Arieli Prado
Da Redação
Família! Palavra que tem um significado e um poder imenso! Pai, mãe, filhos, avós, tios, primos, todos reunidos em torno de uma mesa, celebrando o dom da vida e a alegria de estar juntos no domingo. No entanto, para alguns, essa visão é totalmente o inverso disso por diversas situações. Pais separados, brigas, vícios que assolam o lar, enfim, uma família desestruturada. Tantos conflitos que talvez muitos queiram desistir, desistir da família e do outro. Contudo, é possível recomeçar e fazer uma nova história com amor, perdão e respeito mútuo!
É preciso que, na família, cada um possa doar o seu melhor, como afirma a missionária da Comunidade Canção Nova Cristiane Silva: “Algo essencial que não pode faltar para reconstruir a família é a humildade. Reconhecer que errou e pedir perdão”. Necessita-se saber a hora de falar e de silenciar, é um aprendizado a cada dia. Cristiane é casada e mãe de dois filhos, um menino de cinco anos e uma menina de dez anos. E indagada sobre o “que é ser família”, revela-nos que: “Dentro do contexto que vivo hoje, como cristã e missionária, a família é tudo, a base do ser humano. Na minha experiência pessoal, não tive uma estrutura familiar, mas, hoje, com toda a experiência que vivi com Deus, eu compreendo o valor e a importância de se ter uma família formando a minha própria”.
E o “ser família” também é algo muito presente dentro da Canção Nova. A Cris, como gosta de ser chamada, nos explica qual o significado de “Ser Família Canção Nova” ao dizer: “Há certo tempo ouvi uma expressão muito linda. Perguntei a uma irmã de comunidade, Heloisa da missão de Lorena (SP), quem é o sócio Canção Nova para ela. E, com muita sabedoria, ela me respondeu: ‘O sócio evangelizador é a alma da Canção Nova, é como se ele fosse o óleo de um motor. Para um automóvel funcionar perfeitamente, é preciso que ele seja lubrificado’. Completando sua reflexão, ela disse: ‘O sócio evangelizador é o óleo do motor da evangelização da Canção Nova’. É por isso que o ‘Ser Família Canção Nova’ agrega valores, como a importância de estar junto, não somente alguém que colabora financeiramente, mas que agrega o que hoje a Canção Nova tem a oferecer. Valores como perdão, reconciliação, cura, libertação, transformação de vida, a Palavra de Deus que chega à casa de muitas pessoas por meio dos sócios que somam conosco e formam essa grande família. Somos uma companhia de pesca!”.
Dentro do nosso ambiente familiar temos que procurar zelar e cuidar uns dos outros, mesmo em meio às diferenças. São João Paulo II, na Carta dedicada às Famílias, chamou-as de “Santuário da vida” (CF, 11). Segundo o dicionário, “santuário” quer dizer “lugar sagrado, sede de grandes e nobres sentimentos”. Lugar de nobres sentimentos, como o perdão. Segundo Cris, essa atitude, além do diálogo, não pode faltar. Perdão por uma palavra mal expressada ao filho e por uma atitude que não foi legal com o marido. “Não se pode dormir sem perdoar”, enfatiza a consagrada.
E nosso querido Papa Francisco, na Audiência Geral realizada na Praça de São Pedro, no dia 13 de maio deste ano, indicou três palavras-chave para a paz na família. São elas: “Com licença, obrigado e desculpas”. “Estas palavras fazem parte da ‘boa educação’, vista não como um simples formalismo, mas radicada no amor e no respeito pelo outro. São palavras para viver em paz na família”, afirmou o Santo Padre ao explicá-las.
Diante de tudo isso, confirmamos mais uma vez: “Somos Família Canção Nova”! Passamos por dificuldades e nos alegramos com a vitória, juntos. Buscamos sempre seguir o que a Igreja nos diz a respeito de família. E a cada dia nosso maior objetivo chega a muitos outros lugares, mas o principal chega aos corações. Evangelizamos junto com você, que se faz presente nas pequenas atitudes e também na fidelidade de ser um sócio fiel.
Clube da Evangelização
Sua fé transformando vidas!