O nosso contato diário com a Palavra de Deus cria uma intimidade e uma sintonia tão grandes com o texto sagrado que somos capazes de extrair preciosos ensinamentos dele. Ensinamentos estes que, aos olhos de pessoas não habituadas à leitura da Bíblia, passariam despercebidos. Tenha olhos e ouvidos bem atentos, pois Deus quer falar com você! Nossa reflexão deste mês será do Evangelho de Mateus 4, 1-11. Antes de ler e meditar essa passagem bíblica, faça um momento de oração pessoal e prepare o terreno do seu coração para receber a Palavra de Deus.
Nessa passagem, Jesus está no deserto, conduzido pelo Espírito Santo e será tentado por satanás. Quero meditar com você sobre um detalhe muito importante: a maneira como o diabo inicia a tentação com Jesus: “Se és Filho de Deus…” e repete isso duas vezes! Por trás de toda tentação existe uma provocação para que esqueçamos ou até duvidemos dessa verdade de fé de que “somos filhos de Deus”.
É incrível como essa verdade tão grande acaba caindo no esquecimento. Essa é uma tática de satanás que, por não conseguir reverter essa situação da nossa filiação divina, procura nos fazer negá-la ou ficar indiferentes a ela. Jesus, que jamais duvidou disso, combate as tentações com a citação da própria Sagrada Escritura e, mesmo diante da insistência diabólica, rebate as investidas do mal com aquilo que “está escrito” na Palavra de Deus!
No sacramento do batismo recebemos a graça dessa filiação divina e ninguém nem pecado algum podem mudar isso. Entretanto, é necessário saber “usar” essa graça a nosso favor e contra as tentações. Conhecer a Palavra de Deus nos ajuda a amadurecer e a nos aprofundar no fato de sermos filhos adotivos de Deus por intermédio de Jesus Cristo. No Filho, fomos feitos filhos de Deus. Saber disso e viver a partir dessa realidade dá toda a qualidade e coerência necessária para a vida de um cristão.
Muitos de nós só nos lembramos de que somos filhos de Deus quando os problemas aumentam ou na hora da doença e da morte. Contudo, é necessário nos recordarmos de que somos filhos de Deus diante de todas as situações da vida para que essa dignidade não seja profanada pelas escolhas e decisões tomadas ao longo de nossa vida. Quem se esquece de que é filho de Deus se rende mais facilmente às tentações do diabo.
Convido você a retomar as realidades de sua vida a partir desse prisma da filiação divina. Tente enxergar sua vida reavaliando suas escolhas, comportamentos e conversas, verificando se estes têm sido condizentes com sua realidade de filho de Deus. O mal não resiste à força de um cristão que sabe qual é sua verdadeira e inviolável identidade: FILHO DE DEUS! Assuma isso de uma vez por todas e faça sumir de sua vida tudo aquilo que não combina com essa verdade! Ser filho de Deus e saber disso faz muita diferença! Espalhe essa notícia!
Padre Fabrício Andrade
Missionário da Comunidade Canção Nova
Confira mais textos de padre Fabrício:
Dar tempo já é amar
Para uma multidão de problemas
Para colhermos bons frutos entre nós
Participar é muito mais que observar