos.

05042015_Ana Paula Guimarães_Páscoa

“Cristo ressuscitou, Aleluia!” / Foto: Arquivo CN – cancaonova.com

Desde a celebração de Quarta-feira de Cinzas, passando pelos apelos à vivência do jejum, da partilha e da penitência, tudo isso nos preparou para o dia de hoje. Também durante a Quaresma, em todas as dioceses do mundo, aconteceu a iniciativa ‘24 horas para o Senhor’, você se lembra? Promovida pelo Conselho Pontifício para a Nova Evangelização este dia nos deu a oportunidade de despertarmos para a necessidade da oração e para os momentos de espiritualidade, confissões, anúncio do Evangelho e vigílias em toda a Igreja.

Pois bem, a Páscoa chegou e é uma festa tão importante que não é comemorada em apenas um dia, o Tempo Pascal compreende cinquenta dias a partir do domingo da Ressurreição até o domingo de Pentecostes, vividos e celebrados com grande alegria, como se fosse um só e único dia festivo, como um grande domingo.

Se você está acessando este conteúdo agora, ainda dá tempo de viver com intensidade tudo o que este tempo rico nos propõe, é preciso viver o real motivo, não apenas um feriadão de Páscoa, mas o centro do Ano Litúrgico e de toda a vida da Igreja. Celebramos a Ressurreição de Jesus Cristo, Sua vitória sobre a morte e Sua passagem transformadora em nossa vida.

Em muitas famílias, a Páscoa é vivida de forma pagã, e um tempo que tinha tudo para ser inesquecível em nossa vida, é estragado pelas bebidas e orgias desse mundo, sem um mínimo de senso até mesmo moral. Ou é lembrado como algo cultural ou simplesmente um tempo para viajar, comer chocolates e descansar do trabalho.

É claro que os encontros, as festas, as confraternizações, os alimentos e muitos outros costumes são importantes e nos ajudam a celebrar a Páscoa, mas não podem nos desviar do seu essencial sentido. Ela é mais do que um “feriadão”; é a “Semana Maior” na qual vivenciamos os mistérios da vida de Jesus e os mistérios da nossa própria vida.

Desejo que nossas boas práticas e obras, frutos deste tempo de revisão de vida, possam levar a alegria do Ressuscitado, principalmente aos pobres, aos doentes, aos desesperados e a todas as pessoas, que são muito amadas pelo Pai do céu.

Irradiemos ao nosso redor a esperança e a certeza da presença de Cristo Ressuscitado. A nossa força está na Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo! O nosso dia a dia de cristão precisa ser vivido como num dia de Páscoa: dia de alegria, de júbilo e de vitória! Essa é a esperança que deve estar no coração dos filhos de Deus: a esperança da ressurreição.

A Páscoa é o ressuscitar de um novo tempo: é vida nova em Jesus. A alegria é fruto do Espírito Santo, por isso precisamos estar repletos d’Ele para que essa virtude preencha toda a nossa vida.

Em nome da Canção Nova desejo a você, sócio fiel desta obra de Deus, uma feliz e santa Páscoa!

Ana Paula Guimarães
Missionária, escritora, apresentadora e jornalista da Assessoria de Imprensa FJPII

Clube da Evangelização
Sua fé transformando vidas!