Clube da Evangelização

A importância do assistente social na valorização do ser humano

Dia 15 de maio é o dia de homenagear o assistente social, profissional que tem como missão levar as pessoas a terem a dignidade reconhecida e seus direitos garantidos.

Informar e orientar, defender e garantir o acesso a direitos institucionais e constitucionais da população que desfrutam dos serviços públicos. Lutar pelo respeito à diversidade. Elaborar políticas públicas e programas sociais e garantir que estes sejam cumpridos. Amparar e auxiliar pessoas, ajudando-as a resolver problemas referentes à educação, à habitação, à saúde, ao trabalho, entre outros, são algumas das tarefas do assistente social, uma profissão humana e assistencial, que tem crescido em número, atuação e importância no Brasil.

Um profissional que tem como objeto de estudo e atuação o ser humano e sua subjetividade; a realidade social com todas as suas misérias e potencialidades. Eis o desafio deste profissional: Conhecer a realidade social na qual o indivíduo está inserido, decifrar suas nuances de forma criativa e efetiva, propor ações que preservem e garantam os direitos das pessoas ou o enfrentamento das violações destes, propondo e formulando políticas sociais públicas, empresariais ou institucionais.

O olhar deste profissional, ao pousar na pessoa e nas condições nas quais esta se encontra, acompanhado das possibilidades e recursos oferecidos pela sociedade, procura trazer a esperança de um mundo melhor, de uma vida melhor para os desamparados. Eis a responsabilidade deste profissional.

Arquivo

Por isso nossa homenagem a todos os assistentes sociais que acreditam, lutam e se empenham no exercício da sua profissão. E que, a exemplo de Jesus, ao gritar para Lázaro: “Vem para fora!” (cf Jo 11, 43), vocês gritem aos marginalizados: “Saiam da escuridão e das periferias existenciais!”, repetindo a expressão do Papa Francisco, para que estes venham para seu lugar de direito: para a luz!

Minha especial homenagem vai para os assistentes sociais que trabalham e trabalharam na Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova. Meu respeito e admiração por aceitarem o desafio de fazer assistência social à luz do Evangelho de Jesus Cristo.

Mara Silvia Martins Lourenço
Membro da Comunidade Canção Nova
Superintendente da Rede de Desenvolvimento Social Canção Nova

Agradecemos todos que colaboram com essa obra de evangelização, pois são vocês que mantém esse lindo trabalho, contribuindo todos os meses. Deus lhes pague!