SPV_060308

A alegria de Deus é a nossa alegria

Mensagem do Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 06.

A Palavra que Deus nos dá para meditarmos, hoje, está em João. 5, 36-47.

.: Ouça a mensagem

Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

Deus vai além! Temos esta certeza, Ele vai além dos nossos pecados, dos nossos limites e queremos meditar esta Palavra. Consagrando a Ele nossa mente, inteligência e tudo o que somos.

“E o Pai que me enviou, ele mesmo deu testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes a sua face” (João 5, 37).
Como a Palavra de Deus nos sacode! Falando-nos: “Eu quero curar você, o seu coração e salvá-lo”. Esta Palavra é para nossa salvação. Ela quer nos libertar, pois a pior coisa para Deus é a dureza de nosso coração.

“Não julgueis que vos hei de acusar diante do Pai; há quem vos acusa” (João 5, 45). Essa Palavra vem falar em nosso coração duro, ela foi proferida para pessoas que não levavam a sério as coisas de Deus, não mudaram de vida, descobriram a verdade, mas não a aceitaram. É com amor que o Senhor vem para nos salvar

Temos nos ferido, no desânimo e na solidão, que nos secam, porque pegamos caminhos errôneos, fazendo más escolhas. E quando escolhemos o erro, escolhemos a morte. Por essa razão, Jesus Cristo é firme nessa Palavra, para que não sejamos duros de coração. Porque a dureza de nosso coração entristece o Senhor. Quem é duro de coração só sofre e faz o Pai sofrer; sobretudo, quando estamos infelizes. Deus sofre e o coração de d’Ele fica machucado só de pensar que pode nos perder.

Essa passagem bíblica nos revela a dor de Deus, porque para salvar outra pessoa Ele precisa de nós, e se não quisermos, Ele não pode nos dar um coração novo. Ele só pode fazer nossas vidas novas se permitirmos, porque Ele nos respeita.

A alegria de Deus é a nossa alegria. “Não espero a minha glória dos homens, mas sei que não tendes em vós o amor de Deus” (João 5, 41-42). Jesus está reclamando, porque busca e quer a nossa salvação, e para isso Ele precisa curar e restaurar nosso coração.

“Deus que te criou sem ti, não te salvará sem ti” (Santo Agostinho).

A Quaresma é tempo propício de purificação. Mas enquanto houver esta ferida aberta em seu coração, você não tem como se salvar. E o grande curativo vem desse mesmo coração, pois um coração ferido está sempre propenso a escolher errado. Quando o Senhor cura nosso coração, nosso discernimento se torna melhor, dessa forma, podemos fazer a escolha certa.

“Este povo me honra com os lábios”, mas Jesus não busca a glória d’Ele, mas sim, nosso coração. A grandeza de Deus é que você seja salvo. Ele busca sua salvação. Mais do que o louvor que sai dos seus lábios, Jesus o quer com o coração curado e perto d’Ele. Podemos estar dentro da igreja, mas, muitas vezes, estamos longe de Deus e do coração das pessoas. Porque dentro de nós não há vida.

“E o Pai que me enviou, Ele mesmo deu testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz nem vistes a sua face” (João 5, 37). Quando o pecado entra e rompe o nosso relacionamento com Deus, pela falta de fé somos incapazes de escutar a voz d’Ele. Não que Ele se esconda de nós, mas é a falta de fé que causa essa barreira, impedindo que escutemos o Senhor. O pecado destrói todo relacionamento de amor, e conseqüentemente, nosso relacionamento com Deus.

Por que razão sentimos que nossa oração não foi escutada por Deus? E por que nos sentimos extremamente sozinhos? Isso ocorre, em geral, porque nos afastamos d’Ele. E essa falta fé nos amarra e amordaça o sacramento do batismo, que nos confere toda a graça de filhos de Deus, filhos queridos e amados. A fé ativa em nós todos os dons que Deus nos deu. Nascemos para reinar com Ele e Jesus nos deu a graça de darmos a nossa vida em sacrifício, para os outros.

Como desfrutar das bem-aventuranças, dos milagres de Deus se não acreditamos? Assim como João veio e trouxe a luz, pelo menos acredite nas obras que o Senhor faz. Quantas coisas Ele fez em nossa vida?

Sem fé, não conseguimos ver a bondade de Deus em nossa vida. “Mas, se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis nas minhas palavras?” (João 5, 47) diz o Senhor.

Não é que Deus não queira curar nossas feridas, é porque a vida e a morte não se entrelaçam e – ao escolhermos um caminho de morte, não tem como Jesus nos dar a vida. Ele não quer nos dar um “momentinho”, mas sim a vida eterna. “E vós não quereis vir a mim para que tenhais a vida” (João 5, 40).

Ponha em Jesus sua esperança, ponha n’Ele o seu coração e experimente a glória de Deus. Ele é o seu Salvador até os últimos dias de sua vida! Cristo nos ama com um amor de eternidade. Deixe esse sentimento restaurar você.

Vamos nos exercitar na arte de amar!

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Alcançamos 13% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Retiro Popular com Dom Alberto Taveira


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘O dom das lágrimas’ Márcio Mendes


.:Livro
A Biblia no meu dia-a-dia.
Mons. Jonas Abib.


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos