HOMILIA - MISSA DO CLUBE DA EVANGELIZAÇÃO

A santidade é a vontade de Deus para nós!

Homilia da Santa Missa do Clube da Evangelização, presidida pelo padre Roger Luís no dia 4 de fevereiro de 2015.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo narrado por São Marcos.
Capítulo 6, versículos de 1 a 6

homilia_04022015

Padre Roger Luís / foto: Arquivo CN

A oração de contemplação, como o Papa Francisco nos ensina, é lermos o Evangelho, nos colocarmos naquela cena, contemplarmos aquilo que Jesus realizou naquela situação e atualizarmos essa experiência em nossa vida. Para, desse modo, colhermos o que o Senhor tem a nos falar naquele momento.

No Evangelho, Jesus volta à Sua cidade natal, e a maioria de nós ama a cidade de nascença. E o que Ele encontra em Nazaré? Rejeição! As pessoas estavam escandalizadas com as atitudes de Cristo e com os milagres que Ele operava no meio do povo. Aquele povo se escandalizou por causa do brilho da santidade, da compaixão e da humanidade d’Ele.

Da mesma forma, se quisermos ser cristãos de verdade, ou seja, colocar em prática os mandamentos e as leis de Deus, nossa vida não será diferente da vida do Senhor e também sofreremos rejeição. São Basílio dizia: “Se o mundo odeia a verdade, o mundo odeia Basílio, porque eu sou da verdade”. Seremos sinal de escândalo neste mundo quando verdadeiramente assumirmos a autenticidade do Evangelho.

Vivamos coerentemente neste ano, testemunhando que somos cristãos autênticos e não nos preocupemos com as perseguições deste mundo, porque grande será a nossa recompensa no céu.

Rezemos: “Eu quero, Senhor, eu preciso, Senhor, escandalizar este mundo! O meu pecado estará no mesmo nível que este mundo está, mas a minha vida coerente vai questionar este mundo em que nós vivemos”.

Que nosso coração não desanime pela rejeição, porque estamos seguindo os passos de Cristo. Por que a santidade escandaliza no tempo atual? Porque este mundo tem distorcido os valores. Nossos valores estão contidos na doutrina da santa Igreja e no santo Evangelho, e devemos honrá-los para que o mundo conheça Jesus Cristo por intermédio de nossas atitudes.

Somos chamados a viver e a buscar a santidade. Somos chamados a ser um povo santo, pois, desde o Antigo Testamento, Deus nos fala “Sede santos porque Eu sou Santo”. Que o Senhor desperte em nosso coração a coragem para vivermos a santidade que gere escândalo, que provoque e questione as pessoas. Que, pelo dom do Espírito Santo, experimentemos a graça da santidade que nos edifica.

O que é santidade? Dom Bosco falava que a santidade é fazer bem todas as coisas. Santidade é amor recíproco, ou seja, é a resposta ao amor de Deus. A maneira que Jesus nos amou foi ao derramar todo o Sangue por amor a nós. Que não deixemos o pecado por medo do inferno, mas sim para que possamos corresponder ao amor de Cristo. E se for preciso imolemos nossa vida por amor ao Senhor. Que tenhamos a coragem de enfrentar nossos defeitos e fraquezas por amor ao Senhor, porque Ele nos amou primeiro.

Ou nossos instintos nos governam ou nós os governamos. Quem manda em nossa vida é o Senhor! Digamos: “Manda, Senhor, na minha vida para que eu escandalize positivamente este mundo com a minha santidade de vida. Ajuda-me, Senhor, a vencer as minhas limitações e meus pecados. Ajuda-me, Senhor, a ser mais forte, porque eu quero ser santo”.

Muitas vezes, podemos nos enganar pensando que somente com as atitudes de fazer jejuns, rezar o santo terço e outras práticas cristãs já nos tornamos santos. Contudo, de nada valem todas essas práticas se nosso interior continuar do mesmo modo. Se tudo o que vivemos e rezamos não mudar nosso interior não alcançaremos a santidade. Santidade é transformação, é configuração a Cristo, é ter o olhar e as atitudes do Senhor.

É como a filhos que Deus nos trata, por isso nos corrige. As pessoas que não vivem uma experiência concreta com o amor de Deus, na primeira tribulação se desesperam e saem da presença do Senhor. Fazer as práticas espirituais para se assoberbar não tem efeito nenhum. Santidade é reconhecer a grandeza de Deus e a nossa nulidade. Tudo o que fizermos, o façamos para a glória de Deus. Não podemos ter o coração corroído pela soberba.

Estamos numa verdadeira guerra para que consigamos ser santos. Temos alguns passos para vivermos uma vida espiritual frutuosa e para uma santidade de vida contínua, para isso desconfiemos de nós mesmos, porque somos fracos e confiemos totalmente em Deus. A oração e os exercícios espirituais (piedade, caridade, misericórdia, perdão, reconciliação) nos fortificam.

Busquemos a paz com todos e a nossa santificação, sem a qual não veremos a Deus. É a Sua graça que nos faz santos. Quanto mais buscamos ao Senhor, tanto mais experimentamos Sua graça. Peçamos ao Espírito Santo o dom da santidade. Que o Senhor nos faça homens e mulheres novos, porque somos chamados por Deus a ser santos.

Somos o povo escolhido para proclamar os grandes feitos d’Aquele que nos chamou das trevas à luz.

Padre Roger Luís
Sacerdote da Comunidade Canção Nova