O Senhor quer nos mostrar que os problemas existem, mas a diferença está na resposta que damos a eles
Marcio Mendes, nesta segunda-feira, dia 29 de agosto de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, fala sobre enxergarmos os problemas com confiança.
*Por motivos técnicos, não disponibilizaremos o áudio do Sorrindo pra vida do dia de hoje.
.:Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida
A Palavra meditada está em Números 13,30-33:
“Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela. Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes, filhos de Anaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.”
A Palavra de Deus para nós é muito importante, pois ela nos mostra o quanto um pensamento negativo, um sentimento ruim pode ser prejudicial a nossa vida.
Quando foram ao encontro da terra prometida, Calebe e os soldados viram a mesma coisa. Por que, então, Calebe tinha confiança dentro de si, mas os soldados sentiam medo?Porque a resposta de Calebe foi diferente. Ele tinha fé dentro de seu coração; já os soldados, por falta de fé, sentiam-se inferiores, sentiam medo.
Uma pessoa que não tem confiança em Deus é capaz de usar sua visão da vida para desanimar os outros, como fizeram esses soldados espalhando o caos e o desânimo entre seu povo. Moisés tirou seu povo da escravidão do Egito, mas eles ainda se sentiam escravos, não se sentiam realmente livres, eram pessimistas e covardes.
Como você quer ser lembrado na história de sua família? Como esses soldados, que são lembrados como covardes e pessimistas, ou como Cabele, que, por meio do amor de Deus, enxergava a esperança nas situações?
Precisamos deixar com que o Espírito Santo nos guie, alimentando a nossa fé todos os dias, pois o maligno tenta, a todo o momento, mostrar-nos que não temos força e não somos capazes de vencer, mas a fé em Deus nos faz acreditar mais em nós mesmos.
Para mudarmos esse tipo de situação, precisamos de duas coisas: a primeira, é tomarmos uma decisão de não nos deixarmos derrotar, mas termos uma decisão firme e treinada dia após dias, fazendo como Calebe, tomando a decisão de enfrentar o problema, sabendo que é possível. A segunda coisa e a mais importante: a graça de Deus. Nós precisamos partir da graça de Deus, contar com Deus e fazer todas as coisas de nossa vida partindo dela, pois é preciso haver uma decisão treinada e firme de fazermos a nossa parte, mas tudo isso se torna em vão se não abrimos nosso coração para a graça do Senhor.
Por fim, é necessário entendermos que uma pessoa negativa e murmuradora pode contaminar todos a sua volta e estragar um ambiente. Portanto, tome cuidado com aquilo que você deixa entrar em seu coração, não permita que o medo domine sua vida, não enxergue o medo, enxergue Deus, pois aquele que tem seus olhos fixos no Senhor também enfrentará grandes problemas, mas estará pronto para os vencer.
Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Lucas Mendes