PROJETO 'DAI-ME ALMAS'

Colaboração e compromisso

Colaboração e compromisso na reta final do Projeto ‘Dai-me Almas’

 

“Dai-me almas e ficai com o resto”. Na conhecida frase de São João Bosco, padroeiro da juventude, está fundamentada a campanha responsável por manter a missão de evangelização da Canção Nova. É preciso foco! O que está em questão, todos os meses, é a salvação de almas. Todo esforço é para que Jesus Cristo seja conhecido e amado. Retiros, meios de comunicação e obras sociais acontecem para propiciar encontros com Deus.

Não se trata apenas de dinheiro, de uma contribuição. Como dizia Madre Teresa de Calcutá, “não nos sintamos satisfeitos apenas dando dinheiro, porque este não é suficiente. O dinheiro pode ser obtido, mas eles precisam de seu coração para os amar. Portanto, espalhe o seu amor por onde quer que vá”.

Colaboração e compromisso

Conhece a história do Porco e da Galinha?

Numa fazenda, moravam um porco e uma galinha, muito amigos. Certo dia, saíram bem cedo para um passeio. Depois de algum tempo, sentiram fome e a galinha entrou num restaurante para saber qual a opção para o café da manhã. Voltou eufórica: um maravilhoso café americano: bacon com ovos.

O porco imediatamente voltou a andar, dizendo:
-De jeito nenhum; vamos embora!
– Mas por quê? É tão gostoso…
– Por quê? Porque o que para você é COLABORAÇÃO, você bota o ovo e vai embora, para mim é COMPROMISSO, eu tenho que me doar para ser feito o bacon.

O mundo precisa mais de “porcos” do que de “galinhas”, mais de compromisso do que de colaboração. Na “mentalidade galinha”, poderia se pensar: mais uma vez pedindo ajuda, dinheiro? Já dei. Mas, no “conceito porco”, é apenas a renovação de uma entrega, de uma doação, que se faz naturalmente, por amor. Muitas vezes, é mais fácil dar uma esmola.

Como tem dito o Papa Francisco, dá-se algum dinheiro para se ver livre da presença do pobre. Joga-se uma moeda para não ter de tocar nele, olhar nos seus olhos.

Todos fazemos parte da família Canção Nova e somos convidados a encarar esse desafio: comprometermo-nos com um mundo novo, bem diferente deste que vemos, cheio de ódio, injustiça e violência. É mais do que colaborar e simplesmente continuar o caminho. Estamos juntos nesta missão! Este Brasil melhor, este “maravilhoso café”, não sai sem a nossa participação.

Osvaldo Luiz
Jornalista Responsável pela Revista Canção Nova

Saiba como ajudar a Canção Nova